Protagonismos e Participações Juvenis na Contemporaneidade é tema de congresso

by Diário do Vale

Angra dos Reis – Com o tema Protagonismos e Participações Juvenis na Contemporaneidade, o Instituto de Educação de Angra dos Reis -IEAR, que é o pólo da UFF – Universidade Federal Fluminense em Angra, realiza o II Congresso Diversidade Cultural e Interculturalidade de Angra dos Reis. O encontro que tem abertura na noite do dia 10 de novembro, na Casa Larangeiras no Centro de Angra e acontecerá até o dia 12, na sede do IEAR, em Jacuecanga. A entrada é grátis e as inscrições serão realizadas durante o congresso.

O encontro que promete reunir estudantes secundaristas, universitários, mestres e doutores, além de membros de comunidades tradicionais, artistas, agentes de movimentos sociais, secretarias municipais, além de CEDERJ e demais interessados tem como objetivo primordial proporcionar mais um espaço de discussão e formação aos diferentes sujeitos que atuam no campo da diversidade cultural e da educação, possibilitando o diálogo intercultural por meio da participação efetiva desses sujeitos na construção de políticas públicas para a cidade de Angra dos Reis.

– No ano de 2015, realizamos o I Congresso, que se mostrou uma rica experiência. Contou com a participação de mais de 450 pessoas, oriundas de 31 cidades, 5 universidades públicas, faculdades privadas, escolas públicas e privadas de nível fundamental e médio – incluindo as escolas especiais, as escolas do campo e as escolas indígenas -, ONGs, secretarias municipais no âmbito da educação, cultura, assistência social e direitos humanos, de pessoas com ensino fundamental ao doutorado, pessoas do campo, caiçaras, ilhéus, quilombolas e indígenas. Essa experiência precisava ser vivida novamente e faremos o segundo Congresso para promover novamente essa mobilização, garante o diretor do IEAR Angra, organizador do Congresso, Prof. Augusto Lima.

Curtas

Pela primeira vez, na programação do Congresso de Diversidade Cultural e Interculturalidade de Angra dos Reis, acontecerá a mostra de curtas Redemoinho. A proposta é disseminar a produção audiovisual de coletivos comunitários e realizadores cinematográficos de comunidades étnicas do território brasileiro.

– Um redemoinho de diálogos e encontros dos múltiplos olhares no Cinema, parafraseando Luís da Câmara Cascudo, concebemos que redemoinho é o vento circular, é o vento em espiral, rodando como um parafuso gigantesco, e o encontro desses ventos conflui nas diversas formas de pensar e realizar cinemas possíveis no espaço intercultural – define o curador da mostra, Lulik Lomba de Farias, do Coletivo Cinema 7 Flechas.
A mostra não possui caráter competitivo, e os responsáveis pelos filmes receberão certificado de participação.

PROGRAMAÇÃO

1º DIA: 10/11 (Quinta-feira)

18h às 22h Credenciamento e Abertura com Palestrantes Conferência de Abertura:

“Protagonismos e Participações Juvenis na Contemporaneidade” Convidados: Prof. Dr. Paulo Carrano, Luna Luiza Zephiro (Movimento de Ocupação das escolas de Angra dos Reis) e Fabiana Ramos (Quilombo de Santa Rita do Bracuí) – Coordenação Edyelle Carolina de Araujo Rosa (UBUNTUFF) Atividade Cultural: Jongo Bendito Cruz (Vila Histórica de Mambucaba)

2ª DIA: 11/11 (Sexta-feira)

8h Credenciamento
9h às 12h30min
Comunicação Oral por Eixo Temático
12h30min às 14h
Almoço
14h às 16h30min
Comunicação Oral por Eixo Temático
16h30min às 17h30min

Pôster*

18h às 20h Mesa: Juventudes e Interculturalidades. Convidados: Walmyr Junior (Conselho Nacional de Juventude), Moara Correia (UNE), Thais Santana (LGBT/UbuntUFF), Leila Xavier (Projeto Chantie-Anchieta/UFRRJ), Nyl MC (Produtor cultural/Agência de Notícias de Favela), Gabriel Azevedo (Ocupa Cembra/Paraty). Coordenação – Bruna Tainá Rodrigues (CAAC/IEAR)
18h às 20h Mostra “Cine Redemoinho” de Curtas
19h às 20h

Lançamento de livros

20h30min Atividades Culturais: Sarau – Aika Cortez – rapper; Charme Equipe Pocket; Etiópia e Mariel Marisco,
* Os painéis auto explicativos estarão disponíveis durante todo o Congresso
3º DIA: 12/11 (Sábado) 8h Credenciamento
9h às 11h Mesa: Mídias- Cinema e Juventude: Iulik Farias ( Coletivo Cinema 7 Flechas), Heron Santos ( Ocupaê), Rabu Gonzales (produtor e diretor) , Claudio Karai papa (Guarani), Ana Carolina Lourenço (Mestre em Ciências Sociais e produtora), Letícia Mendes (Grupo Artêros) – Coordenação Maria Carolina Farnezi (UBUNTUFF)
11h às 13h Mostra “Cine Redemoinho” de Curtas
11h às 14h Encerramento com Atividades Culturais: Oficinas simultâneas com a cultura Hip Hop: Grafite com Eduardo Tex; Rap com Lado A (Mc Revolução, L.T. e Dejah)
e Fiell; Artes Recicladas com Gi Mamusca; Dança com Bboy Maro, Bboy Patrick e Pluto, Oficina de turbante com Janaína Kinda, oficina de abayomi com Maria Conceição (IEAR/UFF)

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996