quinta-feira, 17 de outubro de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Programa Identifica Rio emite 755 documentos em Barra Mansa

Programa Identifica Rio emite 755 documentos em Barra Mansa

Matéria publicada em 16 de setembro de 2019, 14:19 horas

 


Ação beneficiou moradores, com a emissão gratuita de carteira de identidade e certidões
(Chico de Assis- Secom PMBM)

Barra Mansa- A prefeitura em parceria com o Detran-RJ e a Fundação Leão XIII, órgão vinculado ao Governo do Estado, realizou na manhã deste sábado (14), o Programa Identifica Rio. Durante a ação foram emitidos 755 documentos.

Foram 565 documentos pela Fundação Leão XIII, divididos em 169 certidões de nascimento, 65 certidões de casamento, oito certidões de óbito, 119 emissões de RG e 107 para isenção da carteira de identidade. Já o Detran-RJ recebeu 190 pedidos para RG. As solicitações ao Detran-RJ serão entregues aos munícipes no prazo de 16 dias, na unidade da instituição, em Barra Mansa.

A ação aconteceu no pátio do Centro Administrativo Municipal prefeito Luiz Amaral e foi intermediada pelo deputado estadual Marcelo Cabeleireiro.

– Esse é um projeto do Governo do Estado, através da Fundação Leão XIII, que leva dignidade para as pessoas. Muitas vezes elas não conseguem tirar nem a segunda via de documentos, como também perdem os documentos em enchentes ou, muitas vezes, pelo tempo. Então essa é uma forma do Leão XIII dar dignidade ao cidadão. Eu solicitei ao Estado, através do prefeito e alguns vereadores. Também temos expectativas de um projeto para, através do Detran-RJ, tirar identidades das crianças que estudam na rede pública do município – disse.

A chefe da Fundação Leão XIII em Barra Mansa, Elizabeth Soares Mendes Alves, informa a importância de dar um suporte a quem precisa.

– Um evento desses é extremamente importante, principalmente para as comunidades, para aquelas pessoas que não tem condição de pagar por seus documentos. Veio muita gente que perdeu os documentos na chuva. São documentos caros, variando 120 a 200, sendo o casamento 794 reais – disse.

Elizabeth informou que a fundação, em parceria com a prefeitura de Barra Mansa, tem realizado diversas ações para ajudar os barra-mansenses, como mutirões para atender as vítimas das chuvas do início do ano, ações sociais nas comunidades e a participação na Festa da Família, levando o serviço para mais perto dos munícipes.

A moradora do Ano Bom, Rogéria Lúcia Andrade, aproveitou o Identifica Rio para pegar as segundas vias de casamento e nascimento do filho. A confeiteira explicou que o evento veio na hora certa.

– São documentos caros. Se não fosse esse evento eu teria que esperar bastante tempo para poder tirar as certidões. E hoje me ajudou muito, porque estou precisando dessa certidão para tirar a identidade do meu filho. Economizei um valor alto, quase o valor de uma compra do mês – disse.

Além da emissão dos documentos, foram disponibilizados serviços para agilizar a vida da população, como atendimento do Procon e serviços da equipe da Secretaria de Saúde, como orientações, aferição da pressão arterial e distribuição de um kit, com escova e creme dental, para as crianças.

Quem precisar da emissão da segunda via destes documentos e não tiver condições financeiras de retirar, deve procurar a Fundação Leão XIII em Barra Mansa, que funciona no pátio da prefeitura, de segunda a sexta-feira, de 09h às 17h. No local é possível tirar a segunda via da identidade, certidão de nascimento, de óbito, da certidão de casamento e solicitar o Vale Social, benefício que dá direito para pessoas que possuem algum tipo de enfermidade transitar por todo estado do Rio, de forma gratuita.

A prefeitura Municipal de Barra Mansa fica na Rua Luis Ponce, nº 263, no Centro.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document