Primeira clínica veterinária municipal é inaugurada em Barra Mansa

by Diário do Vale

Barra Mansa – O prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, inaugurou na manhã desta quinta-feira (13) a primeira clínica veterinária do município. A unidade, situada na Rua Adolpho Klotz, anexa ao Centro de Lazer do bairro Santa Rosa, está estruturada para realizar dez cirurgias de castração/dia de cães e gatos de pequeno porte e 15 consultas/dia.

O evento contou com a participação da vice-prefeita Fátima Lima, do deputado federal Delegado Antonio Furtado, do presidente da Câmara Municipal, Paulo Afonso Sales, o Paulo Chuchu, dos secretários da administração pública do município, dos vereadores Marquinho Pitombeira, Renatinho, Daniel Maciel, Elias da Corbama, Luis Antônio Cardoso, Gilson Poxa Vida e do ex-deputado estadual Ademir Melo. Também prestigiaram a solenidade representantes das ONGs Arca de Noé, APA, Late e Mia e Planeta dos Animais.

Rodrigo Drable lembrou que a clínica foi idealizada há cerca de três anos, em parceria com as ONGs. “Fizemos uma reunião e na época detalhamos a situação precária que a saúde do município vivia. Nos comprometemos em solucionar questões prioritárias, como a reabertura da UPA Centro, a reestruturação das unidades de saúde e do serviço de atendimento domiciliar, além da Clínica de Hemodiálise. Conseguimos equacionar os problemas existentes e fizemos um trabalho de base essencial para que pudéssemos obter, nos dias atuais, os resultados do combate ao coronavírus”.

O chefe do Executivo afirmou ainda que a clínica é o primeiro passo para o tratamento dos animais. “Ela foi construída em uma área pública para que permaneça independente de mudanças de governo. Esse equipamento público atende aos anseios das ONGs, a lei de 2014 do ex-vereador Pissula e do presidente do legislativo Paulo Chuchu”.

No evento, o deputado Antonio Furtado, que é um defensor da causa animal, anunciou que incluiria emendas na Câmara Federal com a finalidade de ajudar na manutenção da unidade.

Funcionamento

A Clínica Veterinária funciona de segunda à sexta-feira, de 8h às 17 horas. Devido à Covid-19, os serviços devem ser agendados previamente pelo telefone (24) 3324-7917.

Neste primeiro momento as cirurgias de castração são destinadas ao atendimento das demandas apresentadas pelas ONGs cadastradas junto à prefeitura. A finalidade é reduzir os animais em situação de abandono nas ruas de Barra Mansa e simultaneamente, estimular o processo de adoção de cães e gatos.

A veterinária responsável pela clínica, Rafaela Cristina Silva Costa, disse que antes da realização do procedimento cirúrgico o animal será submetido a uma avaliação para verificar sua aptidão e condições de saúde. Informou também que as cirurgias acontecem sempre no período da manhã. “Assim, após o período inicial de recuperação, o animal será liberado. Reservamos a parte da tarde para essa recuperação e a realização de consultas emergenciais gratuitas, vacinação e coleta de sangue”, detalhou.

A clínica tem 70 metros quadrados e além do atendimento cirúrgico e clínico, oferecerá vacinação e exames para detectar a leishmaniose em cães e esporotricose em gatos. Os profissionais também vão orientar a população sobre boas práticas, normas e higiene, de modo a contribuir, assim, para a promoção da guarda responsável dos animais.

Unidade fica na Rua Adolpho Klotz, anexa ao Centro de Lazer do bairro Santa Rosa (Foto: Paulo Dimas)

You may also like

6 comments

Aedessorindodosbostas 13 de agosto de 2020, 16:58h - 16:58

Parabéns por darem andamento ao projeto da gestão passada. Pena que demoraram três anos e oito meses (obra eleitoreira) para terminarem, mas antes tarde do que nunca. Se não fosse a gestão anterior, nunca haveria nada pensando no bem estar animal.

Ranieide 13 de agosto de 2020, 19:17h - 19:17

Levei uma cachorrinha lá e o veterinário nem olhou , sem poder pagar tive que levar em um particular, teve que amputar a mão , agradeço a veterinário de volta redonda que arcou com a consulta e os remédios, só paguei a sirurgia , fiz por amor pois o animal não é meu

TUCHAUA o MALDITO 13 de agosto de 2020, 16:15h - 16:15

Avisa esses políticos que animal não vota , a cidade precisa primeiro de um bom hospital Público. O povo tá na miséria. URGENTE
Cambada de meiucas,,,,,,só fazendo média e merdas.
Meu voto essa cambada não terá.

Ranieide 13 de agosto de 2020, 19:13h - 19:13

Conversa fiada , levei uma cachorrinha que foi atropelada Lane o veterinário disse que não tinha estrutura, uma veterinária de volta redonda nos ajudou

toni o sincero 13 de agosto de 2020, 14:50h - 14:50

o que mais me enoja, é deixar mais de 02 anos os animaizinhos sem assistência e agora às vesperas da eleição, vem querer fazer bonito pra população, que graças à desu já sabe o que fazer em 15 de novembro. tirar o emprego deste prefeito e dos vereadores

luis 13 de agosto de 2020, 16:27h - 16:27

Cidadao, nunca existiu isso no municipio, a partir de hoje tem, se não faz reclama se faz reclama , chato pra caramba. Tem que parar com essa mentalidade pequena de cidade provinciana.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996