domingo, 17 de outubro de 2021 - 10:26 h

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Quatis lança campanha para incentivar participação em Conselhos Municipais

Quatis lança campanha para incentivar participação em Conselhos Municipais

Matéria publicada em 16 de dezembro de 2019, 19:12 horas

 


Conferência de Assistência Social é uma das ações promovidas a partir da atuação dos conselhos
(Foto: Divulgação- Secom PMQ)

Quatis- A prefeitura está lançando a campanha educativa #Participa Quatis. O objetivo desta campanha será incentivar a participação do cidadão nos conselhos municipais, cuja atribuição básica é atuar com o poder público na proposição, definição e fiscalização das políticas públicas voltadas à garantia dos direitos básicos da população.
Inicialmente, a campanha #Participa Quatis acontecerá por meio de reportagens encaminhadas aos jornais impressos, nos canais de televisão e nas emissoras de rádio, além de mensagens permanentes vinculadas nos canais de divulgação institucional da prefeitura, especialmente o “sítio eletrônico”, a fan page e o Jornal Quatis Pra Você. Os exemplares são distribuídos nas residências e estabelecimento do município, na proporção de um jornal por cada imóvel.
Por meio de uma ação conjunta com a Coordenadoria de Comunicação Governamental, a Secretaria Executiva do Gabinete do Prefeito planeja ampliar também o chamado à participação nos conselhos municipais, mediante a inserção de mensagens nas contas de água. Atualmente, são emitidas cerca de quatro mil destes boletos em Quatis.
A secretária executiva do Gabinete do Prefeito, Natália Fonseca Rabelo, reforça o papel de fundamental importância que o cidadão tem na definição das obras, serviços e outros projetos da administração pública municipal. Ela lembra que a atuação dos conselhos municipais é assegurada pela Constituição Federal e na Lei Orgânica do Município. Estes conselhos reúnem representantes das instituições públicas e dos segmentos organizados da sociedade.
– Em 2017, tivemos uma ação da prefeitura a partir da participação do Conselho Municipal de Defesa da Pessoa com Deficiência e do Conselho Municipal do Idoso, que foram as modificações no sistema de trânsito da cidade. No caso do CAE (Conselho de Alimentar Escolar), por exemplo, a liberação dos recursos federais destinados depende diretamente da fiscalização por parte dos seus membros sobre a merenda servida aos alunos das escolas e creches municipais – declarou Natália, acrescentando ainda que “os conselhos representam espaços primordiais para o exercício pleno da cidadania por parte dos moradores”.
Inicialmente, os cidadãos interessados em participar de um ou mais conselhos municipais deverão se informar sobre os critérios na Sala dos Conselhos, que funciona no primeiro andar do Centro Administrativo da prefeitura de Quatis, de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h. No entanto, a prefeitura vai produzir um “link” em sua página eletrônica com o objetivo de esclarecer a população sobre os procedimentos necessários. O “link” divulgará ainda informações a respeito de datas, locais e horários de reuniões do conselho.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

2 comentários

  1. gestão. Quando precisam se deslocar usam recurso do próprio bolso. A exemplo dos conselheiros de saúde, que não tem nem sala para as atribuições. É lamentável as vésperas de eleições usarem esses artifícios.

  2. Engraçado a cidade de Quatis incentivar a participação popular nós conselhos, engraçado o conselho de Saúde não tem nenhum apoio da gestão. Não tem sala e nem estrutura para funcionar! É um dos conselhos mais atuante. Tomara que realmente apoie os conselhos. É tão fácil fazer oba oba próximo as eleições. Fica a dica pra atual gestão de Quatis.

Untitled Document