Prefeitura de Resende vai centralizar atendimentos psiquiátricos

by Diário do Vale

Atendimentos aos pacientes psiquiátricos serão feitos em um mesmo local (crédito Prefeitura de Resende)

Resende – Moradores de Resende poderão contar com os atendimentos do Ambulatório Especializado em Saúde Mental que passa centralizar em um mesmo local os profissionais que trabalham neste setor: psicólogos , psiquiatria e assistência social.

Atualmente o serviço atende de forma descentralizada, dividido em salas em três policlínicas em diferentes localidades. De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Alexandre Vieira, o modelo atual dificulta o acesso dos pacientes, o encontro das equipes para discutir sobre os atendimentos e atuar de forma alinhada.

– Por isso a centralização do serviço, é um dos grandes benefícios da nova sede, que pretende obter um aproveitamento maior no tratamento dos pacientes – ressaltou Alexandre.

Os atendimentos em um mesmo local poderão ainda viabilizar a aplicação de terapias comunitária, como roda de bate papo, que acontece com o apoio de vários profissionais. Outro importante serviço que será implementado é uma ‘oficina de geração de renda’, na qual os pacientes psiquiátricos aprendem a produzir artesanato para exercerem uma atividade econômica.

Para a Superintendente de Saúde Mental, Jéssica Pavone, o local será um ganho sem precedentes para este segmento da saúde no município.

– O objetivo é proporcionar mais acolhimento e rapidez no atendimento, diminuindo o tempo de espera dos pacientes. É importante destacar que há um aumento considerável na demanda dos sofrimentos psíquicos na sociedade, mais um fator preponderante para reforçar a importância do novo ambulatório – explicou a superintendente.

Ainda segundo a superintendente, a expectativa é de que o novo ambulatório seja inaugurado ainda este ano e se torne um dos primeiros deste tipo mantido pelo poder públicos neste segmento a operar em toda a região. A estrutura do espaço receberá uma reforma completa, nova pintura e mobília antes que os serviços comecem a ser oferecidos no local.

Novos Profissionais

O serviço ganhará novos profissionais para compor a equipe de atendimento. Para isso, profissionais concursados serão convocados e reforçarão o contingente de psicólogos, psiquiatras, assistentes sociais e agentes administrativos. O reforço será fundamental para o recebimento de um fluxo maior de atendimento.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996