quarta-feira, 27 de maio de 2020

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Quatis vacina 95% dos idosos na campanha de vacinação contra a gripe

Quatis vacina 95% dos idosos na campanha de vacinação contra a gripe

Matéria publicada em 6 de abril de 2020, 15:35 horas

 


Imunização de idosos está sendo realizada por faixa etária
(Foto: Divulgação)

Quatis– O município atingiu 95% de idosos vacinados contra a gripe Influenza, segundo a secretaria de Saúde, que divulgou os dados na manhã desta segunda-feira (06). Ainda de acordo com a pasta, já foram vacinadas 1.424 pessoas, o que representa 95,12% do público-alvo.

Como a imunização dos idosos segue até o dia 14 de abril, com uma campanha de reforço no dia 15 para aqueles que não tiverem recebido a dose, a secretaria de acredita que este número pode avançar para próximo dos 100% de imunização deste público.

Em virtude da Covid-19, para evitar que o idoso tenha que sair de casa para ir até a uma unidade de saúde para tomar a vacina, a secretaria de Saúde adotou o sistema de agendamento onde a equipe de imunização vai até a residência do idoso.

Para o coordenador do Programa de Imunização, Wendell Monteiro, o agendamento foi fundamental para atingir esse número em tão pouco tempo já que agilizou o serviço da equipe de imunização.

– Esse número foi possível de atingir em tão poucos dias graças ao empenho de toda equipe envolvida como enfermeiros, técnicos e agentes de saúde e motoristas que não mediram esforços e foram todos os dias as ruas e rodaram a cidade levando a vacina até a casa dos idosos – destacou Monteiro, informando que a equipe de imunização deve retomar as visitas domiciliares a partir desta terça-feira, dia 07, com a chegada de novas doses da vacina.

Como a vacinação para o idoso segue até a próxima semana, a secretaria de Saúde de Quatis pede para quem ainda não tomou a dose para realizar o agendamento para receber em casa a equipe de imunização. O telefone é o 3353-2624 e o 3353-6220.

Procura da vacina por profissionais de saúde é baixa

Enquanto a situação vacinal do idoso ultrapassa os 90% de pessoas imunizadas, o quadro em relação aos profissionais de saúde ainda é baixo. Segundo a secretaria de Saúde, do público estimado de 285 profissionais somente 143, cerca de 50,18% já receberam a vacina.

O coordenador de Imunização, Wendell Monteiro faz um chamamento a esses profissionais para que busquem tomar a vacina. Exceto a Casa da Criança, que não aplica a vacina às terças-feiras, a imunização dos trabalhadores da saúde está acontecendo todos os dias nas unidades de saúde.

Próximas fases

A segunda fase da vacinação contra a gripe começa no dia 16 de abril com a imunização de professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas e outras condições especiais.

No dia 9 de maio, será a vez de serem vacinados as crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas (até 45 dias depois do parto), indígenas, adolescentes e jovens do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos de idade.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Um comentário

  1. Avatar
    Capeta da grota do Santa cruz

    Vcs sabem dizer se o SR GARRAFA foi VACINADO?

Untitled Document