
Investimento: Após reforma, ETA José Alves dos Santos tem a capacidade em torno de 75 litros de água por segundo
(Foto: Divulgação PMPR)
Porto Real- A prefeita Cida realizou a entrega das obras de ampliação da ETA (Estação de Tratamento de Água) José Alves dos Santos e da sede da Secretaria de Obras, Urbanismo e Infraestrutura, ambas no bairro Freitas Soares. As solenidades contaram com as presenças do vice-prefeito, José Roberto Pereira da Silva, secretários e subsecretários e vereadores.
A ETA atende em torno de 12 mil habitantes dos bairros: Freitas Soares, Jardim das Acácias, Fátima, São José, Colinas, Parque Mariana e Tecnopolo e teve a sua capacidade aumentada em 20% com a reforma.
– Fazemos em torno de 360 análises internas e mais 20 análises por mês em diversos imóveis dentro da área atendida. Realizamos análises bacteriológicas e físico-químicas com o apoio de uma empresa contratada pela secretaria de Meio Ambiente. Atendemos todas as exigências descritas na Portaria MS 2914/2011, que dispõe sobre a qualidade da água de consumo e padrões de potabilidade. Um total de 100% do município possui água tratada – declarou o diretor de Saneamento Urbano, Cláudio Adalberto Alexandre.
O secretário de Meio Ambiente, Luiz Tavares, ressaltou que a capacidade da ETA gira em torno de 75 litros de água por segundo, o que seria usada em um município com o dobro da população de Porto Real.
– Em 2005 pegamos a ETA José Alves dos Santos com capacidade de 15 litros por segundo e totalmente depreciada. Com o passar dos anos fomos evoluindo. Construímos uma adutora no bairro São José e brevemente a ETA Bulhões terá a capacidade dobrada – disse.
Tavares lembrou que com todas essas mudanças é preciso se adequar às exigências da ANA (Agência Nacional de Águas), e que isso implicará em uma mudança no sistema de cobrança pelo serviço no município.
– Para que todas essas mudanças de grande importância ocorram, precisamos atender às exigências da ANA. Uma dessas determinações é a implantação da cobrança da água por hidrômetro. Por esse motivo, montamos uma minuta e já estamos conversando com os vereadores para a implantação da lei que muda nosso sistema de cobrança. Vale destacar que não vamos aumentar a taxa mínima, mas os valores vão variar de acordo com o consumo. É mais uma maneira de economizarmos água, disciplinando a população e evitando o desperdício – declarou.
O secretário de Obras, Urbanismo e Infraestrutura, Norival Diniz, lembrou que o principal objetivo do poder público é melhorar a qualidade do serviço prestado e que esses investimentos vêm exatamente para isto.
– Temos entregado algumas obras e a cada entrega sempre pensamos no conforto e qualidade dos serviços prestados para os moradores de Porto Real. Essas obras são exemplo da preocupação do governo com o crescimento e desenvolvimento do município – destacou o secretário.
A prefeita Cida comemorou a entrega das obras e lembrou do planejamento realizado pela administração municipal.
– Começamos com os projetos em 2012. Desde então fomos passando por uma evolução e hoje fechamos este ciclo com a entrega destes espaços de maneira digna e responsável. Essas obras permitem atender com mais atenção os anseios da nossa população. Quero agradecer a todos os profissionais pelo empenho e dedicação. Muito obrigada a todos que não mediram esforços para que a qualidade dos serviços ofertados à população seja sempre o principal cuidado de nosso governo – finalizou.
Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Boa notícia para a cidade! Agora gostaria de ler sobre a construção de Estações de Tratamento de Esgoto e conservação de matas ciliares, reflorestamento,etc.