Região terá ‘Dia D’ de vacinação contra HPV

by Diário do Vale

Sul Fluminense – A região terá o Dia D contra HPV neste sábado, dia 1º. Em Barra Mansa, todos os postos de saúde do município estarão abertos das 8h às 12h. No município de Volta Redonda a HPV quadrivalente estará disponível em todas as unidades de Saúde e de Saúde da Família para adolescentes meninos de 11 a 14 anos e meninas de 9 a 15 anos. Os usuários devem procurar sua unidade de referência, de 8h às 17h, portando o cartão de vacina.

Em Quatis a imunização acontecerá de 8 às 17 horas, nos módulos do Programa Saúde da Família dos bairros Nossa Senhora do Rosário, Mirandópolis, Jardim Independência e Jardim Pollastri, além da Casa da Criança, que se localiza próximo ao Hospital São Lucas. Haverá ainda uma unidade volante para atender as comunidades rurais de São Joaquim, Santana e Campo Alegria. As doses vão ser aplicadas de 8 às 17 horas.

De acordo com a coordenadora do Setor de Imunização de Barra Mansa, Marlene Fialho, o calendário do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde sofreu modificações este ano, com a inclusão das vacinas HPV Quadrivalente para meninos de 11 a 14 anos e da vacina Meningocócica C para adolescentes de ambos os sexos, com idades entre 12 e 13 anos.

“O objetivo da campanha é oferecer ao adolescente maior proteção contra várias doenças. É importante que eles levem a caderneta de vacinação ao posto para ser atualizada”, destacou.

HPV

A imunização contra o HPV pode ajudar na prevenção do câncer. Entre os anos de 2016 e 2017, mais de 16 mil novos casos de câncer de colo de útero devem ser registrados no Brasil e, na maioria deles, a principal causa será o vírus HPV, segundo informações do Ministério da Saúde. O vírus pode provocar também casos de câncer de pênis, ânus e garganta.

A vacina é aplicada em duas doses com um intervalo mínimo de seis meses e máximo de 12 meses, entre a primeira e a segunda dose, tanto para meninos quanto para meninas. Meninas devem ser vacinadas dos 9 aos 14 anos de idade, e para os meninos, a faixa vai dos 11 anos aos 14 anos, 11 meses e 29 dias.

Marlene Fialho lembra que a vacina é segura e que os pais não devem ter medo de vacinar seus filhos. “Não há motivos para que os pais tenham receio. A imunização é segura e não oferece reações graves”.

A vacina contra HPV também é oferecida no município a homens e mulheres até 26 anos de idade, portadores do vírus HIV, transplantados e em tratamento de câncer. “Nesses casos é só procurar a Secretaria de Saúde. Existe um procedimento diferenciado de três doses para esse grupo”, destacou Marlene.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996