terça-feira, 13 de novembro de 2018

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Programa contra tabagismo em Resende é intensificado

Programa contra tabagismo em Resende é intensificado

Matéria publicada em 25 de junho de 2018, 18:11 horas

 


Resende – A prefeitura vem fomentando o combate ao tabagismo. Para isso, a Secretaria de Saúde retomou, em 2017, um programa que consiste na formação de grupos de apoio que fornecem remédios e auxílio a quem está lutando contra o vício. A iniciativa, que no ano passado beneficiou cerca de 120 pessoas, está ganhando reforço agora com a formação de novos grupos em vários bairros da cidade.

Na terça-feira, 26, por exemplo, serão realizadas duas reuniões: uma às 14h, na Unidade de Saúde da Família do bairro Liberdade; e outra, às 19h, na Unidade de Saúde da Família de Engenheiro Passos. Na quinta-feira, 28, a reunião será realizada às 9h da manhã, na Unidade de Saúde da Família da Caixa D’Água, na Cidade Alegria.

No próximo dia 4 de julho, quarta-feira, uma palestra sobre o assunto será realizada, às 19h, na sede da Secretaria de Esporte e Lazer, no bairro Jardim Aliança II. Além de informações sobre o assunto, a equipe presente no local também fará entrevistas com os participantes a fim de captar novos membros para o grupo. Os interessados em participar podem se inscrever no local ou pelos telefones 3354.4301 e 3360.6164.

Segundo a coordenadora da ação, Alessandra Ferreira, os grupos estão bastante numerosos, alguns deles com a participação de mais de 20 pessoas.

– Os benefícios em abandonar o cigarro são inúmeros, sendo o principal deles relacionado à saúde e qualidade de vida. Outro fator que consideramos e sempre expomos aos participantes é o benefício financeiro – ressalta a coordenadora, lembrando que, em alguns casos, uma família chega a gastar cerca de R$ 600 por mês com a compra de maços de cigarro, o que equivale a uma parcela de um carro ou de casa, por exemplo, motivo pelo qual é importante a conscientização não só do usuário, mas de toda a família.

OMS alerta sobre danos do cigarro à saúde. (crédito AB)

Atualmente, segundo ela, o programa está presente nos bairros Cidade Alegria, Nova Alegria, Engenheiro Passos, Liberdade e na Academia da Saúde, sede do projeto, no Jardim Primavera. Em Visconde de Mauá, onde as reuniões serão realizadas às segundas-feiras, às 18h, as inscrições continuam abertas para formação do grupo, assim como na Morada da Barra, onde os encontros acontecem as sextas, às 9h da manhã.

 

Dinâmica do grupo

 

A coordenadora explicou que os grupos se encontram semanalmente nas cinco primeiras reuniões. Após, os encontros passam a acontecer quinzenalmente. – A dinâmica nos grupos de tratamento se inicia com uma avaliação individual do grau de dependência do paciente. Depois, os integrantes são convidados a participar de rodas de conversa, onde trocam experiências e iniciam o tratamento em si, que pode contar com medicamentos de uso oral, e também os chamados adesivos. Outra etapa importante é a manutenção do tratamento, que dura cerca de três meses – explica Alessandra.

 

Como participar

 

Os interessados em participar dos grupos podem fazer sua inscrição na Unidade de Saúde mais próxima de sua casa, fornecendo nome completo e telefone. Outra forma de se inscrever é entrar em contato com a Academia da Saúde, pelo telefone 3383-1720, e solicitar a inclusão de seu nome na lista. Feito isso, o programa entra em contato com o interessado para passar as informações sobre os primeiros encontros.

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document