Projeto de Robótica de VR é inspiração para cidade da região Metropolitana do Rio

by Diário do Vale

Secretário de Educação de Itaboraí visitou Volta Redonda para conhecer o projeto
(Foto: Evandro Freitas – Secom PMVR)

Volta Redonda- O projeto de Robótica Educacional realizado pela prefeitura de Volta Redonda tem sido um sucesso. Tanto que o secretário de Educação de Itaboraí, cidade da região metropolitana do Rio de Janeiro, veio até a cidade para conversar com a secretária municipal de Educação e conhecer os detalhes do projeto para implantá-lo em seu município.
– O projeto criou um ambiente de acesso para todos os alunos da rede, isso é o que me trouxe aqui. Um projeto de robótica é muito complexo e implantar em municípios com um número muito grande de alunos é muito difícil. E aqui foi feito de uma forma que as crianças avançam pedagogicamente. Temos que trazer nossas escolas para o século XXI e conectar os alunos trazendo esse tipo de oportunidade é o que a gente precisa – afirmou o secretário de Educação de Itaboraí, Osório de Souza.
O Projeto de Robótica Educacional é realizado nas unidades Educacionais da rede municipal com Software e Hardware livres e tem como objetivos promover o desenvolvimento criativo dos alunos; despertar o interesse e a motivação pelo estudo das ciências e sua aplicação funcional e proporcionar aos alunos através do trabalho em grupo, a colaboração, a criatividade, a vivência de desafios e a resolução de problemas.
Atualmente o projeto acontece aos sábados em sete escolas do município e mais profissionais estão sendo capacitados para expandir para todas as unidades educacionais. A coordenadora pedagógica do projeto, Paulinha Batista, contou que apesar de no município ter equipe de competição o foco do projeto é a aprendizagem.
– A robótica educacional trabalhada aqui no município é focada na construção de conhecimento – disse.
A secretária de Educação de Volta Redonda, Rita Andrade, lembrou que é um trabalho muito importante.
– Primeira coisa que nós precisamos fazer é incentivar os professores. Fazer com que eles acreditem no projeto. Os alunos são contagiados pela empolgação – contou Rita.
Para o prefeito Samuca Silva, a robótica educacional além do aprendizado acadêmico, desenvolve valores importantes nos alunos.
– Eles começam a se preocupar com o descarte correto do lixo eletrônico, sendo que muitos desses materiais são reaproveitados, ajudando o meio ambiente. Então eles se desenvolvem como alunos e como cidadãos responsável – afirmou o prefeito.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996