quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Programa de atenção à saúde será ampliado no próximo ano em Porto Real

Programa de atenção à saúde será ampliado no próximo ano em Porto Real

Matéria publicada em 13 de dezembro de 2019, 15:09 horas

 


PlanificaSUS visa integrar ações da Atenção Primária em Saúde e Atenção Ambulatorial Especializada

Dois workshops sobre a Planificação de Atenção à Saúde são realizados no Horto Municipal, em Porto Real
(Foto: Dorinha Lopes)

Porto Real- O Horto Municipal sediou nos meses de outubro e novembro dois dos quatro workshops sobre a Planificação de Atenção à Saúde (PlanificaSUS). O objetivo do PlanificaSUS é promover a integração dos serviços e atendimentos realizados pela Atenção Primária em Saúde e Atenção Ambulatorial Especializada.

A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Real já implantou o programa nas Unidades de Saúde da Família (USF) do Jardim das Acácias e Freitas Soares. A próxima unidade beneficiada será o Policlínico do bairro Fátima, que recebe o programa a partir de janeiro de 2020. O PlanificaSUS será gradativamente implantado em todas as USFs também a partir do próximo ano.

– É fundamental o desenvolvimento e a aplicação de metodologias que fortaleçam as ferramentas de atendimento à população. Nosso intuito é aprimorar cada vez mais o acolhimento, trabalhando continuamente no sentido de padronizar e manter a qualidade dos serviços de saúde – ressaltou o prefeito Ailton Marques.

O secretário de Saúde, Luiz Fernando Curty Jardim, falou sobre a experiência da implantação do PlanificaSUS em Porto Real.

– A experiência do PlanificaSUS em Porto Real foi apresentada à Câmara Técnica da Atenção Primária à Saúde do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), no II Seminário da Planificação da Atenção à Saúde, que aconteceu nos dias 10 e 11 de dezembro, em Brasília. A prática demonstrou o sucesso das ações referentes à Atenção à Saúde nas USFs do Freitas Soares e Jardim das Acácias. A implantação da nova metodologia de trabalho proposta pelo PlanificaSUS, em Porto Real, tem o objetivo, além da mudança da prática no atendimento, de resgatar e fortalecer o acolhimento da Atenção Primária – disse o secretário que ainda falou sobre o prosseguimento das capacitações do programa.

Teremos nos meses de maio e junho de 2020 mais dois workshops sobre os temas: “Integração e Comunicação na Rede de Atenção à Saúde” e “Monitoramento e Avaliação”. As ferramentas do PlanificaSUS são importantíssimas pois trazem mais resolutividade à prática diária dos profissionais de saúde, finalizou Luiz Fernando. Atualmente a equipe do PlanificaSUS Porto Real é composta pelas tutoras Giane Gioia e Kátia Virgílio, e pelas facilitadoras Luiza Helena e Pollyanna Xavier.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document