>
domingo, 22 de maio de 2022 - 01:57 h

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Prefeitura entrega ampliação de Estação de Tratamento de Água, em Porto Real

Prefeitura entrega ampliação de Estação de Tratamento de Água, em Porto Real

Matéria publicada em 18 de novembro de 2015, 09:35 horas

 


porto real 2

Investimento: Após reforma, ETA José Alves dos Santos tem a capacidade em torno de 75 litros de água por segundo
(Foto: Divulgação PMPR)

Porto Real- A prefeita Cida realizou a entrega das obras de ampliação da ETA (Estação de Tratamento de Água) José Alves dos Santos e da sede da Secretaria de Obras, Urbanismo e Infraestrutura, ambas no bairro Freitas Soares. As solenidades contaram com as presenças do vice-prefeito, José Roberto Pereira da Silva, secretários e subsecretários e vereadores.

A ETA atende em torno de 12 mil habitantes dos bairros: Freitas Soares, Jardim das Acácias, Fátima, São José, Colinas, Parque Mariana e Tecnopolo e teve a sua capacidade aumentada em 20% com a reforma.

– Fazemos em torno de 360 análises internas e mais 20 análises por mês em diversos imóveis dentro da área atendida. Realizamos análises bacteriológicas e físico-químicas com o apoio de uma empresa contratada pela secretaria de Meio Ambiente. Atendemos todas as exigências descritas na Portaria MS 2914/2011, que dispõe sobre a qualidade da água de consumo e padrões de potabilidade. Um total de 100% do município possui água tratada – declarou o diretor de Saneamento Urbano, Cláudio Adalberto Alexandre.

O secretário de Meio Ambiente, Luiz Tavares, ressaltou que a capacidade da ETA gira em torno de 75 litros de água por segundo, o que seria usada em um município com o dobro da população de Porto Real.

– Em 2005 pegamos a ETA José Alves dos Santos com capacidade de 15 litros por segundo e totalmente depreciada. Com o passar dos anos fomos evoluindo. Construímos uma adutora no bairro São José e brevemente a ETA Bulhões terá a capacidade dobrada – disse.

Tavares lembrou que com todas essas mudanças é preciso se adequar às exigências da ANA (Agência Nacional de Águas), e que isso implicará em uma mudança no sistema de cobrança pelo serviço no município.

– Para que todas essas mudanças de grande importância ocorram, precisamos atender às exigências da ANA. Uma dessas determinações é a implantação da cobrança da água por hidrômetro. Por esse motivo, montamos uma minuta e já estamos conversando com os vereadores para a implantação da lei que muda nosso sistema de cobrança. Vale destacar que não vamos aumentar a taxa mínima, mas os valores vão variar de acordo com o consumo. É mais uma maneira de economizarmos água, disciplinando a população e evitando o desperdício – declarou.

O secretário de Obras, Urbanismo e Infraestrutura, Norival Diniz, lembrou que o principal objetivo do poder público é melhorar a qualidade do serviço prestado e que esses investimentos vêm exatamente para isto.

– Temos entregado algumas obras e a cada entrega sempre pensamos no conforto e qualidade dos serviços prestados para os moradores de Porto Real. Essas obras são exemplo da preocupação do governo com o crescimento e desenvolvimento do município – destacou o secretário.

A prefeita Cida comemorou a entrega das obras e lembrou do planejamento realizado pela administração municipal.

– Começamos com os projetos em 2012. Desde então fomos passando por uma evolução e hoje fechamos este ciclo com a entrega destes espaços de maneira digna e responsável. Essas obras permitem atender com mais atenção os anseios da nossa população. Quero agradecer a todos os profissionais pelo empenho e dedicação. Muito obrigada a todos que não mediram esforços para que a qualidade dos serviços ofertados à população seja sempre o principal cuidado de nosso governo – finalizou.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Um comentário

  1. Boa notícia para a cidade! Agora gostaria de ler sobre a construção de Estações de Tratamento de Esgoto e conservação de matas ciliares, reflorestamento,etc.

Untitled Document