Programa ‘Limpa Rio’ começa a ser executado em Amparo

by Diário do Vale
Trabalho pesado: Draga fará a limpeza de aproximadamente quatro quilômetros de extensão do Rio Turvo, melhorando vazão e diminuindo o risco de enchente (Foto: Chico de Assis/Ascom PMBM)

Trabalho pesado: Draga fará a limpeza de aproximadamente quatro quilômetros de extensão do Rio Turvo, melhorando vazão e diminuindo o risco de enchente (Foto: Chico de Assis/Ascom PMBM)

Barra Mansa – O distrito de Amparo recebeu nesta segunda-feira (24) o Programa Limpa Rio, do Inea (Instituto Estadual do Ambiente), que tem como objetivo a manutenção e limpeza dos leitos e margens dos corpos hídricos em todo o estado. O trabalho de limpeza será realizado em aproximadamente quatro quilômetros de extensão do Rio Turvo.

De acordo com o engenheiro responsável pela execução do projeto, Carlos Ramos, o trabalho será realizado no prazo de um a dois meses, num trecho de quatro quilômetros no distrito de Amparo, para promover melhoria na vazão de água do Rio Turvo.

– Nosso objetivo é melhorar o escoamento e aumentar a calha do rio para evitar ou minimizar as enchentes – disse.

Para o secretário municipal de Meio Ambiente, Cláudio Cruz, o Baianinho, esse projeto é um benefício muito grande para a população de Amparo, que sofre com as enchentes todos os anos.

– Nesse momento de crise que passamos, toda parceria é muito importante. Temos que valorizar as pequenas conquistas e tentar diminuir o risco de enchente aqui em amparo é muito importante pra população que sofre frequentemente com esse problema – afirmou, acrescentando que pretende solicitar que esse projeto seja realizado em outros pontos do município, como por exemplo no Rio Barra Mansa.

A vereadora Maria Lúcia, moradora do distrito de Amparo, agradeceu a parceria e o apoio, tanto da prefeitura, quanto do Governo do Estado, em levar o programa para o distrito.

– A população aqui sofre muito com a enchente. Estamos ganhando o maior presente do ano de 2017 – comemorou.

Programa Limpa Rio

O Programa Limpa Rio tem como objetivo a manutenção e limpeza dos leitos e margens dos corpos hídricos em todo o Estado. Até o momento o Inea já realizou a limpeza e o desassoreamento de 556 rios, córregos e lagoas em 72 cidades. As demandas são identificadas a partir de requerimentos das prefeituras locais, associações de moradores, representantes da comunidade ou por requerimentos à ouvidoria do Inea.

As cidades fluminenses têm um histórico em comum de urbanização erguida às margens dos rios e lagos. Esse tipo de ocupação, hoje reconhecida como irregular, foi encarada com naturalidade durante boa parte da história, devido à facilidade para captação de água e recursos naturais e para o descarte de esgoto e lixo. Com o passar dos anos e o crescimento das cidades, as pequenas vielas se transformaram em grandes avenidas pavimentadas e impermeabilizadas, os desmatamentos das encostas foram intensificados, assim como a disposição irregular de resíduos e lixo urbano.

A poluição dos corpos hídricos gera um acúmulo, cada vez maior, de matéria orgânica nas águas, com aumento da vegetação aquática, diminuição do oxigênio e mortandade dos peixes. Impróprias para consumo e banho, as águas dos rios e lagoas tornam-se focos de insetos, roedores e animais peçonhentos. Além disso, a deposição de sedimentos alterara o fluxo das águas, provocando enchentes. Essa conjunção de fatores expõe as comunidades à insalubridade, à proliferação de doenças e a alagamentos.

You may also like

2 comments

Morador de BM 25 de abril de 2017, 17:52h - 17:52

Fala com o vereador que voce votou ano passado , muito fácil.

julio 25 de abril de 2017, 07:33h - 07:33

Bom dia, gostaria de deixar aqui minha insatisfação, pois moro próximo ao córrego que passa aqui perto do tratamento de agua no bairro varzea do quartel, aonde um muro do mesmo caiu dentro do córrego e até hoje ninguém tomou nenhuma providência, não limparam ao contrario , vieram olharam e foram embora. Por que ate hoje ninguem tomou uma providência. Gostaria que vcs me ajuda-sem nesse caso.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996