Profissionais da Educação Especial têm palestra com terapeuta ocupacional

by Diário do Vale
Palestra foi ministrada pela terapeuta ocupacional Ana Helena Schreiber na sede da secretaria de Educação (foto: ACS)

Palestra foi ministrada pela terapeuta ocupacional Ana Helena Schreiber na sede da secretaria de Educação (foto: ACS)

Volta Redonda – Profissionais da Educação Municipal participaram na sexta-feira (09), no auditório Professora Alba Rangel, na própria secretaria de Educação, no bairro Niterói, da Formação Continuada com palestra ministrada pela terapeuta ocupacional Ana Helena Schreiber.  A palestra foi dirigida aos orientadores educacionais, supervisores educacionais, professores e auxiliares de educação que atendem alunos com múltiplas deficiências na Rede Municipal de Ensino de Volta Redonda.

De acordo com a secretária da pasta, Therezinha dos Santos Gonçalves Assumpção, a Tetê, um dos grandes desafios da educação hoje é promover uma inclusão bem feita, acolhendo o aluno de forma que ele se sinta parte do meio e não acabe sendo excluído dentro da própria escola.

– O objetivo do encontro era, principalmente, enriquecer as práticas inclusivas em sala de aula, beneficiando alunos e professores – disse Tetê, acrescentando que a inclusão é uma realidade em Volta Redonda. “Temos cerca de 500 alunos incluídos na Rede Municipal de Ensino, sendo em torno de 100 com múltiplas deficiências, e cabe à Secretaria de Educação capacitar seus profissionais para garantir atendimento de qualidade”, concluiu.

Sobre a palestrante, Ana Helena Schreiber, Tetê lembrou que a profissional participou no início da inclusão na rede de ensino de Volta Redonda, em 2005. “Foi ela quem orientou a adaptação dos materiais em sala de aula e apresentou materiais alternativos para o trabalho de inclusão. A terapeuta chegou a ir à casa dos possíveis alunos, junto com a equipe da Secretaria Municipal de Educação, para trazê-los para dentro de sala de aula”, afirmou.

O tema abordado foi “Um olhar para as Práticas Inclusivas de alunos com deficiências múltiplas”, e foram apresentados os aspectos teóricos que envolvem o conceito de comunicação alternativa, a elaboração de atividades pedagógicas adaptadas e o uso do computador como recurso de comunicação.

Palestrante

Ana Helena Schreiber é graduada em Terapia Ocupacional (1984) com especialização em Neurologia (método neuroevolutivo-Bobath) e Psicopedagogia pelo CEPERJ (1999). Coordena o Centro de Terapia Ocupacional do Rio de Janeiro e participa do Projeto Instituto Catarata Infantil. Atua principalmente nos seguintes temas: inclusão escolar, tecnologia assistiva, baixa visão, comunicação alternativa e deficiência múltipla. Ao longo dos últimos anos, tem atuado com frequência na capacitação de professores da rede de ensino fundamental e educação infantil para o processo de inclusão escolar.

 

 

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996