sábado, 11 de julho de 2020

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Psicóloga alerta para relação abusivo entre pais e filhos

Psicóloga alerta para relação abusivo entre pais e filhos

Matéria publicada em 10 de novembro de 2019, 07:45 horas

 


 

Relação abusiva pode ocasionar transtornos psicológicos -Foto: Fotos Públicas

Volta Redonda- A psicóloga Maria Silva fez um alerta sobre o relacionamento abusivo entre pais e filhos que ocorre em alguns casos, como imposições, entre outras atitudes. Segundo ela, o problema às vezes por dificuldades que os pais já trazem desde a infância. “Os pais agem inconscientemente, que significa o não querer saber. Agem com os filhos como podem, sem noção de que as palavras ditas terá como consequência uma relação abusiva”, explica.

E mais: ela ressalta que o relacionamento abusivo pode atingir tanto as meninas quanto aos meninos.

– Ele começa a manifestar quando a criança entra para o mundo da linguagem, quando já esteja ocorrendo uma comunicação legível entre pais e filhos. Geralmente no início da fase infantil e ficando mais marcante na fase da adolescência – explica.

Na opinião da psicóloga, os filhos devem lidar com os pais de forma mais compreensível e procurar ajuda.

– Perdoar é a melhor saída. Os pais posicionam no mundo como podem, não como nós gostaríamos que fossem. Já os filhos precisam procurar um tratamento psicológico para entender o comportamento dos pais, descobrindo os porquês desse comportamento abusivo. Também para saber como lidar com essa situação traumatizante. Na verdade, os dois precisam de ajuda psicológica, pois no ambiente onde ocorrem relações abusivas, os filhos são os que mais sofrem. E os pais precisam conscientizar de que os filhos estão sendo atingidos com o comportamento abusivo deles. Portanto é preciso mudar os pais para ajudar os filhos – orienta.

A psicóloga alerta ainda que as consequências desse tipo de comportamento são graves, mas vai variando entre os filhos, porque cada filho vai interpretar de maneira singular o contexto desta relação abusiva.

– Raramente um filho sai ileso de um relacionamento abusivo. As consequências são os surgimentos de sintomas como fobia, síndrome do pânico, esquizofrenia, psicose, paranoia, irritabilidade e outros – destaca.

Por Júlio Amaral


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Um comentário

  1. Avatar

    a relação entre pais filhos de ser o melhor possível entre família….. eu amo a minha familha

Untitled Document