sexta-feira, 10 de julho de 2020

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Projeto Orar em Ação completa seis anos

Projeto Orar em Ação completa seis anos

Matéria publicada em 2 de novembro de 2016, 06:20 horas

 


Grupo de Volta Redonda reúne jovens de diferentes religiões em prol da prática de boas ações, principalmente em áreas de vulnerabilidade social

Famílias inteiras participam de ações realizadas pelo projeto (Foto: Divulgação)

Famílias inteiras participam de ações realizadas pelo projeto (Foto: Divulgação)

Volta Redonda – O dia 2 de novembro é conhecido pelo Dia de Finados, um dia triste, porém, a data também pode ser lembrada como um dia feliz, marcado por muito amor. Isso porque nesta mesma data em 2010, um grupo de jovens de diferentes religiões decidiu fundar o “Projeto Orar em Ação”, que teria como principal objetivo espalhar o amor, a fé e a esperança por onde passasse. Hoje, seis anos depois, o grupo cresceu, conta com mais de 70 voluntários e atua em comunidades carentes, asilos, ajuda aos moradores de rua e até em hospitais.

Fundadora e presidente do projeto, a universitária Isabela Britto Guimarães, de 22 anos, lembra que o projeto surgiu com a intenção de unir as pessoas de diferentes crenças para fazer o bem, deixando de “apenas pedir a Deus por um mundo melhor, mas agindo na construção de um mundo mais fraterno e solidário”.

– A maior das nossas missões é sempre mostrar para as pessoas que, independentemente das circunstâncias em que elas se encontram, não se pode deixar de ter fé e acreditar que existe uma força superior olhando por elas – destacou.
Atualmente, o projeto atua no ‘Minha Casa, Minha Vida’ do Residencial Ingá, no bairro Santa Cruz, em Volta Redonda. No local, além de desenvolver atividades culturais, como roda de leitura e desenho, o grupo realiza atividades temáticas com as crianças, como, por exemplo, sobre meio ambiente, reciclagem, alimentação saudável e higiene bucal, quando, em parceria com uma clínica odontológica, iniciou o tratamento dentário de algumas crianças.
– Também procuramos auxiliar às famílias da comunidade. Conversar com elas e procurar maneiras de ajudá-las. Talvez possa parecer pouco o que conseguimos fazer pelas famílias e pelas crianças, mas entendemos que a nossa maior contribuição é levar um pouco de amor, fé e esperança para elas – frisou.

Orar em Ação: Grupo vai à escolas e comunidades carentes levar mais amor e alegria (Foto: Divulgação)

Orar em Ação: Grupo vai à escolas e comunidades carentes levar mais amor e alegria (Foto: Divulgação)

Um ano de Paraíso e a conquista das casinhas

Isabela lembra que, no começo do projeto, as ações aconteciam apenas em datas comemorativas, quando o grupo se unia e realizava atividades para lembrar o real sentido da data. Entretanto, com o passar dos anos, sentiu-se a necessidade de fazer um trabalho com mais periodicidade e, com isso, desde o ano passado, decidiu-se que as ações seriam semanais, sempre aos sábados.

– Escolhemos o assentamento do bairro Paraíso de Cima, em Barra Mansa, para iniciar essa nova fase do projeto. Ficamos um ano lá, procuramos ajudar a comunidade de todas as maneiras possíveis e fizemos diversas oficinas com as crianças, como desenho, música e roda de leitura, quando montamos uma biblioteca para a comunidade – ressaltou, lembrando do momento mais marcante, quando o projeto participou da conquista das casas dos moradores.

– O que passamos no Paraíso ficará para sempre na história do projeto. Conquistamos a confiança da comunidade e, consequentemente, ficamos do lado dela durante todo o processo da luta pelas casinhas. Frequentamos as reuniões no gabinete do prefeito e procuramos auxiliar de todas as formas para que conseguissem ter o direito a uma moradia digna. E ouvi esse reconhecimento da comunidade na nossa festa de despedida foi algo memorável e será para todo sempre – completou.
Agora, sobre as expectativas para o futuro do projeto, uma coisa é certa: o Projeto Orar em Ação irá continuar espalhando o amor por aí.
– Espero que possamos ir para todo e qualquer lugar, mesmo que seja em outros países, mas, sempre, levando o temos de melhor, que e a nossa fé e boa vontade de para fazer o bem – finalizou Isabela.

O mundo encantado dos hospitais

Além das ações nas comunidades carentes, o Projeto Orar em Ação iniciou, recentemente, um trabalho no Hospital São João Batista, em Volta Redonda. Fantasiados de princesas e super-heróis, o grupo visita a unidade médica e transforma os corredores do hospital em um mundo encantado.

Isabela destaca que era um sonho antigo fazer ações em hospital, porém, nunca conseguia levar para frente à ideia. Até que, em parceria com a Casa da Criança e do Adolescente de Volta Redonda, surgiu a oportunidade.

– Durante o treinamento para começar as ações, ficamos pensando em uma maneira impactante e decidimos que iríamos fantasiados. Que iriamos lotar os corredores do hospital de princesas e super-heróis. Aí, firmamos uma parceria com uma loja de fantasia e começamos as ações – explica.
A princípio, a presidente lembra que a ideia era visitar apenas a ala de pediatria do hospital, porém, percebeu-se que tanto os adultos como os idosos, também se encantavam com as fantasias e queriam receber as visitas também.

– As crianças ficam encantadas e os adultos e os idosos voltam a serem crianças. Pedem para tirar foto, se divertem e, mesmo que por poucos minutos, diminuem o sofrimento de estarem internados – lembrou Isabela, que ainda falou sobre a sensação de visitar o hospital como uma princesa.

– Você pode levar um pouco de carinho e atenção para essas pessoas que estão em uma situação tão difícil, muitas vezes de muita dor, é muito engrandecedor. É uma sensação única. Os nossos voluntários já passaram por cada história, por cada momento que faltam palavras para explicar a troca de energia que acontece. Podem ter certeza que quem mais ganha somos nós, que saímos totalmente diferente da pessoa que entramos – encerrou.

Informações

Quem quiser saber mais informações ou maneiras de ajudar o Projeto Orar em Ação, pode procurar a página oficial do grupo no facebook ou no instagram: Projeto Orar em Ação; pelo e-mail: oraremacao@gmail.com; ou pelo site oraremacao.com.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

2 comentários

  1. Avatar

    Graças a Deus, mais oraçao menos violencia.’…….VIDA COM DROGAS, VIRA UMA DROGA DE VIDA, TENHA A CORAGEM D E SER DIFERENTE, VENHA SER DE JESUS COM A GENTE!

  2. Avatar
    gleydson laurindo de souza

    Por mais atos como esse!

Untitled Document