Profissionais da área de Saúde são capacitados

by Diário do Vale

Volta Redonda –  A Secretaria de Saúde realizou ontem o “1º Treinamento em saúde do trabalhador”. O evento, que teve como objetivo a capacitação e preparação de cerca de 350 profissionais da saúde, que lidam diretamente com o público, contou também com a presença do secretário de Saúde, Alfredo Peixoto, responsável pela solicitação do treinamento.  A capacitação foi realizada no auditório da UBG (Universidade Geraldo Di Biase), no Aterrado.

Segundo o secretário, foram feitos levantamentos estatísticos, através das ouvidorias ativas nos hospitais, na prefeitura e na própria secretária, que identificaram muitas reclamações referentes ao atendimento dos recepcionistas e funcionários das repartições públicas da saúde.

-Após detectarmos essa falha, entramos em contato com a nossa equipe de educação continuada e iniciamos um treinamento que melhorasse essa situação – disse Alfredo.

Ele explicou que, além das ouvidorias, outras medidas vão ser tomadas para identificar se houve avanço no quadro atual, como uma busca ativa do que foi passado para os agentes, através da presença de três clientes ocultos que vão frequentar as repartições. Eles vão ainda observar se houve avanço e quais falhas ainda precisam ser sanadas dentro dessas repartições.

– A saúde publica é algo muito grande, nem sempre conseguimos suprir todas as demandas apresentadas, então a capacitação entra como uma forma de acolher esse usuário de forma digna, através da informação correta, de forma tranquila e paciente, inclusive na gora de fornecer uma resposta negativa. – ressaltou o secretário.

O treinamento, que aconteceu na faculdade UGB, no bairro aterrado, contou com palestras direcionadas aos riscos da saúde do trabalhador, humanização e ergonomia entre 8h30 ao 12h e foi organizado pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhado, localizado em Volta Redonda, mas que também é  responsável por Barra do Piraí, Piraí, Valença, Rio das Flores, Pinheiral.

Segundo coordenador do Programa de saúde do Trabalhador de Volta Redonda e do Centro, Marcelo Cavaliere, o evento cumpre um papel importante na conscientização dos profissionais da importância da humanização do atendimento e da conscientização dos profissionais como funcionários da saúde.

Palestras foram realizadas no audtório da UGB, no Aterrado (foto: Isabelle Prado)

– Queremos que os funcionários que lidam com o público, sintam-se bem, pois isso vai refletir diretamente no atendimento e, caso outros municípios apresentem essa necessidade, iremos replicar a capacitação  – completou Marcelo.

Para a palestrante Maria José Pina, de 72 anos, pedagoga e consultora de recursos humanos, o distanciamento no tratamento das pessoas vem acontecendo devido à aceleração que a tecnologia e a rapidez das informações desencadeiam no ser humano. Por isso, a consultora enfatizou a importância de treinamento e investimento nas pessoas, “para que haja uma maior empatia no ambiente de trabalho e na vida”.

– As pessoas estão muito aceleradas, não estão olhando para dentro e sim para fora. Somos assediados o tempo inteiro por muitas informações.  É necessário manter-se no agora através da respiração, meditação e calma. Precisamos desapegar do passado, tirar a cabeça do futuro e viver mais o agora – afirmou.

Após a palestra de Pina, a recepcionista de um posto de saúde da cidade, Helen, de 32 anos, disse que obteve ótimas ideias para evitar que o estresse cotidiano e as horas trabalhadas, às vezes na mesma posição, interfiram no atendimento oferecido.

– Achei o evento interessante, estimulante. Muitas coisas que acontecem no nosso cotidiano, foram faladas nas palestras, algumas apareceram com as soluções necessárias para evitar o mal estar tanto de nós que estamos trabalhando, quanto do usuário – disse.

 

 

You may also like

3 comments

Pafuncio 16 de junho de 2018, 00:25h - 00:25

Pelo menos eles são profissionais capacitados, ao contrário de vc q não tem capacidade nem p dissertar. Kkkkkkkk

CEM Reais para votar, SEM respeito depois 15 de junho de 2018, 19:04h - 19:04

Pela camisas de cor vermelha parece que os petistas ainda estão na área. kkkkkkkkk

Pafuncio 16 de junho de 2018, 00:24h - 00:24

Pelo menos eles são profissionais capacitados, ao contrário de vc q não tem capacidade nem p dissertar. Kkkkkkkk

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996