quarta-feira, 20 de novembro de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Prefeitura oferece curso de culinária no Padre Josimo

Prefeitura oferece curso de culinária no Padre Josimo

Matéria publicada em 1 de fevereiro de 2017, 11:06 horas

 


Centro de Produção Alimentar é promovido pela SMAC, primeira turma do ano conta com 13 moradoras

31-01-17-CEPA (2)

Inscrições estão sendo feitas no CEPA, que fica na Rua Leônidas da Silva, sem número, Padre Josimo, próxima turma terá início em março
(Foto: Geraldo Gonçalves / Ascom)

Volta Redonda- Visando a geração de emprego e renda, a Secretaria de Ação Comunitária de Volta Redonda (SMAC) promove curso de culinária, no Centro de Educação e Produção Alimentar (CEPA), no bairro Padre Josimo. A primeira turma do ano conta com 13 alunas, que são moradoras da comunidade. As aulas acabam no final de fevereiro e em março já inicia uma nova turma.

Segundo a administradora do CEPA, Aparecida de Fátima Coelho, as ações proporcionadas pela secretaria tem como objetivo incentivar as moradoras do bairro a aumentar a renda familiar.

– A comunidade é muito carente. E o curso ajuda essas mulheres a melhorar sua renda. Muitas iniciam um negócio e vendem o que já aprenderam a produzir aqui no curso. Essa renda extra é muito importante para toda a família – disse Aparecida, informando ainda que o CEPA possui um grupo de produção, formado por antigas alunas que vende os produtos, geralmente biscoitos, doces e bolos, no Mercado Popular.

Para a culinarista e professora Ana Cristina Calhau, geralmente, os cursos proporcionam melhoria da vida financeira dos alunos e ainda abre horizontes, pois estimula o empreendedorismo.

– Esses cursos são oferecidos melhorar ou complementar a renda familiar. Muitos começam aqui com um simples curso de culinária e depois, buscam mais conhecimento, novas receitas e acabam por começar um negócio – afirmou a professora.

O Centro já atendeu cerca de 200 alunos e busca realizar receitas com ingredientes simples e de fácil acesso. “É uma forma de fazer com que, de fato, elas consigam produzir em casa e realizar a venda dos produtos”, salientou Ana Cristina.

A previsão é que as próximas turmas também atendam moradores de bairros vizinhos como Jardim Belmonte, Belmonte e Siderlândia. Segundo a aluna Maria da Penha Regis, aposentada que esta participando pela terceira vez das aulas, o curso deveria ser ampliado.

– Pela terceira vez estou participando do curso. Sempre trazem novas receitas. Já produzi e vendi algumas coisas que aprendi a fazer aqui. Gosto tanto que acho que deveria ser ampliado para mais pessoas participarem das aulas e começarem a ter mais essa possibilidade de renda – acrescentou Maria da Penha.

As inscrições estão sendo feitas  no CEPA, que fica na Rua Leônidas da Silva, sem número, Padre Josimo.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document