segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Quatis está acima da média estadual no tratamento de esgoto, segundo levantamento

Quatis está acima da média estadual no tratamento de esgoto, segundo levantamento

Matéria publicada em 29 de novembro de 2019, 15:46 horas

 


Quatis– Um levantamento da Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), realizado em 70 municípios da região, aponta que o percentual do esgoto tratado em Quatis se encontra quase o dobro acima da média estadual. De acordo com o relatório, cuja publicação aconteceu há dois anos, o Município trata 60 por cento do esgoto coletado na cidade, enquanto o índice médio constatado no estado do Rio de Janeiro ficou em 34,2 por cento.

Numa comparação com outros municípios do sul fluminense, Quatis está numa posição superior a pelo menos outras sete cidades, todas com orçamentos financeiros anuais bem superiores. O prefeito Bruno de Souza (MDB) entende que “os investimentos realizados pela atual administração municipal no setor têm sido de fundamental importância para melhorar cada vez o alcance de moradores atendidos pelo sistema de tratamento de esgoto”. O prefeito lembra que, quando tomou posse para o seu primeiro mandato, no mês de janeiro de 2013, o índice de esgoto tratado em Quatis era zero.

O levantamento da Firjan é taxativo quando se refere ao acesso da população a tratamento de esgoto. Em um dos seus trechos, o documento cita nominalmente Quatis como um dos municípios com maior nível de atendimento dentro do estado do Rio de Janeiro.

Entre os investimentos já realizados pela prefeitura a partir de 2013, ou que se encontram em andamento, no sistema de coleta e tratamento de esgoto, estão os seguintes: recuperação da estação de tratamento do bairro Barrinha, das estações elevatórias, de aproximadamente dois quilômetros da rede coletora e das colunas de sustentação da rede coletora; a limpeza do reservatório de São Joaquim e as religações da rede junto aos imóveis domiciliares.

Elaborado com base em dados do Sistema Nacional de Informações Sobre Saneamento, o documento da Firjan destaca ainda os serviços da Prefeitura de Quatis com o objetivo de tornar cada vez mais eficiente o acesso dos moradores do Município ao sistema de água potável.

Com 193 anos de existência, a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro é uma instituição respeitada, que tem 7.500 empresas associadas no território fluminense. A entidade trabalha na realização de estudos, pesquisas e projetos voltados à promoção industrial e a implantação de novos investimentos econômicos no território fluminense.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

7 comentários

  1. Avatar

    A classe empresarial que só visa o lucro avaliando o setor público? Eu, hein?

    Por que eles não avaliam a performance do pagamento de tributos ou o sucesso da não dependência dos incentivos fiscais?

  2. Avatar

    Acho muito importante o tratamento de esgoto e Quatis está de parabéns por isso, bem diferente de sua “cidade-mãe”, Barra Mansa, que mais uma vez envergonha nossa região com desprezível 1% de tratamento…
    Vivemos um realidade, no Brasil, onde quase metade dos municípios sequer têm rede de coleta de esgotos, quiçá de tratamento… Os índices aqui no estado do Rio são ridículos, muito piores que dos demais estados do Sul e Sudeste, ruins até mesmo em comparação com alguns do Norte/Nordeste e Centro-Oeste. Cidades pequenas como Quatis, que tem menos habitantes que o bairro Santa Cruz em VR, deveriam coletar e tratar TODO o esgoto, até pela facilidade e menor custo das intervenções necessárias. Das cidades maiores da região, só Resende e Volta Redonda têm índices aceitáveis de tratamento, as demais têm quase nada ou absolutamente NADA! A Baixada Fluminense, subúrbios da capital e Niterói-SG são um fiasco visível a olho nu…

  3. Avatar

    Parabéns ao prefeito pelo empenho em melhorar a qualidade de vida do povo de Quatis, e região, ao devolver água limpa para as cidades no curso do Paraíba do sul como Barra Mansa e Volta Redonda RJ

    • Avatar

      Devolver águas limpas para o Paraíba do Sul? E por que se gasta um absurdo para captar do mesmo Paraíba, tratar e distribuir água limpa aos moradores? Essa eu não entendi.

  4. Avatar

    GENTE DISSO É UM ABSURDO TODO O ESGOTO DA CIDADE CAI EM RIBEIRÕES ANTES COM FAUNA E FLORA E AGORA SE TORNARAM VERDADEIROS VALOES .

Untitled Document