Prefeitura regulariza distribuição de fitas para insulino-dependentes

by Diário do Vale

Barra Mansa – Teve início na quarta-feira (4), na Farmácia Municipal, no Centro, o recadastramento dos pacientes portadores de diabetes que utilizam fitas de glicemia para medição da insulina no sangue. Inicialmente o serviço será disponibilizado para portadores de Diabetes Mellitus Insulino-Dependentes.

A distribuição de fitas havia acabado em maio deste ano. Segundo o secretário municipal de Saúde, Sérgio Gomes da Silva, o objetivo é dar transparência na entrega, recadastrar pacientes diabéticos e evitar o desvio de material para outras finalidades.

– Nós verificamos que o número de pessoas que estavam cadastradas para receber a insulina era maior do que na cidade vizinha. Por isso, foi preciso essa reorganização para que não falte para quem precisa – destacou.

Serão disponibilizadas duas caixas com até 50 unidades para adultos e três caixas para crianças. De acordo com o secretário, com a nova licitação houve uma economia de R$ 500 mil. “Todo o dinheiro economizado será revertido na compra de novas agulhas, insulinas, lancetas e fitas. Existem pacientes que utilizam até três fitas por dia”, contou.

Saúde: Objetivo é dar transparência na entrega, recadastrar pacientes diabéticos e evitar o desvio do material para outras finalidades (Foto: Chico de Assis)

Saúde: Objetivo é dar transparência na entrega, recadastrar pacientes diabéticos e evitar o desvio do material para outras finalidades (Foto: Chico de Assis)

Segundo a paciente Patrícia, nesses meses anteriores ela gastou cerca de R$ 1.500 com aparelhos de medição. “Eu tenho uma filha e sobrinha com diabetes e fez muita falta esses remédios no SUS. Espero que com essa organização e recadastramento não falte mais”, completou.

O recadastramento é destinado para pacientes portadores de Diabetes Insulino-Dependentes e acontecem de segunda à sexta-feira de 9h às 12h e das 13h às 15h na Farmácia Municipal, situada à Rua João Chiesse Filho, 1102, Centro. Os documentos necessários para o cadastro são: original e xerox de CPF, documento de identidade e comprovante de residência. Além disso, é preciso de um laudo médico recente constando que o paciente faz uso de insulina, tipo da diabete do paciente e quantas vezes precisam verificar a glicose.

A secretaria segue a instrução conforme a Portaria Nº 2583 do Ministério da Saúde que diz que os insumos devem ser disponibilizados aos usuários do SUS, portadores de Diabetes Mellitus Insulino-Dependentes cadastrados e/ou no Programa de Hipertensão e Diabetes. Só será entregue o kit para os pacientes após o recadastramento.

 

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996