quarta-feira, 15 de julho de 2020

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Programa que resgata a autoestima abre inscrições em Porto Real

Programa que resgata a autoestima abre inscrições em Porto Real

Matéria publicada em 28 de abril de 2015, 09:49 horas

 


Porto Real – O resgate da autoestima pode acontecer em qualquer idade. É isso que o programa Nova Geração da Melhor Idade tem vivenciado durante as atividades que são realizadas diariamente. São vários relatos de pessoas que tiveram relevante melhora até mesmo com relação a problemas de saúde e socialização. Com quase 200 usuários cadastrados, o programa oferece diversas opções de lazer e entretenimento, incluindo passeios e atividade física.

A dona de casa, Aurora das Graças, 62 anos, participa do grupo juntamente com seu marido, Joel das Graças, 68 anos. Ela relatou que o marido enfrenta problemas com depressão. “Entrei para o programa em agosto do ano passado. Desde então levo sempre o meu marido para participar de tudo. Fazemos pintura, ginástica duas vezes por semana. Eu percebo que quando estamos realizando essas atividades ele fica mais alegre. Eu recomendo mesmo! Vale a pena participar do grupo!

“Atualmente contamos com 187 usuários que participam de atividades como ginástica, artesanato, jogos e, além disso, promovemos passeios, bailes e festas comemorativas. Só no ano passado, fomos a duas cidades do estado de São Paulo e ainda aqui perto em Itatiaia. Estamos em processo de ampliação dos horários das oficinas. Procuramos sempre atender aos pedidos que eles nos fazem. Toda nossa programação e as modalidades das oficinas são desejos deles”, explicou a responsável pelo programa, Cláudia Resende.

Jadson Teixeira, o Jajá, é responsável pela ginástica. A atividade acontece três vezes por semana. “Às segundas-feiras estamos em Bulhões. Já às quartas e sextas a ginástica acontece no Porto Real Country Clube, no Centro. Além disso, temos dança e atividades recreativas. Visamos a qualidade de vida dos usuários. Os benefícios para a saúde são muitos: melhora da autoestima, aumenta resistência muscular, previne dores nas articulações, melhora a capacidade cardiorrespiratória, dentre outros.

Cláudia disse o programa faz também visitas domiciliares aos usuários quando se ausentam por algum motivo. Segundo ela, a preocupação com os usuários é constante. “Se o idoso se ausenta por algum motivo, logo procuramos saber o motivo. Caso estejam com algum problema sempre damos a orientação necessária para que seja resolvido”.

“É um programa voltado para maiores de 60 anos e tem o objetivo voltado para a inserção social. São garantidos os direitos básicos do cidadão como esporte, lazer e convívio social. O Nova Geração contempla exatamente isso. Nos preocupamos em dar qualidade de vida com foco na longevidade. É a alegria de viver que é resgatada”, considerou a secretária de Ação Social e Habitação, Laura Rezende.

A prefeita Cida está sempre presente nas atividades do grupo e disse que o objetivo é valorizar a melhor idade. “Eu tenho um carinho muito especial por cada um deles. A vida passa depressa e temos que dar valor a essas pessoas que tanto fizeram para o crescimento de nosso município. Preenchemos a ociosidade do dia a dia deles com ênfase na socialização, mostrando a importância do papel deles na sociedade”.

 Inscrições

 Para se inscrever no Programa Nova Geração, o interessado deve comparecer a uma unidade do CRAS, no bairro Fátima ou Novo Horizonte, de acordo com o endereço da residência, munido dos seguintes documentos de todo os membros do grupo familiar: identidade, CPF, Título de Eleitor, Carteira de Trabalho (mesmo daqueles que não trabalham), Certidão de Casamento e de Nascimento.

O cadastro é feito na unidade do CRAS e lá é feita uma declaração. De posse da documentação expedida pelo CRAS, o interessado deve se dirigir à sede do Nova Geração, situada à Rua 31 , número 1, Freitas Soares, munido de identidade, CPF, comprovante de residência e 2 fotos 3×4.

No entanto, o cadastro no CRAS deve ser agendado pelo telefone: (24)3353-4186 (Fátima). Já para os usuários do CRAS Novo Horizonte não é necessário agendamento. Mais informações pelo telefone: (24) 3353-4017 (Novo Horizonte).


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document