sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Produção familiar enriquece merenda escolar

Produção familiar enriquece merenda escolar

Matéria publicada em 18 de junho de 2016, 15:20 horas

 


Barra Mansa – O pequeno distrito de Amparo, em Barra Mansa, comemora um feito inédito. A cooperativa da comunidade é a primeira do estado a fornecer leite às instituições escolares por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A partir deste mês, o produto dos cooperados já será entregue em 73 escolas do município.

Para o produtor Joaquim Fonseca, um dos cooperados, a oportunidade representa a esperança de valorização financeira.

– É importante, principalmente para nós, pequenos produtores – disse Fonseca.

A cooperativa fornecerá um volume médio mensal de 35 mil litros de leite, atendendo cerca de 22 mil alunos. O contrato renderá à organização mais de R$ 1,2 milhão por ano. A iniciativa só foi possível porque, com o apoio da Emater-Rio, a entidade obteve a DAP Jurídica (Declaração de Aptidão ao Pronaf), que certifica que pelo menos 70% dos produtores cooperados se enquadram no segmento de agricultura familiar.

Referência

Após resolver a DAP Jurídica, a cooperativa de Amparo pôde participar da chamada pública do PNAE e relançar a marca Garça Branca, que já foi uma referência em laticínios na região.

Com apoio do programa Rio Rural, vinculado à Secretaria de Agricultura e Pecuária, a cooperativa agora reúne mais de 120 cooperados, envolvendo outros três municípios, além de Barra Mansa.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document