Recuperação de nascentes será tema de workshop em Resende

by Diário do Vale
Meio ambiente: Recuperar as nascentes localizadas na zona rural do município será um dos assuntos discutidos no workshop (Divulgação PMR)

Meio ambiente: Recuperar as nascentes localizadas na zona rural do município será um dos assuntos discutidos no workshop (Divulgação PMR)

Resende – Recuperar as nascentes localizadas na zona rural do município e melhorar a qualidade e a quantidade da água fornecida à população da área urbana. Este é o objetivo central do workshop que será realizado pela prefeitura nesta quinta-feira (27), no auditório da Agevap (Agência da Bacia do Rio Paraíba do Sul). Promovido pela Secretaria Municipal de Agricultura, o evento será um encontro técnico e contará com a participação de representantes das três esferas de poder: união, estado e município.

De acordo com a programação, logo após a abertura oficial, marcada para as 9h com a presença do prefeito Diogo Balieiro Diniz (PSD), será realizada a palestra “A importância da preservação dos recursos hídricos”. Ministrada pelo engenheiro agrônomo Lauro Nardotto Conde, da Emater Rio, a palestra será seguida de um debate, previsto para as 11h.

Já no período da tarde, a partir das 14h, serão realizados trabalhos em grupo, com os temas: Pagamento por serviços ambientais; Protocolo para recuperação de nascentes; e Alternativas para motivação dos produtores rurais. Logo após, às 15h, será realizada a plenária para apresentação dos resultados. O encerramento do evento está marcado para as 16h.

Segundo o secretário Alberto Figueiredo, o workshop vai definir o protocolo de atuação que deverá ser adotado em Resende para cumprimento da legislação federal que obriga os produtores rurais a recuperar e proteger as nascentes existentes dentro de suas propriedades, num raio de 50 metros. A exigência consta do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e exige um investimento estimado entre R$ 7 e 8 mil por nascente.

– Sabemos que este não é um investimento barato e, exatamente por isso, queremos auxiliar os produtores, encontrando a melhor forma de realizar este projeto, que começa na zona rural, mas tem impactos na cidade. Isso acontece porque, com as nascentes preservadas, naturalmente aumenta o fluxo d’água nesses mananciais que deságuam no Rio Paraíba, onde é feita a captação para abastecer as residências do perímetro urbano – explicou o secretário.

Presenças

Além do prefeito Diogo Balieiro Diniz, do secretário Alberto Figueiredo e do presidente da Agência do Meio Ambiente de Resende (AMAR), Wilson Moura, o workshop também deverá contar com a presença de representantes do Ministério do Meio Ambiente, Inea (Instituto Estadual do Ambiente), Secretaria Estadual de Agricultura, Federação de Agricultura do Estado, Comissão de Agricultura da ALERJ, Emater Rio e Resende, e da DNC – entidade não governamental que desenvolve projetos de recuperação ambiental -, além da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) e da empresa Albaugh.

You may also like

1 comment

Liberdade e propriedade 26 de abril de 2017, 11:36h - 11:36

Foto linda. Resende “Gigante pela própria Natureza”.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996