Prefeitura retoma Arena da Viola, em Volta Redonda

by Diário do Vale

Volta Redonda – A tradição das canções de violas na região Sul Fluminense ganha mais força a partir desta semana, quando a Secretaria Municipal de Cultura (SMC) retoma o projeto Arena da Viola, que traz apresentações de violeiros do município e da região realizadas mensalmente. Neste ano, o espaço escolhido para reunir o público fã de viola foi o Memorial Getúlio Vargas, na Vila Santa Cecília, com oito duplas se apresentando a cada domingo, das 9h às 13h.

– O Arena da Viola já é um patrimônio dos voltarredondenses. É um marco da cidade, já fizemos dezenas e mais dezenas de apresentações nos bairros e também na Vila Santa Cecília, há cerca de sete anos – disse Donizete Amorim, um dos coordenadores do evento.

As primeiras apresentações serão realizadas neste domingo, com shows dos músicos: Amerson & Dasio; Ademir & Chico Leite; Martinei & Chico Silva; Geneci & Marcos Moran; Gilles; Trio Barra Mansa; Irmãos Vieira; e João Luiz & Roselito. O repertório, além de modas inéditas, contará com clássicos da música de raiz de grandes nomes como Tião Carreiro e Pardinho, Tonico e Tinoco, Pena Branca e Xavantinho, Belmonte e Amaraí, Trio Parada Dura, Milionário e José Rico, entre outros.

Segundo Amorim, a escolha dos artistas é sempre feita de acordo com a disponibilidade de cada um e uma escala justa atendendo a todos em igualdade.

– A expectativa é a melhor possível, é um momento único e exclusivo, um espaço de mostrar à cidade que temos talentos. E esperamos um bom público também – falou.

Tradição

A secretária municipal de Cultura, Rosane Mendonça, destacou a importância do evento como forma de resgate da cultura sertaneja da região.
– Esse projeto é um resgate da viola caipira que se faz presente dando vida à verdadeira música sertaneja. Nossa intencionalidade é levar esse projeto aos domingos nos bairros e a cada último domingo do mês, no Memorial Getúlio Vargas – explicou.
Compartilhando da mesma opinião, Donizete Amorim comentou que a região tem muitos mineiros erradicados e que gostam dessa cultura. Além disso, valoriza o comércio da feira livre, uma combinação positiva unindo o útil ao agradável.
– Sempre temos novidades, o Arena da Viola atrai duplas da própria região e de outros estados. De São Paulo, já recebemos duplas de Cruzeiro, Lorena, Lavrinhas, Pinda e até da capital. Aqui do estado do Rio, já tivemos músicos de Paracambi, Seropédica e de Niterói. De Minas Gerais, já vieram da cidade de Lima Duarte, Arantina, Bom Jardim entre outras – acrescentou.

Confira a programação dos próximos:

30 de outubro

Alto Monte e Paranaense
Ademir e Chico Leite
Martinei e Chico Silva
Amorim e Amaral
Irmãos Vieira
Geneci e Marcos Moran
Paulo César e Marciano
João Luiz e Rozelito

27 de novembro

Trio Barra Mansa
Irmãos Vieira
Amorim e Amaral
Gilles
Alto monte e Paranaense
Paulo César e Marciano
Amerson e Dásio
João Luiz e Rozelito

18 de dezembro

Gilles
Martinei e Chico Silva
Amerson e Dásio
Amorim e Amaral
Ademir e Chico Leite
Paulo César e Marciano
Geneci e Marcos Moran
Trio Barra Mansa
Missa Sertaneja Especial de Natal com Padre Juarez
Grupo mensageiros do Sertão

You may also like

1 comment

Cidadão de VR 24 de setembro de 2016, 10:20h - 10:20

Muito bom, estarei lá, só espero que não apareçam candidatos pra encher o saco.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996