Prefeitura de Resende reduz fila por espera em creches

by Diário do Vale
Vagas: Município otimizou vagas, criou opções para meio período, mudou sistema de inscrição e implantou cadastro único - Carina Rocha/PMR

Vagas: Município otimizou vagas, criou opções para meio período, mudou sistema de inscrição e implantou cadastro único – Carina Rocha/PMR

Resende

Com medidas simples, como a otimização das vagas, a criação de turmas em meio período e a atualização do banco de dados, que revelou a existência de inscrições em duplicidade, a prefeitura conseguiu diminuir a fila de espera nas creches da Rede de Ensino. Os números caíram de 1.400 inscritos no final de 2016, para 484 em janeiro de 2018. A estatística foi apresentada esta semana pela Secretaria Municipal de Educação, que explicou que para reduzir drasticamente a fila de espera em apenas um ano.
Além disso, a prefeitura também investiu na construção de novas unidades, como as da Morada da Barra e do São Caetano, que entram em funcionamento este ano. “Para garantir a vaga, muitos pais faziam a inscrição de seus filhos em várias creches ao mesmo tempo e como não existia um cadastro único, o nome dessas crianças constava na fila de espera duas ou três vezes”, explicou a coordenadora das creches municipais, Rosiane de Carvalho Miranda, salientando que foi feita uma varredura nos cadastros, filtrando os nomes que apareciam em duplicidade. “Além de criarmos, com o consentimento dos pais, turmas de meio período, aproveitando que algumas pré-escolas, que atendem crianças de 4 a 5 anos, tinham salas de aula vazias”, contou Rosiane.

Resultados imediatos

As medidas apresentaram resultados imediatos. O principal deles foi a redução da fila de espera, que passou de 1.400 para 811 crianças ainda em 2017. Já este ano, o número de inscritos subiu para 947 inscrições. Deste total, 463 já foram selecionados e ingressarão nas creches na próxima segunda-feira (5), quando começa o ano letivo de 2018. Com isso, a fila de espera atual é de 484 crianças e que pode baixar ainda mais, já que após o início das aulas a Secretaria de Educação irá verificar se existem salas de aula ociosas na rede, a fim de criar novas turmas em meio período.

Mudança nas inscrições

Para evitar que os pais inscrevam seus filhos em diversas unidades, a Secretaria Municipal de Educação dividiu este ano a cidade em sete regiões. Desta forma, quando o pai ou responsável fizer a inscrição do seu filho, a criança, automaticamente, já estará concorrendo às vagas disponíveis em todas as unidades existentes naquele território. Além disso, a partir de agora, o responsável não precisa renovar a inscrição todo ano.
– O que ocorria anteriormente é que a ordem da fila de espera mudava todo ano. Agora isso não acontece mais porque o cadastro permanece o mesmo de um ano para o outro e o que altera a posição dos inscritos são os critérios de seleção definidos em lei. Nosso governo está concentrado na geração de novas vagas, facilitando a vida de quem precisa trabalhar e não tem com quem deixar os filhos”, contou o prefeito Diogo Balieiro, reforçando que a creche também é um ambiente importante as crianças. “Elas recebem alimentação adequada, além de serem introduzidas a um rico processo educacional, incluindo lazer e atividades físicas”, frisou o prefeito.
Segundo a Secretaria Municipal de Educação entre os critérios de seleção dos inscritos, impostos por Lei, destacam-se: se a criança tem algum tipo de deficiência (prioridade máxima); se está em risco social (no caso de crianças encaminhadas pelo Juizado de Menores); ou em vulnerabilidade social (crianças que são acompanhadas pelo Conselho Tutelar e CRAS, por exemplo); se são filhos gêmeos ou têm irmãos na unidade; e se já frequentaram outra creche. Além disso, o processo seletivo também prioriza os filhos de mães que trabalham fora, conforme determina a Lei Municipal nº 3.163/2014.

Mais creches

A cidade conta atualmente com 19 unidades especializadas, creches ou Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEIs), que atendem às crianças com idade entre quatro meses e três anos. Duas delas, os CEMEIs Servidora Hilda da Conceição Mateus Inácio, na Morada da Barra, e José Roberto Sampaio, em São Caetano, entrarão em funcionamento este ano. As unidades são uma antiga reivindicação dos moradores das duas comunidades, que aguardavam há anos pelo atendimento.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996