sábado, 24 de agosto de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Projeto social oferece serviços e atividades em Resende

Projeto social oferece serviços e atividades em Resende

Matéria publicada em 14 de março de 2019, 18:03 horas

 


Resende- Pela primeira vez, a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, promoverá a ação social “Resende Cidadã”, que vai acontecer neste sábado, dia 16. A ação, coordenada pela Diretoria de Direitos Humanos, será realizada no Parque Coophasul, na Rua dos Umbus, no bairro Cidade Alegria, entre 9h e meio-dia. O objetivo é oferecer uma vez por mês serviços públicos e incentivar a cidadania nas comunidades em situação de vulnerabilidade social ou com dificuldade de acesso a bens e serviços.

De acordo com a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Jacqueline Primo, a ação foi elaborada a partir do conceito do antigo ‘Balcão de Direitos’, que passou por uma reformulação visando expandir as atividades inseridas e otimizar a temática cidadania.
— A intenção da reestruturação foi aumentar o número de serviços oferecidos, além de dar uma nova roupagem para valorizar a questão do exercício da cidadania. O ‘Balcão de Direitos’ reunia basicamente ações da Saúde e da Assistência Social. Atualmente, temos aproximadamente 30 parceiros articulados, entre serviços públicos municipais e estaduais, setores privados e organizações da sociedade civil. O ‘Resende Cidadã’ busca a inclusão social e a viabilização de direitos com mais parceiros e maior qualidade. A intenção é proporcionar uma manhã de sábado por mês, com atendimentos e orientações nas áreas da saúde, assistência social, trabalho, educação, cultura e do esporte e lazer para todas as faixas etárias, entre outros assuntos – frisou.

Entre as principais atrações, haverá às 9h, um aulão de zumba, com organização da Secretaria de Esporte e Lazer. Às 10h, será desenvolvido o projeto ‘Árvore do Saber’, pela Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, através da Biblioteca Municipal Dr. Jandyr César Sampaio, com contação de histórias. Às 11h, apresentação de capoeira com o Centro Cultural Senzala do Núcleo de Resende. A programação contará também com orientação jurídica fornecida pelo Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da Faculdade Estácio de Sá. A ONG (Organização Não Governamental) ‘Mãos que Ajudam’ estará envolvida no evento, visando dar orientações e auxílio aos familiares de apenados.

A diretora de Direitos Humanos, Emanuele Dalpra, destacou que a programação está repleta de novidades e promete dar uma ampla oferta de serviços à população, além de informações sobre seus direitos.
— Teremos aferição arterial e de glicemia por profissionais da saúde, além de vários programas voltados para a prevenção e tratamento de doenças, como DST/Aids, Antitabagismo, Saúde Mental, tuberculose, saúde bucal. O trailer móvel odontológico estará disponível para os atendimentos. A equipe de fisioterapia, por exemplo, fará análise postural. O cronograma inclui captação de currículos para vagas de emprego por meio do Sine (Sistema Nacional de Emprego) Resende. Ainda haverá a participação de equipes do CEJA (Centro de Educação de Jovens e Adultos) e Faetec (Fundação de Apoio à Escola Técnica), para a realização de pré-inscrições para ensino à distância e cursos técnicos. Serão prestados esclarecimentos em relação aos serviços de proteção à criança, ao adolescente, mulher, idoso e à pessoa com deficiência. O CadÚnico (Cadastro Único) de Resende, que é a porta de entrada para diversos programas sociais do governo federal, estará presente também – lembrou.

No ‘Resende Cidadã’, também estarão envolvidos os seguintes órgãos e serviços municipais: CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) Toyota; Niam (Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher); Coordenadoria da Mulher; SEAS (Serviço Especializado de Abordagem Social); Centro Pop (Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua); CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social); CCZ (Centro de Controle de Zoonoses); e Ouvidoria da Prefeitura, entre outros. Representantes do Procon, órgão destinado à proteção e defesa do consumidor, e do 79º Grupo Escoteiro Agulhas Negras também confirmaram presença.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document