Professores criam pingente em 3D para grupo de mulheres

by Paulo Moreira
O projeto: Patrícia Rocha e o professor Laert dos Santos desenharam o modelo de um pingente para o projeto intitulado ‘Flores de Aço’

O projeto: Patrícia Rocha e o professor Laert dos Santos desenharam o modelo de um pingente para o projeto intitulado ‘Flores de Aço’

Volta Redonda – A coordenadora do curso de Design do UniFOA, Patrícia Rocha, e o professor Laert dos Santos desenharam o modelo de um pingente para o projeto intitulado “Flores de Aço”. A fase inicial do plano está reunindo cartas de 14 mil mulheres voltarredondenses. A ideia é presenteá-las com o pingente.
Esta é mais uma parceria do curso de Design, a coordenação de Projetos Especiais do UniFOA, por meio da professora Rita de Carvalho, com a CSN e a secretaria Políticas Públicas para Mulheres.
– Fui convidada pelo vice-presidente da FOA, Eduardo Prado, segundo solicitação da secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Dayse Penna, para criar o pingente. A partir disso desenvolvi vários modelos até chegar ao formato final, que é uma rosa envolvida pela curva da cidade. Na sequência, contei com a ajuda do professor Laert na fase computacional – disse a coordenadora do curso de Design.
Ainda segundo Patrícia, a flor escolhida representa a feminilidade da mulher e a cor vermelha simboliza o fogo da CSN. O processo de elaboração do pingente partiu do plano denominado “Cartas” da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, o qual pretende receber 14 mil cartas do público feminino da cidade de Volta Redonda e presenteá-las com o pingente. Com isso, todas as mulheres que depositarem suas cartas nos Cras e Postos de Saúde da cidade poderão adquirir o acessório assim que estiverem disponíveis.
– É uma honra poder contribuir para esse projeto, agradeço ao UniFOA e ao vice-presidente Eduardo Prado pela oportunidade. Será gratificante ver essas 14 mil mulheres carregando no pescoço um símbolo da cidade, feito com um pouquinho do aço da CSN – concluiu Patrícia Rocha.
Mais de mil cartas já foram entregues e, a partir de alguns depoimentos selecionados, a secretaria fará a elaboração de planos de ações para ajudar as mulheres em necessidades específicas. Após isso, elas receberão seus pingentes na Exposição denominada ‘Flores de Aço’, evento de lançamento que será realizado em agosto, no Espaço das Artes Zélia Arbex, localizado no bairro Vila Santa Cecília.

Design inovador

O design do pingente foi feito em 3D, no programa Fusion 360, da Autodesk. Segundo o professor Laert dos Santos, o software já está sendo utilizado pelos alunos de Design, na disciplina de Computação Gráfica, ministrada por ele. “Desenvolvi toda a parte computacional. Através do software, novo na plataforma Autodesk, pude fazer todo o design do produto”, flinalizou.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996