>
terça-feira, 5 de julho de 2022 - 10:45 h

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Professor de Direito do UniFOA participa de livro sobre os desafios da fé no contexto jurídico

Professor de Direito do UniFOA participa de livro sobre os desafios da fé no contexto jurídico

Matéria publicada em 6 de maio de 2022, 09:48 horas

 


Volta Redonda – Professor do curso de Direito do UniFOA, Luiz Cláudio Gonçalves Júnior é um dos coautores do livro “Desafios do Exercício da Fé no Ordenamento Jurídico Nacional”, recém-lançado e fruto de um seminário com mesmo nome, que aconteceu em abril deste ano.

A realização foi da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), uma das Instituições mais respeitadas e antigas do país, fundada em 1873, com sede no Rio de Janeiro. Vários profissionais foram convidados a uma colaboração e todos os palestrantes – quase 20 – se tornaram coautores do livro.

Luiz Cláudio, que é professor nas disciplinas de Direito e Bioética; História do Direito e Ética Profissional, participou com um capítulo intitulado “Subterrâneo Laico e Consciência Ecológica: o direito ao exercício espiritual nas profundezas da Terra”, tema que também norteou sua palestra no seminário.

Ele conta que mostrou como é comum o exercício espiritual em cavernas, seja por católicos, budistas e de outras religiões, explicando que o local onde se exerce a fé pode ser qualquer um.

“Além disso, busquei introduzir a responsabilidade do homem na preservação desses espaços, especialmente por ser rico em recursos hídricos, apontando que é possível conciliar religião com preservação ambiental. Neste sentido, exige-se um maior diálogo entre todos para que a pluralidade religiosa e seu exercício sejam respeitados, pois até mesmo o subterrâneo deve ser considerado laico”, explicou.

O seminário, que aconteceu no plenário da IAB, no Rio de Janeiro está disponível aqui.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document