Professora de Língua Portuguesa fará intercâmbio para o Canadá em julho

by Diário do Vale

Docente participará de programa para professores da educação básica
(Foto: Divulgação)

Volta Redonda – Uma professora de língua portuguesa de Volta Redonda está com viagem marcada para o início de julho para o Canadá. Isabela Borges de Souza, que leciona na Escola Municipal Lúcio de Mendonça, no Centro de Piraí, foi classificada para participar de um intercâmbio com duração de oito semanas, graças à sua inscrição em um programa que tem como objetivo, desenvolver a capacitação de professoras da educação básica.

Segundo Isabela, a iniciativa faz parte do acordo de cooperação formalizado entre a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e o Colleges and Institutes Canadá (Cican); e para se inscrever no programa, ela teve que apresentar um projeto à organização e o tema escolhido foi a dissertação do seu mestrado.
– Para participar, usei o tema do meu mestrado, intitulado de “Estratégias metacogntivas de leitura como gênero propaganda no ensino fundamental’’. O projeto busca desenvolver a competência leitora dos alunos. O objetivo da pesquisa é propor estratégias metacognitivas que atuem sobre a monitoração e autorregulação dos processos cognitivos relacionados à leitura do gênero propaganda para os alunos do sétimo ano do ensino fundamental. Enviei o meu projeto para a Capes, foi bem avaliado e aceito. Fiquei muito feliz com isso – comentou.

Ao todo, das 102 vagas disponibilizadas em todo o país, seis estavam reservadas para a região sudeste, e graças ao tema escolhido por ela, na região, Isabela ficou em 4º lugar.
De acordo com Isabela, durante a viagem, os professores terão aulas de formação. O programa é dividido em duas partes: aulas de curso básico de inglês e formação para professores, voltada para gestão de sala de aula e aprendizagem centrada no aluno.
– Os professores foram divididos em dois grupos. Iremos fazer um curso de inglês básico, com técnicas que possam ser usadas na sala de aula – comentou.

De acordo com a professora, a expectativa é grande. Ela ressalta que todas as despesas serão custeadas pelo governo.
– Ganhamos tudo. Vamos ficar em casa de família e com todas as refeições incluídas. Ganhamos também, uma bolsa de $ 600,00 canadense para nos mantermos lá. Minha expectativa é a melhor possível. Tudo o que eu aprender lá, vai agregar bastante em minha carreira e assim, tudo o que eu aprender, vou poder aplicar nas minhas aulas, tanto em Piraí quanto em Barra Mansa – disse.

Além de trabalhar em Piraí, Isabela leciona no Colégio Municipal Padre Anchieta, em Barra Mansa. Ela dá aula para duas turmas em Piraí e três turmas em Barra Mansa, para alunos do 6º ao 9º ano. Segundo Isabela, foi no colégio de Barra Mansa que o projeto foi aplicado durante seu mestrado.

Você também pode gostar

4 comments

POMBO 18 de junho de 2019, 09:07h - 09:07

SALÁRIO, QUEM FAZ O VALOR É O MERCADO, PRIVATIZA TUDO QUE MELHORA, AGORA LÁ FORA TUDO É MELHOR “SEM FÉRIAS, FGTS, 13 SALÁRIO, GANHA POR HORAS TRABALHADAS E MAIS (DÊREITOS) QUE SUFOCA O EMPRESÁRIO BRASILEIRO, AQUELE QUE PAGA E DÁ EMPREGOS. CHEGA DE SOCIALISMO NO BRASIL.

diego 18 de junho de 2019, 07:02h - 07:02

Minha prima fez o intercambio para lá, tem ingles fluente, formada em duas faculdades com mestrado.
Mais não consegue emprego nessa cidade, fez concursinho publico pra ganhar 970 reais por mês.
Fora os dois tecnicos.
Exerce um cargo tecnico para ganhar 970 fazendo plantao 2×36

Alexsander 17 de junho de 2019, 20:47h - 20:47

Parabéns à professora por essa merecida conquista e também ao DV por dar destaque a fatos como este que engrandecem a categoria dos professores e são um contrapeso às desgraças que assolam nossa sociedade. É de notícias assim que deveríamos nos acostumar!!!

Antonio Carlos Peludo 17 de junho de 2019, 20:38h - 20:38

Nossos professores deveriam por lei terem os maiores salarios,pois são eles que tem o conhecimento basico, ninguem progride sendo autodidata.Parabens a jovem mestre

Comments are closed.

diário do vale

Av. Pastor César Dacorso Filho nº 57

Vila Mury – Volta Redonda – RJ
Cep 27281-670

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99974-0101 – Comercial

(24)  99208-6681 – Diário Delas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

© 2025 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996