Prefeitura divulga balanço de ações e obras feitas em 2018

by Diário do Vale

Quatis – No primeiro dia útil de 2019, o prefeito Bruno de Souza (MDB) iniciou nesta quarta-feira, 02 de janeiro, a divulgação das obras e serviços principais realizados durante os dois primeiros anos do seu atual mandato à frente da administração municipal, que começou em janeiro de 2017.

Segundo Bruno de Souza, “a divulgação do balanço com as realizações nos serviços essenciais ao bem-estar da população e ao desenvolvimento da cidade visa ampliar a transparência das ações de governo junto aos moradores de Quatis”. Para o prefeito, “é um direito de o cidadão ter acesso às informações sobre no que a administração municipal está aplicando os recursos financeiros provenientes do recolhimento de impostos e taxas aos cofres públicos, e um dever do poder executivo do Município tornar públicas estas realizações”.

Com relação às ações na área da saúde que se tornaram realidade no período de janeiro de 2017 a dezembro de 2018, o prefeito Bruno de Souza destacou, entre obras e serviços, a ampliação do consultório odontológico, reparos no telhado e os serviços de pintura geral na unidade do Programa de Saúde da Família do bairro Mirandópolis; a ampliação do convênio com o Hospital São Lucas, que além do atendimento de emergência, passou a oferecer a assistência médica especializada; a aquisição de equipamentos destinados à área administrativa das unidades do Programa Saúde da Família; e a implantação da “Residência Terapêutica”, unidade responsável pelo atendimento e acompanhamento dos pacientes com transtornos mentais e doenças nervosas.

Através da Secretaria Municipal de Saúde, a prefeitura reforçou também a frota do setor com a locação de duas vans zero quilômetro para o transporte de pacientes que realizam tratamento em unidades médicas especializadas de outras cidades, e a doação de uma camionete e uma ambulância do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). A camionete e a ambulância foram doadas pelo Governo Federal, por meio de gestões do deputado federal Alexandre Serfiotis (PSD) junto ao Ministério da Saúde. A camionete vai ser usada nas ações de vigilância em saúde.

No final do ano passado, o prefeito Bruno de Souza assinou o contrato para as obras de reforma e ampliação da unidade básica de saúde de Falcão, distrito situado na zona rural, a 18 quilômetros da área urbana. As obras começarão ainda neste mês de janeiro. A previsão é de que as melhorias na unidade estejam concluídas até o final deste semestre, totalizando investimentos da ordem de R$ 46 mil.

A ampliação do quadro de funcionários da saúde, com a admissão de médicos, dentistas, nutricionistas, fisioterapeutas, técnicos de enfermagem e psicólogos aprovados no concurso público de 2015; a admissão de mais oito agentes comunitários de saúde por meio de processo seletivo; as ações de prevenção contra a dengue em quatro mil imóveis a cada dois meses, pelo menos; as parcerias com a AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras) e o SESC (Serviço Social do Comércio); a compra de mais equipamentos e materiais destinados ao atendimento odontológico do Município; e a liberação de uma verba federal todo mês para o Programa de Saúde Mental do Município, foram outras ações destacadas pelo prefeito.

No caso das parcerias com a AMAN, o trabalho conjunto entre o Exército e a Secretaria Municipal de Saúde resultou em mais de 1.200 atendimentos médicos e odontológicos, na área urbana e no distrito de Falcão. Por sua vez, o SESC beneficiou mais de 500 moradores com ações na área da saúde bucal. Bruno de Souza concluiu o balanço a respeito do trabalho na saúde pública durante o biênio 2017-2018 frisando as campanhas de vacinação contra a gripe, o sarampo e a febre amarela como outras realizações “que estão ajudando a administração municipal a alcançar resultados positivos de um dos seus objetivos principais: a prevenção e o controle de doenças”.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996