domingo, 17 de novembro de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Projeto Movimento Verde em Piraí prepara atividades para 2016

Projeto Movimento Verde em Piraí prepara atividades para 2016

Matéria publicada em 9 de fevereiro de 2016, 16:49 horas

 


projeto verde

Movimento Verde: Projeto realizou visitas ao Sesc Barra Mansa com várias oficinas de horta orgânica, material reciclado e recreação
(Foto: Divulgação)

Piraí- O Projeto Movimento Verde: da Educação Ambiental à Inclusão Social, que é um trabalho interdisciplinar da E. M. Luiz Marinho Vidal, no bairro Jaqueira, em Piraí, continuará com força total em 2016. As atividades já estão sendo preparadas pela equipe diretiva e professores para que quando os alunos retornarem para as aulas possam colaborar com sugestões para a realização de algumas atividades propostas.

Entre os parceiros da escola já confirmaram presença nas atividades o Ministério do Meio Ambiente, o Sesc, Furnas, Polícia Federal, Polícia Militar, Eco Óleo, Agevap (Comitê de Bacia do Paraíba do Sul), Nova Cedae e as secretarias municipais de Meio Ambiente, Saúde, Cultura, Agricultura, Educação, Ciências e Tecnologia.

O projeto não recebe ajuda financeira de nenhuma instituição, porém, recebe ações sociais e educativas que faz os alunos terem uma oportunidade diferente de estudos.

O projeto tem como objetivos fazer com que os alunos sejam multiplicadores do conhecimento sobre Educação Ambiental Crítica nas comunidades, estimular a prática de atividades físicas através de caminhadas e esportes de aventura como o montanhismo, slackline e o muro de escalada em áreas verdes urbanas, e a inclusão social dos alunos em pontos turísticos do estado do Rio de Janeiro que eles dificilmente poderiam visitar se não fosse através da escola.

Em 2015 os alunos visitaram o Pão de Açúcar, Pedra Bonita, Jardim Botânico, Zoológico Municipal, todos no Rio de Janeiro e a Eta Guandu, em Nova Iguaçu, em que tiveram aulas práticas nos locais da visita sobre Educação Ambiental com os professores de Artes, Inglês, História, Português, Geografia, Educação Física e com os professores da Educação Infantil ao 5º ano. Na região Sul Fluminense as visitas foram realizadas ao Sesc Barra Mansa com várias oficinas de horta orgânica, material reciclado e recreação.

Para 2016 a escola está a procura de doação de dois ônibus para que possa levar os alunos em datas distintas ao Rio de Janeiro para que as aulas expositivas nos locais da visita possam acontecer com os alunos sobre Educação Ambiental.

Espaço exibidor

O Ministério do Meio Ambiente oficializou a E. M. Luiz Marinho Vidal como espaço exibidor de filmes ambientais produzidos pelo Circuito Tela Verde, que é uma mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente que reúne vídeos com conteúdo socioambiental para serem exibidos em todo território nacional e em algumas localidades fora do país. A escola já exibiu filmes em 2015, mas agora será um espaço exibidor oficial do governo federal. A escola receberá todos os anos DVDs do Circuito Tela Verde e materiais didáticos para o ensino de Educação Ambiental.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document