
Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (SMPPM) e Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) ficam no bairro Nossa Senhora das Graças (Foto: Divulgação PMVR)
Volta Redonda – A prefeitura de Volta Redonda realiza nesta sexta-feira (14), às 10h, a cerimônia de entrega da nova sede da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (SMPPM) e Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) – Casa da Mulher Bertha Lutz. O novo espaço funcionará na Rua Antônio Barreiros, nº 232, no bairro Nossa Senhora das Graças.
– Os serviços funcionavam em imóveis alugados e a mudança de sede é mais uma conquista para as mulheres do município – disse a secretária municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Glória Amorim.
O imóvel foi construído com verba federal, por meio de convênio. O espaço, de acordo com a secretária, é adequado para o funcionamento de serviços especializados para o acolhimento e atendimento das mulheres. Possui dois pavimentos: no andar térreo funcionará a Casa da Mulher Bertha Lutz; e no andar superior, a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres. Os telefones de atendimento continuam os mesmos: SMPPM: 3339-9520 / 3339-9519 / 3339-9025; CEAM: 3339-2288 / 3339-9215 / 08000-230366.
Secretaria lança Patrulha Maria da Penha
Durante o evento, ocorrerá também o lançamento do programa “Patrulha Maria da Penha”, que tem como objetivo realizar ações diárias, promovendo o acompanhamento das mulheres em situação de violência doméstica que possuem medidas protetivas de urgência concedidas pelo Juizado Especial Criminal e da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Comarca de Volta Redonda, realizando fiscalização quanto ao cumprimento destas medidas.
Inicialmente, a Patrulha Maria da Penha contará com um efetivo de quatro guardas municipais, sendo dois do sexo feminino e dois do sexo masculino.
– A presença das profissionais de segurança do sexo feminino permite que as vítimas se sintam mais acolhidas e menos constrangidas – explicou Glória Amorim.
A equipe da Patrulha Maria da Penha foi devidamente capacitada através de palestras, debates e filmes. A capacitação contou com a presença da coordenadora da Patrulha Maria da Penha de Duque de Caxias, Neuseli Daris Pereira, que esteve em Volta Redonda com alguns de seus patrulheiros.
A Patrulha Maria da Penha contará com viatura específica, identificação com logomarca e promoverá o acompanhamento de todas as mulheres com medida protetiva que optem por fazer parte do programa. Segundo a secretária da SMPPM, as assistidas possuirão a garantia de um projeto específico de segurança pessoal elaborado conjuntamente entre a mulher assistida e as/os patrulheiras/os.
– O intuito é impedir que novas agressões aconteçam, fornecendo um atendimento qualificado e humanizado, pois a noção de enfrentamento não se restringe à questão do combate, mas compreende também as dimensões da prevenção, da assistência e da garantia de direitos das mulheres. O Governo Municipal trabalha com foco na defesa e promoção dos direitos da mulher – contou Glória.
1 comment
Tudo muito bom, só não entendo porque tem de ser a guarde e não a polícia a cuidar desses casos, apesar de eu pensar que alguém tenha de fazer mesmo, o que não pode é ficarem sem assistência, acho que inovamos, temos a GPVR, mas se é que significa alguma coisa minha opinião, aprovado, parabéns.
Comments are closed.