Projeto ‘AfroSaberes’ debate racismo em Barra Mansa

by Diário do Vale

Barra Mansa – A segunda edição do AfroSaberes este ano abordará o racismo estrutural a partir das experiências e ocorridos em que pessoas associaram o negro ao vandalismo, ao usuário de drogas e moradores de rua. O evento acontece no dia 27 de julho, na Estação das Artes, localizada à Rua Orozimbo Ribeiro, no Centro, a partir das 18h

Para o presidente da Fundação Cultura Barra Mansa, Marcelo Bravo, o sucesso do projeto continua:

– O protagonismo dos negros na programação cultural das unidades culturais em Barra Mansa, permanece forte. A estação, por exemplo, virou um lugar de constante debate e compartilhamento de saberes da cultura afro e que influenciaram a cultura brasileira. O que está ao nosso alcance é fomentar, cada vez mais, que atividades como essa, aconteçam ali – afirmou.

A vice-prefeita Fátima Lima conta que convidar outros projetos para falar sobre cultura afro vai além de apenas uma conversa. Segundo ela, é uma ferramenta de empoderamento.

A conduta de associar a imagem de um jovem negro à condição de usuário de drogas ou de alguém em situação de rua tem nome e sobrenome: racismo estrutural. “As pessoas podem argumentar que não pensaram essas coisas por mal, mas acabam pensando. Pensam porque a sociedade está acostumada a ver uma enorme quantidade de pessoas negras marginalizadas enquanto pouquíssimas delas ocupam espaços de poder. É evidente que não há problema na profissão de ambulante; o que denuncia o racismo é o fato de o negro ser sempre associado ao papel de funcionário que está ali pra servir”.

O AfroSaberes é realizado pela prefeitura, por meio da Fundação Cultura e Gerência de Promoção da Igualdade Racial previsto no Sistema Municipal de Cultura.

You may also like

2 comments

guto 23 de julho de 2018, 21:05h - 21:05

Durante 26 anos a mortalidade infantil estava diminuindo no país, ou seja, principalmente as crianças negras estavam morrendo menos, pois a nossa classe pobre é predominantemente negra!
No entanto, em 2016 ainda no governo Dilma Roussef, a mortalidade infantil começou a crescer de novo! Eu considero isso uma espécie de racismo estrutural, pois mais de 60% dessa mortalidade inclui a raça negra!

Ou seja, a corrupção engendrada pelo PT e outros partidos de esquerda levou ao aumento da mortalidade infantil de crianças negras! A Corrupção mata!!!

Como diria o jornalista Boris Casoy: “Isso é uma vergonha!”…

Paulo Elias 23 de julho de 2018, 19:33h - 19:33

Há momentos que fico surpreso com algumas constatações. Esses ativistas insistem em colocar situações nas quais esse ou aquele grupo se torna vítima de algo.
Posso já prever o que será posto neste evento, apenas vitimismo e bla bla bla, e nenhuma proposta e ação para solução de alguma coisa.

Sabe o que é um problema estrutural? É o governo investir 4x mais em universidades públicas (para atender uma maioria de ricos) do que no ensino de base. Porque isso não é posto em debate?

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996