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Rede de ensino abre ano letivo dia 1º de fevereiro

Matéria publicada em 24 de janeiro de 2019, 18:09 horas

 


Barra Mansa- As atividades do ano letivo 2019 em Barra Mansa começam no dia 1º de fevereiro. No retorno dos professores está programado o seminário “A gestão da sala de aula: construindo caminhos para uma aprendizagem significativa”, com o mestre em educação, Júlio Cesar Furtado.

O evento será realizado no Clube Recanto, na Bocainhinha, em dois horários: às 8 horas, para atender os professores que atuam no turno da manhã, e às 14 horas, para aqueles que lecionam à tarde. O evento é direcionado para educadores da Educação Infantil ao 9º ano, incluindo professores do EJA (Educação de Jovens e Adultos) e Educação Especial, diretores, orientadores educacionais e pedagógicos.

De acordo com o secretário de Educação, Vantoil de Souza, o retorno dos alunos acontece dia 5. “No dia 4, os professores estarão em planejamento pedagógico para iniciar as aulas com os alunos no dia 5. Com 67 unidades escolares e cerca de 10,5 mil alunos, nosso grande desafio é ofertar um ensino de melhor qualidade. Para isso, em 2019 teremos nove creches em funcionamento”, disse.

Este ano, o sistema de educação em tempo integral será realizado nas seguintes escolas: CEI Saturnina de Carvalho e Vieira da Silva, no Centro; Escola Municipal Nono Reis, no São Judas Tadeu; Escola Municipal Vila Elmira, na Vila Elmira; Escola Municipal Gelson Silvino, no KM 100; Escola Municipal Coronel Armênio Pereira Gonçalves na Vila Principal; Escola Municipal Vereador Alderando Casali Marques, no Santa Isabel; Colégio Municipal Padre Anchieta, Escola Municipal Eliete de Oliveira Ferreira, Escola Estadual Municipalizada Leonel de Moura Brizola, essas três últimas no bairro Vista Alegre.

SEMINÁRIO

Durante o seminário em Barra Mansa, Júlio Furtado abordará entre outros assuntos, o conceito de avaliação significativa, iniciativa que requer investigação contínua do processo de aprendizagem, ajudando a garantir o alcance dos objetivos traçados e possibilitando intervenções contínuas na aprendizagem do aluno, o que facilita a construção de sentido sobre o que se está aprendendo.

Outro enfoque do seminário será a inclusão promovida através da avaliação significativa, já que os resultados provocam mudança na ação docente (nota dinâmica), serve para diagnosticar e está a serviço do sucesso, e não do fracasso.


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