quarta-feira, 23 de junho de 2021 - 06:51 h

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Programa Caminhos para a Cidadania realizou oficinas de capacitação para educadores de 36 cidades

Programa Caminhos para a Cidadania realizou oficinas de capacitação para educadores de 36 cidades

Matéria publicada em 14 de janeiro de 2017, 12:00 horas

 


Sul Fluminense – Em 2016, o Programa Caminhos para a Cidadania realizou 207 oficinas de capacitação para os professores de 4º e 5º anos de escolas municipais das 36 cidades localizadas às margens da via Dutra. O programa promovido desde o ano de 2005 pelo Instituto CCR, por meio da CCR NovaDutra, já formou mais de um milhão de alunos e de 37 mil professores no eixo da rodovia.

As oficinas pedagógicas foram realizadas com o objetivo de capacitar e reciclar os educadores com conceitos sobre educação no trânsito, cidadania e meio ambiente, para a inclusão no conteúdo programático das matérias de 4ª e 5ª séries do ensino fundamental.

“Os conteúdos das oficinas e os materiais didáticos são atualizados constantemente, para que os professores consigam levar para sala de aula, de forma lúdica, atividades que contribuam para o desenvolvimento dos alunos como cidadãos mais conscientes”, ressalta a gestora de Relações Institucionais e Sustentabilidade da CCR NovaDutra, Carla Fornasaro.

Blitz educativa: Edições da ação aconteceram nos municípios de Seropédica e Volta Redonda, e nas cidades de São José dos Campos e Roseira (Foto: Divulgação)

Blitz educativa: Edições da ação aconteceram nos municípios de Seropédica e Volta Redonda, e nas cidades de São José dos Campos e Roseira (Foto: Divulgação)

Educação no trânsito

Além das aulas em sala, as crianças participaram de atividades complementares. Em 2016, foram realizadas seis blitz educativas, nas quais os pequenos interagiram com os motoristas, o que proporcionou uma vivência real do trânsito. Em 2016, as edições da ação aconteceram nos municípios de Seropédica e Volta Redonda, no trecho fluminense, e nas cidades de São José dos Campos e Roseira, no trecho paulista.

Já a campanha Cidadania na Estrada permite que os alunos levem mensagens de solidariedade, paz e segurança no trânsito aos motoristas, por meio de cartas distribuídas nas praças de pedágio. Durante a Semana Nacional do Trânsito de 2016, foram distribuídas 30 mil cartinhas aos usuários da via Dutra, escritas de próprio punho pelos participantes do Caminhos para a Cidadania.

Meio Ambiente

Por meio do espetáculo “Cadê o amor que estava aqui?”, produzido pela companhia de teatro CIAVIP Produções Culturais, foram realizadas 59 apresentações teatrais para alunos dos 36 municípios lindeiros à via Dutra, onde as crianças foram conscientizadas sobre a importância de um mundo melhor.

Além disso, mais de 21 mil cartinhas da campanha “Arte na Estrada”, produzidas pelos estudantes do 5º ano do ensino fundamental, com idades entre 10 e 11 anos, foram entregues aos motoristas na praça de pedágio no mês de dezembro. O objetivo foi reforçar, por meio de mensagens, a importância da preservação do meio ambiente.

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document