O Programa de Controle de Tabagismo de Barra Mansa, realizou nesta segunda-feira (02), panfletagem para divulgação da nova lei antifumo. Criada em 2011 e regulamentada em 2014, a Lei 12.546 proíbe o fumo em ambientes fechados de uso coletivo ou parcialmente fechados por uma parede, teto ou até mesmo um toldo, também acaba com a propaganda dos cigarros nos pontos de venda e aumenta o espaço nas embalagens para advertência sobre os danos do tabaco.
“A nova lei antifumo protege a população do fumo passivo e efeitos tóxicos e cancerígenos da fumaça do tabaco, desestimulando o tabagismo, além da melhora da qualidade do ar”, informou o coordenador do Programa Municipal de Controle de Tabagismo, Gustavo Lessa, acrescentando que a lei incentiva ainda os fumantes a pararem de fumar, inibindo o hábito entre os jovens e adolescentes. Gustavo informou que, em casos de violação da lei, as denúncias podem ser feitas perante a Anvisa e Vigilâncias Sanitárias Estaduais e Municipais. Também cabe denúncia ao Ministério Público do Trabalho e aos Procons.
Além de alertar sobre as novas diretrizes, os profissionais de saúde aproveitaram para divulgar o Programa Municipal de Controle de Tabagismo. As inscrições para o programa serão abertas na primeira quinzena de fevereiro. Os interessados em participar podem se inscrever no Centro de Saúde Oral (Crob), que funciona na Rua Pedro Vaz, 232, no Centro. O horário de atendimento é das 08h às 12h e das 13h às 17h. Os interessados devem apresentar documento de identidade e cartão do SUS (Sistema Único de Saúde) no ato da inscrição. O tratamento é gratuito. Mais informações pelo telefone: (24) 3323-3794.