Professores e alunos invadem prefeitura de Volta Redonda

by Diário do Vale
PM e Guardas tiveram que conter tumulto que foi iniciado na Praça da Prefeitura (foto: Paulo Dimas)

PM e Guardas tiveram que conter tumulto que foi iniciado na Praça da Prefeitura (foto: Paulo Dimas)

Volta Redonda – Professores e funcionários da rede municipal de Educação, além de alunos da rede pública, invadiram na tarde desta quarta-feira (18), o prédio da prefeitura. O ato teria sido uma tentativa de entregar uma pauta de reivindicações da categoria ao prefeito Antônio Francisco Neto (PMDB). A Guarda Municipal e a Polícia Militar foram acionadas para conter o tumulto causado pela invasão.

Manifestantes e o assessor de Comunicação Social da prefeitura, Ricardo Ballarini, se desentenderem. Segundo Ballarini, os profissionais o teriam o agredido e cuspido nele.

– Pedi que eles não atrapalhassem quem estava trabalhando na prefeitura, e se organizassem para esperar alguém que os receberia para discutir a pauta de reivindicações. Me coloquei entre eles e a escada para impedir a invasão, neste momento, começaram a cuspir na minha cara e uma senhora, que estava mais exaltada, me agrediu com arranhões. A única coisa que fiz foi tentar me defender para evitar ser agredido – falou Ballarini.

Após o tumulto, o secretário de Administração, Carlos Macedo e a secretária de Educação, Therezinha Gonçalves, a “Tetê”, receberam três representantes dos manifestantes: a auxiliar de educação Luciana Cristina e as professoras Maria da Conceição Ferreira Nunes e Renata Oliveira, do Sepe (Sindicado Estadual dos Profissionais da Educação) de Volta Redonda. Na reunião, as principais pautas foram: o PCCS (Planos de Cargos, Carreiras e Salários); a redução da carga horária de funcionários que fazem 44 horas semanais para 30 horas; além de um terço da carga dos professores destinado para planejamento de aula.

Carlos Macedo estacou que em meio à crise, a prefeitura tem priorizado o pagamento dos salários em dia dos funcionários e que, embora as pautas já tivessem sido apresentadas anteriormente, a data base dos profissionais é no mês de julho.

– A prefeitura busca honrar os pagamentos em dia. Nós vamos olhar as pautas que não têm impacto financeiro. Se eu pudesse, daria aumento, mas nesse momento está muito difícil e, de qualquer forma, quem cuida do dinheiro é a [secretaria de] Fazenda, eu cuido da folha de pagamento – explicou Carlos Macedo.

No encontro ficou decidido que uma nova reunião será marcada na próxima semana, com a secretária de Educação, uma equipe da pasta e uma comissão dos profissionais. Tetê ressaltou que já havia realizado reuniões com o Sepe para debater as pautas, no entanto, não é possível estipular um prazo para atendê-las.

– A reunião foi muito produtiva, resolvemos de forma harmoniosa. Não estava na prefeitura quando tudo começou, os manifestantes queriam falar com o prefeito, mas ele tem uma agenda que precisa ser respeitada, assim como eu estava em outros compromissos. Mas na próxima semana, nós vamos nos reunir novamente e ver o que cabe à Secretaria de Educação, assim como o Carlos Macedo verá o que pode ser resolvido pela Secretaria de Administração – disse.

De acordo com o Sepe-VR, a mobilização começou por volta das 14h. O grupo foi composto, em maioria, por profissionais, entre professores e auxiliares, que aderiram uma paralisação de 48 horas que teve início ontem. Nem todos os profissionais aderiram ao movimento e hoje uma assembleia será realizada, às 15h, no Centro Universitário Geraldo Di Biasi (UGB), no Aterrado.

 

You may also like

55 comments

DIOCLESIANO 20 de maio de 2016, 19:51h - 19:51

EU NAO ESTOU NEM AI !!!!!
EU ESTUDEI EM ESCOLA PUBLICA E DEPOIS FIZ CURSINHO
EMPEGUEI MEU TEMPO E DINHEIRO ENQUANTO ERA JOVEM
HOJE SOU FUNCIONARIO PUBLICO E GANHO BEM
MEU SALARIO NAO ATRASA E NAO DEPENDO DE PEFEITURA PRA PAGAR MEU SALARIO
QUEM MANDOU ESTUDAR PRA SER PROFESSOR
AGORA AGUENTA !!!!!

Cguilherme 19 de maio de 2016, 13:39h - 13:39

Para finalizar, Zé Ninguém, incompetência se decide na URNA e pelo voto do povo. O PT mão ia e nem vai conseguir eleger o novo presidente. Os golpista da elite sabem que eles também não vão conseguir voltar ao poder de forma democrática, por isso buscaram um “atalho” travestido do manto da justiça.

Cguilherme 19 de maio de 2016, 13:32h - 13:32

Foi por isso também Zé Ninguém. que me manifestei a favor de cadeia para todos os corruptos, indistintamente! Este governo e o PMDB não tem legitimidade nem credibilidade moral para governar o Brasil. Fora golpistas.

Gustavo 19 de maio de 2016, 12:44h - 12:44

Já faz mais de ano que a justiça determinou a implementação do PCCS e o governo municipal simplesmente ignora a decisão judicial.

O prefeito não tem tempo em sua agenda para se reunir com os profissionais da educação mas tem muito tempo para jogar cartas no Comercial.

Em qualquer país minimamente evoluído, os professores estão entre as categorias mais respeitadas. Aqui no Brasil, eles são desrespeitados não apenas pelos políticos, como também por parte da população, basta ler alguns comentários abaixo.

Jacinto 19 de maio de 2016, 11:23h - 11:23

Pra mim foi uma falta de respeito, e depois querem cobrar respeito, não é assim que se resolve as coisas, dentro da Prefeitura havia funcionaria que não tem nada haver com isso e foi uma falta de respeito que fizeram com quem estava trabalhando, pra mim quem não sabe reivindicar não sabe educar, se um dia o prefeito atrasar o pagamento dos funcionários da Prefeitura deveriam se reunir e invadir as escolas com tambor, apito e placas querendo aumento tambem, tem que ter respeito, ali dentro tem pessoas que estão trabalhando e não respeitaram isso, a metade ali estava por causa da bagunça, foi isso que fizeram bagunça, é assim que vemos como esta nossa educação, não é de hoje que a carreira de Professor não é valorizada, sabemos disso a tempos e fazem concurso pq querem se quer ganhar muito vai ser medico, engenheiro ou outra coisa menos professor, mais fazem pra depois fazer essa bagunça no local de serviço de outras pessoas que não tem nada haver com isso, achei um absurdo, uma falta de respeito, uma perturbação da ordem, tinha que ser tudo mundo preso, se eu fosse o Prefeito mandava todo mundo embora…. NÃO SABE RESPEITAR OS OUTROS COMO QUEREM TER RESPEITO, COMO QUEREM EDUCAR…. PRA MIM NÃO SÃO PROFESSORES….SÃO BAGUNCEIROS. Pra mim uma palhaçada sem tamanho…e sabe o que vai acontecer com tudo isso???? NNNNNNNNNAAAAAAAAAAAAAAADDDDDDDDDDDDDAAAAAAAAAAAAA.

FranciscoJFLacerda 19 de maio de 2016, 19:00h - 19:00

Seu ridículo facista, voce deve ganhar muito bem para defender o fora da lei e fazer parte desta corriola, Aproveita enquanto a mamadeira está cheia porque nem tantos velhinhos-e eu já encontrei vários- que estão sendo usados como nunca… irão votar nesta laia de gente mais!

Cguilherme 19 de maio de 2016, 10:01h - 10:01

Este não é o momento apropriado para este tipo de reivindicação. O governo tem os argumentos técnicos (desaceleração da economia ocasionando queda da arrecadação) e os argumentos políticos visto que as reformas necessárias para a retomada do crescimento econômico dependem de “acertos” do “governo golpista”. Este movimento capitaneado pelo SEPE tem objetivos claramente políticos visto que este é um ano de eleições municipais. Acredito que a maioria daqueles que aderiram a este movimento é a favor do golpe capitaneado pela dupla Temer/Cunha. Historicamente a ignorância política do povo brasileiro sempre o transformou em massa de manobra. Com 50 anos de fundação o PMDB fez 03 presidentes: Sarney quando Tancredo Neves morreu. Itamar Franco com o impeachement de Collor e agora Temer. Estes políticos oportunistas e de “ideologia governista” participaram da incompetência dos governos Sarney/Fernando Henrique, da corrupção da quadrilha do Collor/PC Farias e agora estão maculados pela operação lava jato. Como diz a música ADMIRÁVEL GADO NOVO de autoria de Zé Ramalho: Ê, ô ô, vida de gado, povo marcado, ê, povo feliz! Cadeia para todos os corruptos, indistintamente. Eleição para presidente. JÁ!

mandela 19 de maio de 2016, 11:03h - 11:03

Dilbandida foi intimada pelo STF a explicar em 10 dias o que ela chama de golpe. Esperem ela ruminar mais besteiras ao tentar se explicar, assim vc s poderão mudar esse mimimi.

Zé Ninguém 19 de maio de 2016, 11:10h - 11:10

pois é Cguilherme, você esqueceu de mencionar que o PMDB também participou do governo corrupto do PT, que já é considerado o mais corrupto da história do Brasil, com fatos e dados.

o PMDB participou e apoiou a incompetência dos governos LULA/DILMA, da corrupção da quadrilha que assaltou os cofres dos bancos públicos, da Petrobrás, da eletronuclear, comandada pelo Jararaca mor, da quadrilha do mensalão, comandada pelo camarada Dirceu, baluarte do PT.

matias 19 de maio de 2016, 10:00h - 10:00

o povo que se dane, queremos e shows, carnaval,folia de reis e café da manhã.
aprenda a votar .

CARLOS 19 de maio de 2016, 08:58h - 08:58

TODOS CRITICAM A ATITUDE DESTES MANIFESTANTES QUE ESTÃO CORRENDO ATRÁS DE ALGO QUE É DE SEU DIREITO NO QUAL O SR PREFEITO NEGA EM ATENDE-LOS, ESQUECENDO QUE TODOS QUE TEM UMA PROFISSÃO FOI GRAÇAS A UM PROFESSOR (A) QUE OS ENSINOU, E NÃO CONSEGUE VALORIZAR ISSO NÃO RECONHECE QUE TODOS QUE CONSEGUIRAM CHEGAR AO SUCESSO PROFISSIONAL E GRAÇAS A ELE ! OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DEVERIAM GANHAR O SALÁRIO QUE GANHAM OS DEPUTADOS, PREFEITOS E VEREADORES E OS MESMOS DEVERIAM GANHAR O QUE GANHAM OS PROFESSORES (AS) !

Sincero 19 de maio de 2016, 11:18h - 11:18

Você acha que pedir um aumento salarial e uma redução da carga horária é um direito?
Você acha que incentivar alunos a invadir um próprio público para defender a pauta dos professores e profissionais da educação é um direito?
Acho que você está precisando rever os seus conceitos.

JUSTO 19 de maio de 2016, 07:14h - 07:14

Estão certos os professores. Tem que cobrar mesmo desse Prefeito. O PCCSS prometido por ele em campanha até agora ficou na promessa. O negócio do NETO é fazer festas, shows, passeios para o pessoal da terceira idade e deixa o resto de lado. A última da PMVR foi o despejo do PLAZA Shopping onde tinha adquirido 14 salas, não pagou e foi a leilão. Além do despejo do Edificio Sarkis, onde alugou o terceiro andar inteiro e não pagou. Este é o Governo da HONESTIDADE E COMPETÊNCIA….

VAI VENDO 19 de maio de 2016, 10:21h - 10:21

Em 02 de outubro esses mesmos professores e alunos votarão no prefeito e pior reelegerão o PMDB que ajudou o PT destruir o Brasil. Em 2012 eles fizeram assim tbm.

Gigi Morgana 19 de maio de 2016, 07:05h - 07:05

Agora, parece que virou moda aluno acompanhar professor em suas reivindicações trabalhistas. Tudo bem, se o movimento for pacífico e ordeiro. Mas oq vemos, são ocupações descabidas em escolas estaduais e agora invasões em sedes públicas municipais, com cusparadas e agressões físicas. O estranho disso tudo, e que não vejo manifestações voluntárias desses alunos em favor do ensino de qualidade. Convenhamos, isso tudo não passa de bravata.

R.G 19 de maio de 2016, 16:53h - 16:53

O que buscamos com essa manifestação é exatamente isso ensino de qualidade, ou vc acha que existe qualidade em um lugar que não há papel higiénico, sabonete, guaxe, cola. Fora a sobrecarga de trabalho, se vc soubesse o numero de professores e funcionários que estão de licença por depressão por sobrecarga. Eu não votei nele e nem na Dilma.

REALIDADE 19 de maio de 2016, 06:59h - 06:59

CONFORME VÁRIOS COMENTÁRIOS AQUI DESCRITO ISSO FOI UMA BADERNA,O MAL DE MUITOS NESSE PAIS É ACHAR QUE INVASÃO QUE-QUEBRA AGRESSÃO É ALGUM TTPO DE REENVIDICAR ALGUMA COISA,AINDA MAIS VINDO DAQUELES QUE POR DIREITO ENSINAM EDUCAÇÃO E RESPEITO PELAS LEIS,ONDE HÁ MANIFESTAÇÃO NESSE PAIS SE VER BAGUNÇA ,PORQUE ENTÃO NÃO SENTARAM NA PRAÇA E CRUZARAM OS BRAÇOS EM TODA REDE,ISSO NÃO É FEITO PORQUE NINGUÉM APARECE.

Brasil 19 de maio de 2016, 06:56h - 06:56

Não vi nenhuma revindicação ligado a Educação !

Gelver Gilliard 19 de maio de 2016, 06:30h - 06:30

Na hora deles tratarem mal e atender mal, não agressividade, parem de demagogia, esse Neto e equipe já rendeu o que tinha que render, agora são coitadinho, tadinhos…e com apoio desse jornal, isso é uma vergonha.

cluciano 19 de maio de 2016, 06:20h - 06:20

Uma outra questão,o povo tem sofrer mesmo bate palmas para olimpíadas,copa do mundo e etc…Como vou fazer festa de estou devendo.Nao temos salário,saude , educação que é básico e aí irei fazer festa.Quando a tocha olímpica passar em VR um monte de boca aberta estará batendo palma e sendo conivente com essa bagunça.O povo tem é que sofrer mesmo.

Nayara 19 de maio de 2016, 00:00h - 00:00

Quero saber e do concurso de 2012 que foi prorrogado e o Sr. Prefeito parou de chamar no 604. Abriu um novo concurso para vaga “provisoria” e estão colocando tais pessoas para vaga fixa. Sepe cade voces? Pode isso, Arnaldo?

Alexandre 18 de maio de 2016, 23:08h - 23:08

Como já dizia Washington Luiz, temos o hábito de tratar reivindicação social como caso de polícia.

É A PORRA DO BRASIL 18 de maio de 2016, 22:41h - 22:41

A MANIFESTAÇÃO FOI UMA BAGUNÇA. AS PESSOAS PERDERAM O RESPEITO E A CONSCIÊNCIA. NÃO ADIANTA FALAR QUE OS FUNCIONÁRIOS BATERAM E NADA NÃO. PORQUE OS MANIFESTANTES PERDERAM A RAZÃO. FOI UM FECHA-ME…

Maria do Carmo de almeida 18 de maio de 2016, 21:57h - 21:57

como discutir assuntos da educação com cuspe e arranhões? Onde está a educação recebida em casa? Perderam o direito de reclamar quando fizeram isso. Educa-se também com o exemplo! Por esse motivo os alunos fazem o que querem e acuam os professores. O sepe deveria pensar melhor antes de organizar badernas, tirando a legitimidade das reinvidicações. Pensem antes de fazer!

Fabio 18 de maio de 2016, 21:43h - 21:43

Nunca vi tantos vagabundos aliciando menores de idade sem serem punidos.

VAI VENDO 18 de maio de 2016, 22:52h - 22:52

Adote o seu filho aluno antes que um comunista/socialista o adote.

Max 18 de maio de 2016, 21:03h - 21:03

Enquanto não há dinheiro pra educação ou para reformar as passarelas que estão CAINDO, a prefeitura e o estado tem dinheiro pra colocar 3, isso mesmo, TRÊS CENTÍMETROS DE ASFALTO pelo caminho onde a tocha olímpica vai passar… verba do estado (oras, não tá falido tb?) ou não, o dinheiro deve ser aplicado onde o POVO precisa e não onde o prefeito que só sabe enfeitar quer enfiar.

Isso que dá eleger esse cara durante 20 anos… uma cidade que parece bonita para os de fora, mas não tem nenhuma infra-estrutura para os daqui.

=/
Educação tem que ser prioridade. E aqui não é.

Solange 19 de maio de 2016, 05:42h - 05:42

A educação é um droga no Brasil todo não só em Volta Redonda que é um cidde bem estruturada pra mim a melhor daregião. Queria ver se você morasse em Barra Mansa.

tania 18 de maio de 2016, 20:49h - 20:49

Se fosse pra puxar o saco Neto, ele apareceria, com certeza!

VAI VENDO 18 de maio de 2016, 20:40h - 20:40

Se tem cuspidor no meio então tem socialista ou professor/professora LGBT.

Assim fica difícil: os socialistas querem salários iguais no entanto lutam por mais direitos. Vá ebntender

indignado 18 de maio de 2016, 19:34h - 19:34

Tem q acabar com a equipe da Eja de Vr. Essa equipe so mama e nada produz. A não ser puxar o saco da tete. Fora equipe Eja.

Sonido 18 de maio de 2016, 18:48h - 18:48

Esperar o que do PMDB ? Temer, Cunha, Renan, Cabral, Picianni, Pezão, Neto… todos alinhados em um conservacionismo retrógrado. O Brasil só irá para frente quando for governado por visionários.

Tim Balada 19 de maio de 2016, 15:34h - 15:34

Santos Dumont ?

cluciano 18 de maio de 2016, 18:26h - 18:26

Infelizmente esse é o retrato do nisso país,grande parte dos administradores do dinheiro público rouba com vontade aí o povo fica sem saber o que fazer.Para conseguir ter a atenção dos políticos tem que ser assim se não eles estão nem aí.Acho que o povo brasileiro é bem pacato.Esse país está ficando sem respeito os caras robaram muito e aí fica assim mesmo tude certo.Alguma coisa tem que mudar.

Golf_Charlie_Mike 18 de maio de 2016, 18:25h - 18:25

Diário do vale faça uma retificação, a Guarda Municipal que esteve no local e conteve o tumulto com várias viaturas e GMs, não foi a Polícia Militar.

Tim Balada 19 de maio de 2016, 15:35h - 15:35

Então as fotos dos carros da PM é montagem ou é de outra época ?

CARLOS 18 de maio de 2016, 18:19h - 18:19

Neto como prefeito, já deu o que tinha que dá tá na hora de largar o osso e da oportunidade pra quem quer realmente trabalhar, a valorização dos profissionais da educação é o melhor caminho para o povo ter uma condição de vida melhor e deixar de ser ignorante na hora de votar !!!

Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo’. (Paulo Freire)

pense nisso!

Al Fatah 18 de maio de 2016, 23:50h - 23:50

Então vc deve achar que tudo depende de boa vontade e que governo tem recurso ilimitado?… Cobrar é fácil fazer é que são elas…

Pagador de impostos 19 de maio de 2016, 09:10h - 09:10

Neto, como prefeito, já deu o que tinha que dar. Está na hora de largar o osso e dar oportunidade pra quem quer realmente trabalhar. A valorização dos profissionais da educação é o melhor caminho para o povo ter uma condição de vida melhor e deixar de ser ignorante na hora de votar !!!

Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo’. (Paulo Freire)

Pense nisso! E tente caprichar mais um pouco ao usar a nossa língua portuguesa.

R.G 20 de maio de 2016, 11:50h - 11:50

É dificil melhorar o salário na educação mas não foi dificil fazer o carnaval né

YANKEE 18 de maio de 2016, 17:56h - 17:56

PM contém tumulto, isso é serviço da Guarda.

ZéZim 18 de maio de 2016, 21:21h - 21:21

Mas se não tiver um trabuco na cintura peão não respeita. É a linguagem que conhecem.

R.G 20 de maio de 2016, 11:46h - 11:46

pois é eu estava la os PMS ajudaram sim, eles foram muito educados até, só depois que eles chegaram que o sr Balarine resolveu permitir que a comição entrasse. A guarda que não teve educação e causou o tumulto. poderia ser td evitado se aquele povo de la fosse educado

santos 18 de maio de 2016, 17:49h - 17:49

enquando isso um funcionario do alto escalão da petrobras engenheiro e colocado como secretario da educação do rio de janeiro, so o salario dele da petrobras e outra parte nao sei da onde vem dizem as mais linguas que era de 98 milzinho kkkk enquando isso o estado não tem dinheiro para pagar 800,00 reais de aposentadoria .
cuidados professores do rio ele não e facil e so entrar no site e ver quem ele e kkk

Paulo Roberto 18 de maio de 2016, 17:36h - 17:36

Nesses 20 anos na prefeitura essa equipe foi mal acostumada pelos bajuladores e não sabe lidar com o povo, que as vezes sai fora do roteiro que o governo determina. Nem todo mundo é “vaquinha de presépio”, sr. prefeito.

Ferreira 18 de maio de 2016, 17:25h - 17:25

Eu acho o seguinte:
Deve aumentar o salario dos professores em 500%
Deixar os alunos elegerem diretores de unidades e definirem o conteudo e calendári
Dobrar o numero de funcionarios
INvestir pesado na cultura trazendo shows semanais ex Wesley Safadão, Anitta e outros
E mais um monte de coisas e o povo, o contrinuinte,,,,,,bem, esse que se acostume com o estado gastar tudo que arrecada em pagamento de salarios

Cidadão voltaredondense 19 de maio de 2016, 06:35h - 06:35

Nos shows não pode faltar o Carlinhos Brown.

Tim Balada 19 de maio de 2016, 15:38h - 15:38

podia trazer o U2 também

ermelindo reinaldo da silva 18 de maio de 2016, 17:19h - 17:19

a onde vai parar esta baderna no nosso pais que ate ontem um lugar pacifico de se morar hoje alunos invade escolas prefeituras e tem apoio ainda de um bispo ta difícil.

Paulo 18 de maio de 2016, 17:32h - 17:32

Este deve ser asponio do Neto…

Denise 18 de maio de 2016, 17:44h - 17:44

E já pensou eleições através dos alunos kkkkkkkkke

Denise 18 de maio de 2016, 17:45h - 17:45

E Paulo e vc deve ser ptistas q são contra tudo e todos imagino sua casa quem manda é o cachorro e ninguém respeita ninguém já deve ter bisnetos se tiver 40

Caíque 19 de maio de 2016, 06:41h - 06:41

Não se esqueça que bandido tem em todos os lugares, até mesmo dentro de escolas.

fulano 18 de maio de 2016, 17:07h - 17:07

Foi um horror!

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996