segunda-feira, 22 de julho de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Projeto de capoeira começa a ser desenvolvido em creches de Itatiaia

Projeto de capoeira começa a ser desenvolvido em creches de Itatiaia

Matéria publicada em 18 de abril de 2019, 19:11 horas

 


Itatiaia- O projeto “Capoeira é História e Educa” começou a ser desenvolvido com crianças de duas creches de Itatiaia: Sandra Cotrim, no Campo Alegre, e Roberto Cotrim, na Vila Odete. As atividades, que tem o objetivo de promover a integração dos alunos através do esporte são realizadas às quintas-feiras, nos períodos da manhã e tarde.
Na creche Sandra Cotrim, as aulas atendem três turmas de maternal 2 (crianças de 3 a 4 anos), com média de 12 alunos, nos horários de 8h40 às 9h05, 9h05 às 9h30 e 9h30 às 10h.
Na Roberto Cotrim, as atividades são realizadas com duas turmas de maternal 2, uma com 22 alunos (dívida em dois grupos pra facilitar a aula) e outra com 14, nos horários de 14h30 às 15h, 15h às 15h30 e 15h30 às 16h.
As aulas são ministradas pela capoeirista Milena dos Santos, que explicou o objetivo das atividades serem realizadas com as crianças.
– Nas aulas, utilizo da ludicidade para lhes apresentarem a capoeira. Através de brincadeiras, cantigas e histórias consigo introduzi-los no universo gigantesco que é essa arte afro-brasileira. E quanto ao objetivo, possibilitamos aos alunos contato com algo diferente, estimulamos a curiosidade e prezamos pelo desenvolvimento integral dos alunos – destacou Milena.
A capoeirista ainda revelou que a prática do esporte pode ajudar no desenvolvimento das crianças, assim como aconteceu como a mesma.
– Me sinto lisonjeada por poder fazer um trabalho tão lindo com os pequeninos. A capoeira é uma atividade rica, inclusiva, trabalha com o corpo inteiro e tem inúmeros benefícios. Pratico esse esporte desde criança, e ele me auxiliou muito quanto ao meu desenvolvimento, não só físico, mas como pessoa em geral. Quero trazer essa vivência para eles, como o convívio com as pessoas, a cooperação, a alegria e o respeito pelo próximo. É importante começar desde pequeno – revelou a monitora.
Existe a possibilidade de que as atividades sejam ampliadas em outras creches do município. O projeto é desenvolvido pela prefeitura de Itatiaia, em uma parceria das secretarias de Educação e de Esporte e Lazer.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Um comentário

  1. Avatar

    Enquanto isso A cidade de Barra Mansa acabou com a capoeira nas escolas, projeto vencedor e que foi deixado de lado pelo atual governo que aliás, perdeu mais coisas afrobrasilerias.. Parabéns Itatiaia. M.B.

Untitled Document