domingo, 23 de fevereiro de 2020

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Projeto social realizará evento internacional em Volta Redonda

Projeto social realizará evento internacional em Volta Redonda

Matéria publicada em 26 de março de 2017, 19:03 horas

 


EducaSol sediará o Good Deeds Day no próximo dia 2 de abril, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Volta Redonda – De uma ideia surgida dentro de casa, nasceu o Educasol, um projeto de educação solidária que tem como objetivo arrecadar materiais escolares usados para serem distribuídos a crianças em situação de vulnerabilidade social. E por iniciativa de uns de seus idealizadores, que conheceu o movimento internacional conhecido como Global Good Deeds Day e realizou a inscrição, agora a cidade de Volta Redonda sediará também o evento internacional.

Após análise das práticas solidárias do projeto, o Educasol foi selecionado para participar do evento no estado do Rio juntamente com Nova Iguaçu, Caxias e São João de Meriti, sendo o único a apresentar uma ação.

De acordo com uma das idealizadoras do projeto, Marinez Rodrigues, o projeto surgiu de práticas cotidianas na família, que após uma conversa com sua filha, Liz Vitória, de 10 anos, sugeriu que outras mães fizessem também o reuso de mochilas e estojos escolares.

– Muitas famílias, mesmo sem condições financeiras, adquirem produtos e mercadorias impulsionados pelo senso comum, e não praticam a reutilização de materiais que ainda podem ser aproveitados – explicou Marinez. E pensando em uma forma de reutilização dos materiais escolares que sobraram do ano passado ou alguns itens que não foram utilizados até o final, foi nascendo a ideia da criação do projeto.

A partir daí, Marinez e Luiz Fernando, idealizadores do projeto, que trabalham em um coworking de projetos, elaboraram o Educasol e lançaram um post em uma rede social para alguns amigos. No dia seguinte eles já tinham 200 pessoas compartilhando e buscando informações. Três dias depois eles resolveram criar uma fanpage (https://www.facebook.com/educasolbrasil) que já possui milhares de visualizações e não tem patrocínio algum.

– Nosso projeto teve início em janeiro de 2017, aproveitando o início do ano letivo para lançar a campanha e divulgar nossos pontos de coletas. Atualmente estamos recebendo doações toda semana, e após nosso evento Global do Dia das Boas Ações, que será realizado no dia 2 de abril, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), campus Volta Redonda, faremos a entrega dos kits. A nossa expectativa para abril é de 500 kits escolares aproximadamente – afirma.

Segundo Marinez, a falta de patrocínio e colaboradores para custear o desenvolvimento do projeto é uma das maiores dificuldades enfrentadas por eles.

– O Educasol é um projeto sem fins lucrativos e por não termos recursos nossa divulgação fica prejudicada. Encontramos dificuldades em visibilidade nas mídias para o maior engajamento das pessoas em uma educação solidária. Apesar disso as pessoas estão tendo conhecimento do projeto através das redes sociais. Para colaborar os interessados podem acessar a fanpage e verificar os pontos de coletas existentes em sua cidade, e também podem enviar mensagens ou ligar (24-99969-5704) – esclareceu.

Com relação a escolha das crianças que serão beneficiadas com os kits, Marinez explica que será através de informações do Conselho Municipal de Educação e instituições que possam sinalizar as principais áreas de vulnerabilidade social.

Pontos de coletas

Atualmente o projeto EducaSol Brasil já possui na região quatro parceiros/apoiadores: a Associação dos Trabalhadores do Sul Fluminense, a ONG Eu Pratico Esperança, Orthopride e o IFRJ.

– Os parceiros/apoiadores disponibilizam pontos de coletas em suas instituições para o recolhimento das doações. Estamos em busca de mais patrocinadores para com isso suprir nossa logística de arrecadação, armazenamento, limpeza e higienização, montagens de kits – ressaltou.

Good Deeds Day ou Dia das Boas Ações acontece sábado

O EducaSol irá sediar o Good Deeds Day em Volta Redonda no próximo dia 2 de abril no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), campus Volta Redonda. O evento internacional acontece anualmente em 75 países, e teve seu primeiro movimento em 2007 em Israel através da organização não governamental Ruach Tova, com o princípio de que “cada pessoa pode fazer uma boa ação e criar um impacto positivo em benefício dos outros e do planeta”. Hoje é representado por várias ONGs do mundo inteiro em dois dias de projeto específicos por ano.

Desde 2007, milhões de pessoas de milhares de empresas e organizações unem forças todos os anos para atuar como voluntários e fazer o bem. Grandes parceiros da mídia, figuras de liderança e celebridades como a ABC Network Studios NYC, a NASDAQ, o Papa Francisco e muitos outros já participaram.

Para Nina Scheliga, uma das coordenadoras do evento, o Dia das Boas Ações é um dia para fortalecer o que já tem sido feito por milhares de pessoas, ligadas à organizações sociais ou não. No Brasil, a primeira edição aconteceu ano passado e teve a participação de mais de 40 mil pessoas, reunidas em mais de 40 cidades, com 300 atividades em todo o país.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

2 comentários

  1. Avatar

    Um projeto com muita dedicação para nossa cidade é com certeza será um exemplo para social humano . Aos idealizadores parabéns pela iniciativa de fazer o melhor ao próximo.

  2. Avatar

    Exelente ideia e certamamente vai ser um sucesso. Parabens !

Untitled Document