Programa Conta na Balança acompanhará alunos obesos nas unidades de saúde de Resende

by Diário do Vale

Resende –   O Programa Conta na Balança, que combate à obesidade infantil na rede municipal, inicia este mês o trabalho de busca ativa dos alunos obesos que ainda não alcançaram resultados satisfatórios dentro das ações. A medida foi anunciada durante a reunião de avaliação da equipe, que aconteceu na tarde de ontem, e contou com a presença da idealizadora do programa, a médica cardiologista e deputada estadual Ana Paula Rechuan (PMDB).
A busca será feita pelos agentes comunitários de saúde nas residências dos estudantes, nos endereços informados pelas escolas onde estão matriculados. No primeiro momento os profissionais vão sensibilizar pais e responsáveis sobre a importância de intensificar o acompanhamento feito pelo programa nas unidades básicas de saúde.
A intenção é encaminhá-los às unidades para que seja feita novamente a avaliação do peso, altura, circunferência abdominal, coleta de sangue e aferição de pressão. Entre os exames que serão realizados estão: hemograma completo, glicose, colesterol total e frações e triglicerídeos.
Com base nos resultados, os alunos serão encaminhados para consultas com nutricionistas, passando pela avaliação da equipe da Área Técnica de Nutrição e Alimentação (ATAN) da Secretaria de Saúde. Os agentes vão percorrer residências de alunos obesos em todas as regiões atendidas pelo programa.
Outro ponto avaliado pela equipe durante a reunião foi a participação dos professores de educação física da rede municipal nessa iniciativa. A ideia é oferecer cada vez mais atividades no contraturno para que as crianças atendidas tenham opções dentro da sua unidade escolar.
– Tivemos uma reunião com esses profissionais e estamos estreitando laços para que sejam nossos grandes aliados. Além de educadores, eles são incentivadores das crianças e fortalecem as atividades esportivas dentro do ambiente escolar – ressaltou Ana Paula Rechuan.
A reunião contou também com a participação de representantes das Secretarias Municipais de Educação, de Saúde e de Esporte e Lazer e da Superintendência Municipal de Eventos. O próximo encontro ficou agendado para o dia 25 de maio, às 14h, na Superintendência Municipal de Eventos.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996