Prevenção de acidentes de trabalho é tema de capacitação em Barra Mansa

by Diário do Vale

Profissionais da Secretaria de Saúde participam de capacitação da prefeitura
(Foto: Chico de Assis)

Barra Mansa- Com o intuito de alertar para os perigos constantes no ambiente de trabalho, a prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, e em parceria com o Centro de Medicina e Projetos Especiais (Cempes), promoveu nesta sexta-feira (31), uma capacitação de prevenção de acidentes de trabalho. Mais de 50 profissionais da Atenção Básica atuantes nas Unidades de Saúde da Família (USF) compareceram ao evento.

Entre os assuntos abordados na capacitação estão: Estudo do ambiente e condições de trabalho; controle de risco; higiene no ambiente de trabalho; investigação de acidente ocorrido no ambiente de trabalho, entre outros.

O principal objetivo da atividade foi o cumprimento dos requisitos determinados na NR 05 (Norma Regulamentadora) da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) que visa à prevenção de doenças e acidentes decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível o exercício da profissão e a prevenção da vida e promoção da saúde do trabalhador.

O gestor administrativo e assistencial do Cempes, Kioma Oliveira, pontuou o enriquecimento que os funcionários podem adquirir ao participar da capacitação.

– A evolução do colaborador contribui para a prevenção de acidentes no ambiente de trabalho. O colaborador quando capacitado, pode, na sua área de serviço, trabalhar para que demais companheiros estejam atentos aos perigos da profissão – relatou.

Kioma ainda enumerou os riscos encontrados para quem trabalha na área da saúde e que com a orientação correta, podem ser evitados.

– Os problemas que podem atingir quem atua na área da saúde são diversos. Desde a administração de uma medicação até ao uso incorreto do equipamento de serviço – detalhou.

Na agenda também haverá um treinamento na próxima sexta-feira, dia 07, também no Parque Natural Municipal de Saudade.

You may also like

3 comments

Susane Ano Bom 31 de janeiro de 2020, 22:14h - 22:14

Deveriam previnir acidentes primeiro dentro de suas próprias instalações. Eu já presenciei idosos batendo com a cara no vidro no hall da prefeitura. Sem contar o piso escorregadio e a fiação exposta pelo chão das salas. Uma verdadeira bomba relógio.

Capeta da grota do Santa cruz 1 de fevereiro de 2020, 10:56h - 10:56

…depois que um despencou em pleno centro da cidade realizando pintura em prédio público era o mínimo a se fazer

Matheus Carrilho 31 de janeiro de 2020, 19:54h - 19:54

Hahuhahahuhaha
Pelo amor de Deus, alguém já viu a segurança dentro da própria prefeitura? Já viram alguma preocupação com a ergonomia dos servidores?
Um monte de móveis desproporcionais e desmontando. Fio no chão para todo lado.
Umas três vezes que estava lá e choveu forte, formou-se um rio naquele saguão. Dizem que vem da escada.
Aonde está o exemplo?

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996