Quatro estações elevatórias de esgoto são recuperadas

by Diário do Vale

Estação de Tratamento de Esgoto da Barrinha passa por obras em todo o sistema (Foto: Divulgação)

Quatis – Das nove estações elevatórias de esgoto, quatro já foram recuperadas desde abril, quando começaram as obras de melhorias no sistema coletor de esgoto. Os serviços no sistema estão entre as cinco obras iniciadas pela prefeitura, a partir de dezembro do ano passado com recursos próprios. A informação foi dada pelo prefeito Bruno de Souza (MDB), que ressaltou a importância dos investimentos no setor para o desenvolvimento sustentável, especialmente na prevenção de doenças e na preservação do meio ambiente.

As estações elevatórias já recuperadas se localizam nas regiões dos bairros Mirandópolis, Barrinha e Pilotos. Com os serviços realizados até agora, elas voltaram a funcionar plenamente com a capacidade de receber e lançar 20 por cento do esgoto da cidade em direção à estação de tratamento da Barrinha. Até o começo de agosto, período no qual as melhorias em andamento no sistema coletor estarão concluídas totalmente, a prefeitura vai recuperar as outras cinco estações elevatórias, as quais se situam nas regiões do Centro, Jardim Pollastri, Biquinha, São Benedito e Nossa Senhora do Rosário.

Além da recuperação de quatro das cinco estações elevatórias, já foram feitos reparos em dois quilômetros da tubulação de esgoto do sistema coletor, que se inicia na região do bairro São Benedito e vai até a estação de tratamento da Barrinha, passando pelos bairros Jardim Independência, Nossa Senhora do Rosário, Loteamento Alto Paraíso, Santa Bárbara e Mirandópolis. Outro serviço iniciado dentro das obras de recuperação foi a realização de religações do sistema da coleta de esgoto entre as residências situadas às margens da tubulação e a rede coletora. A previsão é de que sejam feitas cerca de 500 religações.

As obras representam investimentos da ordem de R$ 145 mil na área do saneamento básico. Os trabalhos estão sob a responsabilidade da Tet Sul Itatiaia Terraplenagem – EPP, empresa vencedora do processo de licitação realizado pela Prefeitura de Quatis, através da Secretaria Municipal de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos, visando contratar a firma encarregada de executar os serviços. Atualmente, quatro operários residentes em Quatis trabalham nesta obra.

Você também pode gostar

4 comments

Justo Veríssimo 13 de junho de 2019, 00:17h - 00:17

E Barra Mansa é a vergonha da região. Tem quase 0% de tratamento. Se eu fosse prefeito, me sentiria humilhado por literalmente ser a cidade que mais caga o Paraíba.

VAI VENDO 13 de junho de 2019, 10:29h - 10:29

BM trata entre 3 e 4% o esgoto da cidade. 97% do cocô in natura dos barra-mansenses vem para VR que devia exigir uma compensação. Gastamos uma fortuna para tratar a água, principalmente por conta desse esgoto.

VAI VENDO 13 de junho de 2019, 13:27h - 13:27

Dinheiro para construir ETEs BM tem. É só cortar metade dos cargos comissionados que corroborará para economizarem combustível e carros rodando para visitarem o RD.

Competência para executar o SAAE/BM tem e já demostrou através de outras ações.

VAI VENDO 12 de junho de 2019, 19:01h - 19:01

Muito bom!

Nossa região precisa avançar no tratamento do esgoto. Não podemos mais continuar lançando cocô in natura no Rio Paraíba do Sul.

Esse prefeito Bruno só não ganha meu voto por ser do partido PMDB.

Resende tbm tem 9 estações de esgoto, cujo prefeito se orgulha do investimento e ser cidade referência. Ele só esquece que quem paga a água e o esgoto é o cidadão. Não sei como a prefeitura investe numa empresa privada que ainda cobra caro pelo serviço.

Comments are closed.

diário do vale

Av. Pastor César Dacorso Filho nº 57

Vila Mury – Volta Redonda – RJ
Cep 27281-670

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24)  99208-6681 – Diário Delas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996