Procon de Volta Redonda orienta população sobre cuidados na Semana do Consumidor - Diário do Vale
segunda-feira, 27 de setembro de 2021 - 04:50 h

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Procon de Volta Redonda orienta população sobre cuidados na Semana do Consumidor

Procon de Volta Redonda orienta população sobre cuidados na Semana do Consumidor

Matéria publicada em 14 de março de 2021, 09:43 horas

 


Período é marcado por descontos e promoções do comércio em geral, mas requer cautela para evitar transtornos

Segundo o Procon, o comércio em geral, aproveita o período para oferecer descontos e promoções (Foto: Secom/PMVR)

Volta Redonda – O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor de Volta Redonda (Procon-VR) começou a divulgar neste domingo (14), orientações sobre cuidados que os consumidores devem tomar durante a semana em que se comemora do Dia Mundial do Consumidor, celebrado nesta segunda-feira, dia 15. O comércio em geral aproveita o período para oferecer descontos e promoções.

De acordo com o coordenador do Procon-VR, João Silveira Neto, para realizar uma boa compra o primeiro passo é fazer uma pesquisa de preço. Se o valor for muito baixo, o consumidor deve desconfiar. Outro cuidado que o cidadão deve ter é verificar se a embalagem está fechada corretamente, para evitar transtornos como comprar um produto novo e receber um usado.

“Para compras online, dê preferência para pagamento com cartão de crédito, porque se der algum problema, como o produto não chegar, por exemplo, o consumidor pode entrar em contato com a operadora do cartão e pedir cancelamento por desacordo comercial”, explicou João Silveira.

Em relação à garantia, o coordenador do Procon-VR lembra que todo produto, por lei, tem 90 dias de garantia, mas alguns itens costumam possuir tempo maior, como geladeira e televisão. Se o produto apresentar problema e não for consertado dentro de 30 dias, ou se der o mesmo defeito por três vezes, o consumidor tem o direito de escolher um produto novo ou ter o dinheiro de volta.

“Quando estou em negociação com algum fornecedor, costumo dizer que ele é fornecedor por algumas horas por dia, mas é consumidor o ano inteiro. Ninguém é mais fornecedor do que consumidor. Todos nós consumimos em vários momentos do dia”, citou João Silveira, acrescentando que se o consumidor tiver dúvidas, deve entrar em contato com o Procon-VR, através dos telefones 3339-9205 e 3339-9206. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

História

O Dia Mundial do Consumidor foi criado em alusão ao dia 15 de março de 1962, quando o então presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy, enviou uma mensagem ao congresso norte-americano para expressar as suas preocupações a respeito dos direitos do consumidor.

A carta reforçava que o consumidor deveria ser respeitado pelos comércios e tinha uma série de direitos no momento da compra – desde informações completas sobre os itens disponíveis até segurança na transação, passando por atendimento ao cliente no pós-venda.

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

2 comentários

  1. Esse coordenador do Procon continuará a atender pessoas em seuxeaceitorio, fazendo advocacia administrativa?
    Ê João!

  2. Cuidado principal, usem mascaras e não aglomerem!

Untitled Document