Quatis anuncia nova compra de medicamentos para a Farmácia Municipal

by Diário do Vale

Aquisição vai reforçar estoque de sete unidades médicas, informa prefeitura de Quatis
(Foto: Divulgação- Secom PMQ)

Quatis- Um total de 72 itens de medicamentos acaba de ser comprado pela secretaria municipal de Saúde reforçando o estoque da Farmácia Municipal; dos postos do Programa Saúde da Família dos bairros Nossa Senhora do Rosário, Mirandópolis, Jardim Independência e Jardim Pollastri, além das unidades básicas dos distritos de São Joaquim e Falcão, ambos na zona rural.

Estes remédios começam a chegar nos próximos dias. Os medicamentos adquiridos fazem parte da lista básica destinada aos pacientes atendidos pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Outros 87 itens que também fazem parte desta relação já estão com processos de compra em andamento. Os 72 remédios já adquiridos pela prefeitura totalizam investimentos de quase R$ 28 mil na rede de assistência básica à população de Quatis.

Entre os remédios comprados recentemente, estão medicamentos para hipertensão arterial (pressão alta), diabetes, antibióticos, anti-inflamatórios, analgésicos, antitérmicos e para doenças da pele. Os itens vão ser fornecidos a partir dos próximos dias, por sete empresas que ganharam os respectivos processos de licitação, realizados sob a coordenação da secretaria de Saúde.

As empresas fornecedoras destes 72 itens se localizam nas seguintes cidades: Rio Claro (estado de São Paulo); Nova Friburgo, Santo Antônio de Pádua, São Gonçalo (as três, no Rio de Janeiro); Barão de Cotegipe (Rio Grande do Sul) e Contagem (Minas Gerais). A lei de licitações permite a participação de empresas situadas em qualquer Município do Brasil, desde que, obviamente, elas atendam as especificações listadas nos processos:

– A partir do momento em que foram emitidas as notas de empenho para as compras destes medicamentos, estamos entrando em contato com os vencedores das respectivas licitações, e solicitando a entrega à farmácia municipal – declarou a coordenadora de Assistência Farmacêutica da Prefeitura de Quatis, Suzinni Beliago, lembrando que a nota de empenho é o documento do processo administrativo que assegura os recursos financeiros para o pagamento das compras.

Suzinni esclareceu ainda que a Farmácia Municipal disponibiliza aos moradores de Quatis, os 159 itens da lista básica de medicamentos, prevista na resolução número 5737/2019, da CIB (Comissão Intergestores Bipartites). A comissão é subordinada à secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro, e tem como atribuição coordenar os serviços prestados à população fluminense por meio do SUS. Fazem parte desta comissão, representantes da secretaria estadual e dos órgãos de representação dos secretários municipais de saúde.

– A farmácia municipal é a repartição encarregada de coordenar a distribuição dos medicamentos às unidades de saúde da Prefeitura de Quatis. A partir da solicitação feita pela farmácia, que informa os itens que precisam ser comprados, a Secretaria Municipal de Saúde adota os procedimentos administrativos, financeiros e jurídicos necessários à aquisição dos medicamentos, encaminhando posteriormente, os remédios comprados ao dispensário. O dispensário, por sua vez, abastece o estoque das unidades médicas, mediante a demanda apresentada pelos seus coordenadores – detalhou Suzinni Beliago, frisando que a entrega dos remédios acontece de acordo com a necessidade das unidades médicas.

Serviço

Localizada na Avenida Avelino Batista Soares 122, no Centro, próximo à agência da Caixa Econômica Federal, a Farmácia Municipal de Quatis funciona de segunda a sexta-feira, de 8 às 17h.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996