sexta-feira, 15 de novembro de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Professores e alunos invadem prefeitura de Volta Redonda

Professores e alunos invadem prefeitura de Volta Redonda

Matéria publicada em 18 de maio de 2016, 16:55 horas

 


PM e Guardas tiveram que conter tumulto que foi iniciado na Praça da Prefeitura (foto: Paulo Dimas)

PM e Guardas tiveram que conter tumulto que foi iniciado na Praça da Prefeitura (foto: Paulo Dimas)

Volta Redonda – Professores e funcionários da rede municipal de Educação, além de alunos da rede pública, invadiram na tarde desta quarta-feira (18), o prédio da prefeitura. O ato teria sido uma tentativa de entregar uma pauta de reivindicações da categoria ao prefeito Antônio Francisco Neto (PMDB). A Guarda Municipal e a Polícia Militar foram acionadas para conter o tumulto causado pela invasão.

Manifestantes e o assessor de Comunicação Social da prefeitura, Ricardo Ballarini, se desentenderem. Segundo Ballarini, os profissionais o teriam o agredido e cuspido nele.

– Pedi que eles não atrapalhassem quem estava trabalhando na prefeitura, e se organizassem para esperar alguém que os receberia para discutir a pauta de reivindicações. Me coloquei entre eles e a escada para impedir a invasão, neste momento, começaram a cuspir na minha cara e uma senhora, que estava mais exaltada, me agrediu com arranhões. A única coisa que fiz foi tentar me defender para evitar ser agredido – falou Ballarini.

Após o tumulto, o secretário de Administração, Carlos Macedo e a secretária de Educação, Therezinha Gonçalves, a “Tetê”, receberam três representantes dos manifestantes: a auxiliar de educação Luciana Cristina e as professoras Maria da Conceição Ferreira Nunes e Renata Oliveira, do Sepe (Sindicado Estadual dos Profissionais da Educação) de Volta Redonda. Na reunião, as principais pautas foram: o PCCS (Planos de Cargos, Carreiras e Salários); a redução da carga horária de funcionários que fazem 44 horas semanais para 30 horas; além de um terço da carga dos professores destinado para planejamento de aula.

Carlos Macedo estacou que em meio à crise, a prefeitura tem priorizado o pagamento dos salários em dia dos funcionários e que, embora as pautas já tivessem sido apresentadas anteriormente, a data base dos profissionais é no mês de julho.

– A prefeitura busca honrar os pagamentos em dia. Nós vamos olhar as pautas que não têm impacto financeiro. Se eu pudesse, daria aumento, mas nesse momento está muito difícil e, de qualquer forma, quem cuida do dinheiro é a [secretaria de] Fazenda, eu cuido da folha de pagamento – explicou Carlos Macedo.

No encontro ficou decidido que uma nova reunião será marcada na próxima semana, com a secretária de Educação, uma equipe da pasta e uma comissão dos profissionais. Tetê ressaltou que já havia realizado reuniões com o Sepe para debater as pautas, no entanto, não é possível estipular um prazo para atendê-las.

– A reunião foi muito produtiva, resolvemos de forma harmoniosa. Não estava na prefeitura quando tudo começou, os manifestantes queriam falar com o prefeito, mas ele tem uma agenda que precisa ser respeitada, assim como eu estava em outros compromissos. Mas na próxima semana, nós vamos nos reunir novamente e ver o que cabe à Secretaria de Educação, assim como o Carlos Macedo verá o que pode ser resolvido pela Secretaria de Administração – disse.

De acordo com o Sepe-VR, a mobilização começou por volta das 14h. O grupo foi composto, em maioria, por profissionais, entre professores e auxiliares, que aderiram uma paralisação de 48 horas que teve início ontem. Nem todos os profissionais aderiram ao movimento e hoje uma assembleia será realizada, às 15h, no Centro Universitário Geraldo Di Biasi (UGB), no Aterrado.

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

55 comentários

  1. Avatar

    EU NAO ESTOU NEM AI !!!!!
    EU ESTUDEI EM ESCOLA PUBLICA E DEPOIS FIZ CURSINHO
    EMPEGUEI MEU TEMPO E DINHEIRO ENQUANTO ERA JOVEM
    HOJE SOU FUNCIONARIO PUBLICO E GANHO BEM
    MEU SALARIO NAO ATRASA E NAO DEPENDO DE PEFEITURA PRA PAGAR MEU SALARIO
    QUEM MANDOU ESTUDAR PRA SER PROFESSOR
    AGORA AGUENTA !!!!!

  2. Avatar

    Para finalizar, Zé Ninguém, incompetência se decide na URNA e pelo voto do povo. O PT mão ia e nem vai conseguir eleger o novo presidente. Os golpista da elite sabem que eles também não vão conseguir voltar ao poder de forma democrática, por isso buscaram um “atalho” travestido do manto da justiça.

  3. Avatar

    Foi por isso também Zé Ninguém. que me manifestei a favor de cadeia para todos os corruptos, indistintamente! Este governo e o PMDB não tem legitimidade nem credibilidade moral para governar o Brasil. Fora golpistas.

  4. Avatar

    Já faz mais de ano que a justiça determinou a implementação do PCCS e o governo municipal simplesmente ignora a decisão judicial.

    O prefeito não tem tempo em sua agenda para se reunir com os profissionais da educação mas tem muito tempo para jogar cartas no Comercial.

    Em qualquer país minimamente evoluído, os professores estão entre as categorias mais respeitadas. Aqui no Brasil, eles são desrespeitados não apenas pelos políticos, como também por parte da população, basta ler alguns comentários abaixo.

  5. Avatar

    Pra mim foi uma falta de respeito, e depois querem cobrar respeito, não é assim que se resolve as coisas, dentro da Prefeitura havia funcionaria que não tem nada haver com isso e foi uma falta de respeito que fizeram com quem estava trabalhando, pra mim quem não sabe reivindicar não sabe educar, se um dia o prefeito atrasar o pagamento dos funcionários da Prefeitura deveriam se reunir e invadir as escolas com tambor, apito e placas querendo aumento tambem, tem que ter respeito, ali dentro tem pessoas que estão trabalhando e não respeitaram isso, a metade ali estava por causa da bagunça, foi isso que fizeram bagunça, é assim que vemos como esta nossa educação, não é de hoje que a carreira de Professor não é valorizada, sabemos disso a tempos e fazem concurso pq querem se quer ganhar muito vai ser medico, engenheiro ou outra coisa menos professor, mais fazem pra depois fazer essa bagunça no local de serviço de outras pessoas que não tem nada haver com isso, achei um absurdo, uma falta de respeito, uma perturbação da ordem, tinha que ser tudo mundo preso, se eu fosse o Prefeito mandava todo mundo embora…. NÃO SABE RESPEITAR OS OUTROS COMO QUEREM TER RESPEITO, COMO QUEREM EDUCAR…. PRA MIM NÃO SÃO PROFESSORES….SÃO BAGUNCEIROS. Pra mim uma palhaçada sem tamanho…e sabe o que vai acontecer com tudo isso???? NNNNNNNNNAAAAAAAAAAAAAAADDDDDDDDDDDDDAAAAAAAAAAAAA.

    • Avatar
      FranciscoJFLacerda

      Seu ridículo facista, voce deve ganhar muito bem para defender o fora da lei e fazer parte desta corriola, Aproveita enquanto a mamadeira está cheia porque nem tantos velhinhos-e eu já encontrei vários- que estão sendo usados como nunca… irão votar nesta laia de gente mais!

  6. Avatar

    Este não é o momento apropriado para este tipo de reivindicação. O governo tem os argumentos técnicos (desaceleração da economia ocasionando queda da arrecadação) e os argumentos políticos visto que as reformas necessárias para a retomada do crescimento econômico dependem de “acertos” do “governo golpista”. Este movimento capitaneado pelo SEPE tem objetivos claramente políticos visto que este é um ano de eleições municipais. Acredito que a maioria daqueles que aderiram a este movimento é a favor do golpe capitaneado pela dupla Temer/Cunha. Historicamente a ignorância política do povo brasileiro sempre o transformou em massa de manobra. Com 50 anos de fundação o PMDB fez 03 presidentes: Sarney quando Tancredo Neves morreu. Itamar Franco com o impeachement de Collor e agora Temer. Estes políticos oportunistas e de “ideologia governista” participaram da incompetência dos governos Sarney/Fernando Henrique, da corrupção da quadrilha do Collor/PC Farias e agora estão maculados pela operação lava jato. Como diz a música ADMIRÁVEL GADO NOVO de autoria de Zé Ramalho: Ê, ô ô, vida de gado, povo marcado, ê, povo feliz! Cadeia para todos os corruptos, indistintamente. Eleição para presidente. JÁ!

    • Avatar

      Dilbandida foi intimada pelo STF a explicar em 10 dias o que ela chama de golpe. Esperem ela ruminar mais besteiras ao tentar se explicar, assim vc s poderão mudar esse mimimi.

    • Avatar

      pois é Cguilherme, você esqueceu de mencionar que o PMDB também participou do governo corrupto do PT, que já é considerado o mais corrupto da história do Brasil, com fatos e dados.

      o PMDB participou e apoiou a incompetência dos governos LULA/DILMA, da corrupção da quadrilha que assaltou os cofres dos bancos públicos, da Petrobrás, da eletronuclear, comandada pelo Jararaca mor, da quadrilha do mensalão, comandada pelo camarada Dirceu, baluarte do PT.

  7. Avatar

    o povo que se dane, queremos e shows, carnaval,folia de reis e café da manhã.
    aprenda a votar .

  8. Avatar

    TODOS CRITICAM A ATITUDE DESTES MANIFESTANTES QUE ESTÃO CORRENDO ATRÁS DE ALGO QUE É DE SEU DIREITO NO QUAL O SR PREFEITO NEGA EM ATENDE-LOS, ESQUECENDO QUE TODOS QUE TEM UMA PROFISSÃO FOI GRAÇAS A UM PROFESSOR (A) QUE OS ENSINOU, E NÃO CONSEGUE VALORIZAR ISSO NÃO RECONHECE QUE TODOS QUE CONSEGUIRAM CHEGAR AO SUCESSO PROFISSIONAL E GRAÇAS A ELE ! OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DEVERIAM GANHAR O SALÁRIO QUE GANHAM OS DEPUTADOS, PREFEITOS E VEREADORES E OS MESMOS DEVERIAM GANHAR O QUE GANHAM OS PROFESSORES (AS) !

    • Avatar

      Você acha que pedir um aumento salarial e uma redução da carga horária é um direito?
      Você acha que incentivar alunos a invadir um próprio público para defender a pauta dos professores e profissionais da educação é um direito?
      Acho que você está precisando rever os seus conceitos.

  9. Avatar

    Estão certos os professores. Tem que cobrar mesmo desse Prefeito. O PCCSS prometido por ele em campanha até agora ficou na promessa. O negócio do NETO é fazer festas, shows, passeios para o pessoal da terceira idade e deixa o resto de lado. A última da PMVR foi o despejo do PLAZA Shopping onde tinha adquirido 14 salas, não pagou e foi a leilão. Além do despejo do Edificio Sarkis, onde alugou o terceiro andar inteiro e não pagou. Este é o Governo da HONESTIDADE E COMPETÊNCIA….

    • Avatar

      Em 02 de outubro esses mesmos professores e alunos votarão no prefeito e pior reelegerão o PMDB que ajudou o PT destruir o Brasil. Em 2012 eles fizeram assim tbm.

  10. Avatar

    Agora, parece que virou moda aluno acompanhar professor em suas reivindicações trabalhistas. Tudo bem, se o movimento for pacífico e ordeiro. Mas oq vemos, são ocupações descabidas em escolas estaduais e agora invasões em sedes públicas municipais, com cusparadas e agressões físicas. O estranho disso tudo, e que não vejo manifestações voluntárias desses alunos em favor do ensino de qualidade. Convenhamos, isso tudo não passa de bravata.

    • Avatar

      O que buscamos com essa manifestação é exatamente isso ensino de qualidade, ou vc acha que existe qualidade em um lugar que não há papel higiénico, sabonete, guaxe, cola. Fora a sobrecarga de trabalho, se vc soubesse o numero de professores e funcionários que estão de licença por depressão por sobrecarga. Eu não votei nele e nem na Dilma.

  11. Avatar

    CONFORME VÁRIOS COMENTÁRIOS AQUI DESCRITO ISSO FOI UMA BADERNA,O MAL DE MUITOS NESSE PAIS É ACHAR QUE INVASÃO QUE-QUEBRA AGRESSÃO É ALGUM TTPO DE REENVIDICAR ALGUMA COISA,AINDA MAIS VINDO DAQUELES QUE POR DIREITO ENSINAM EDUCAÇÃO E RESPEITO PELAS LEIS,ONDE HÁ MANIFESTAÇÃO NESSE PAIS SE VER BAGUNÇA ,PORQUE ENTÃO NÃO SENTARAM NA PRAÇA E CRUZARAM OS BRAÇOS EM TODA REDE,ISSO NÃO É FEITO PORQUE NINGUÉM APARECE.

  12. Avatar

    Não vi nenhuma revindicação ligado a Educação !

  13. Avatar

    Na hora deles tratarem mal e atender mal, não agressividade, parem de demagogia, esse Neto e equipe já rendeu o que tinha que render, agora são coitadinho, tadinhos…e com apoio desse jornal, isso é uma vergonha.

  14. Avatar

    Uma outra questão,o povo tem sofrer mesmo bate palmas para olimpíadas,copa do mundo e etc…Como vou fazer festa de estou devendo.Nao temos salário,saude , educação que é básico e aí irei fazer festa.Quando a tocha olímpica passar em VR um monte de boca aberta estará batendo palma e sendo conivente com essa bagunça.O povo tem é que sofrer mesmo.

  15. Avatar

    Quero saber e do concurso de 2012 que foi prorrogado e o Sr. Prefeito parou de chamar no 604. Abriu um novo concurso para vaga “provisoria” e estão colocando tais pessoas para vaga fixa. Sepe cade voces? Pode isso, Arnaldo?

  16. Avatar

    Como já dizia Washington Luiz, temos o hábito de tratar reivindicação social como caso de polícia.

  17. Avatar
    É A PORRA DO BRASIL

    A MANIFESTAÇÃO FOI UMA BAGUNÇA. AS PESSOAS PERDERAM O RESPEITO E A CONSCIÊNCIA. NÃO ADIANTA FALAR QUE OS FUNCIONÁRIOS BATERAM E NADA NÃO. PORQUE OS MANIFESTANTES PERDERAM A RAZÃO. FOI UM FECHA-ME…

  18. Avatar
    Maria do Carmo de almeida

    como discutir assuntos da educação com cuspe e arranhões? Onde está a educação recebida em casa? Perderam o direito de reclamar quando fizeram isso. Educa-se também com o exemplo! Por esse motivo os alunos fazem o que querem e acuam os professores. O sepe deveria pensar melhor antes de organizar badernas, tirando a legitimidade das reinvidicações. Pensem antes de fazer!

  19. Avatar

    Nunca vi tantos vagabundos aliciando menores de idade sem serem punidos.

  20. Avatar

    Enquanto não há dinheiro pra educação ou para reformar as passarelas que estão CAINDO, a prefeitura e o estado tem dinheiro pra colocar 3, isso mesmo, TRÊS CENTÍMETROS DE ASFALTO pelo caminho onde a tocha olímpica vai passar… verba do estado (oras, não tá falido tb?) ou não, o dinheiro deve ser aplicado onde o POVO precisa e não onde o prefeito que só sabe enfeitar quer enfiar.

    Isso que dá eleger esse cara durante 20 anos… uma cidade que parece bonita para os de fora, mas não tem nenhuma infra-estrutura para os daqui.

    =/
    Educação tem que ser prioridade. E aqui não é.

    • Avatar

      A educação é um droga no Brasil todo não só em Volta Redonda que é um cidde bem estruturada pra mim a melhor daregião. Queria ver se você morasse em Barra Mansa.

  21. Avatar

    Se fosse pra puxar o saco Neto, ele apareceria, com certeza!

  22. Avatar

    Se tem cuspidor no meio então tem socialista ou professor/professora LGBT.

    Assim fica difícil: os socialistas querem salários iguais no entanto lutam por mais direitos. Vá ebntender

  23. Avatar

    Tem q acabar com a equipe da Eja de Vr. Essa equipe so mama e nada produz. A não ser puxar o saco da tete. Fora equipe Eja.

  24. Avatar

    Esperar o que do PMDB ? Temer, Cunha, Renan, Cabral, Picianni, Pezão, Neto… todos alinhados em um conservacionismo retrógrado. O Brasil só irá para frente quando for governado por visionários.

  25. Avatar

    Infelizmente esse é o retrato do nisso país,grande parte dos administradores do dinheiro público rouba com vontade aí o povo fica sem saber o que fazer.Para conseguir ter a atenção dos políticos tem que ser assim se não eles estão nem aí.Acho que o povo brasileiro é bem pacato.Esse país está ficando sem respeito os caras robaram muito e aí fica assim mesmo tude certo.Alguma coisa tem que mudar.

  26. Avatar
    Golf_Charlie_Mike

    Diário do vale faça uma retificação, a Guarda Municipal que esteve no local e conteve o tumulto com várias viaturas e GMs, não foi a Polícia Militar.

  27. Avatar

    Neto como prefeito, já deu o que tinha que dá tá na hora de largar o osso e da oportunidade pra quem quer realmente trabalhar, a valorização dos profissionais da educação é o melhor caminho para o povo ter uma condição de vida melhor e deixar de ser ignorante na hora de votar !!!

    Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo’. (Paulo Freire)

    pense nisso!

    • Avatar

      Então vc deve achar que tudo depende de boa vontade e que governo tem recurso ilimitado?… Cobrar é fácil fazer é que são elas…

    • Avatar
      Pagador de impostos

      Neto, como prefeito, já deu o que tinha que dar. Está na hora de largar o osso e dar oportunidade pra quem quer realmente trabalhar. A valorização dos profissionais da educação é o melhor caminho para o povo ter uma condição de vida melhor e deixar de ser ignorante na hora de votar !!!

      Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo’. (Paulo Freire)

      Pense nisso! E tente caprichar mais um pouco ao usar a nossa língua portuguesa.

    • Avatar

      É dificil melhorar o salário na educação mas não foi dificil fazer o carnaval né

  28. Avatar

    PM contém tumulto, isso é serviço da Guarda.

    • Avatar

      Mas se não tiver um trabuco na cintura peão não respeita. É a linguagem que conhecem.

    • Avatar

      pois é eu estava la os PMS ajudaram sim, eles foram muito educados até, só depois que eles chegaram que o sr Balarine resolveu permitir que a comição entrasse. A guarda que não teve educação e causou o tumulto. poderia ser td evitado se aquele povo de la fosse educado

  29. Avatar

    enquando isso um funcionario do alto escalão da petrobras engenheiro e colocado como secretario da educação do rio de janeiro, so o salario dele da petrobras e outra parte nao sei da onde vem dizem as mais linguas que era de 98 milzinho kkkk enquando isso o estado não tem dinheiro para pagar 800,00 reais de aposentadoria .
    cuidados professores do rio ele não e facil e so entrar no site e ver quem ele e kkk

  30. Avatar

    Nesses 20 anos na prefeitura essa equipe foi mal acostumada pelos bajuladores e não sabe lidar com o povo, que as vezes sai fora do roteiro que o governo determina. Nem todo mundo é “vaquinha de presépio”, sr. prefeito.

  31. Avatar

    Eu acho o seguinte:
    Deve aumentar o salario dos professores em 500%
    Deixar os alunos elegerem diretores de unidades e definirem o conteudo e calendári
    Dobrar o numero de funcionarios
    INvestir pesado na cultura trazendo shows semanais ex Wesley Safadão, Anitta e outros
    E mais um monte de coisas e o povo, o contrinuinte,,,,,,bem, esse que se acostume com o estado gastar tudo que arrecada em pagamento de salarios

  32. Avatar
    ermelindo reinaldo da silva

    a onde vai parar esta baderna no nosso pais que ate ontem um lugar pacifico de se morar hoje alunos invade escolas prefeituras e tem apoio ainda de um bispo ta difícil.

  33. Avatar

    Foi um horror!

Untitled Document