terça-feira, 11 de agosto de 2020

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Resende alcança primeiro lugar no Estado em avaliação de Vigilância em Saúde

Resende alcança primeiro lugar no Estado em avaliação de Vigilância em Saúde

Matéria publicada em 11 de dezembro de 2019, 18:53 horas

 


Poucos dias após ser considerada a melhor Atenção Primária em Saúde do estado, município atinge nova marca importante no setor

Resende- Depois da Atenção Primária em Saúde local ser considerada a melhor do Rio de Janeiro pelo Governo do Estado, outro setor desta área do serviço público de Resende acaba de atingir o resultado mais expressivo em outra avaliação externa. De acordo com o PQAVS (Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde), Resende está em primeiro lugar no ranking estadual que avalia as ações de Vigilância em Saúde nos municípios brasileiros.

De acordo com os dados divulgados na última avaliação, fornecidos pelo Governo do Estado, somente Resende conseguiu atingir o sucesso em 11 dos 14 indicadores do PQAVS, dentre 92 municípios analisados em território fluminense. O resultado deixa em evidência os esforços dos profissionais e da gestão municipal com a promoção da saúde dos cidadãos, bem como com a valorização dos mecanismos adotados para prevenção de doenças. Através desta frente, aspectos de extrema importância, como planejamento, territorialização, epidemiologia, condições de vida e situação de saúde da população são intensamente reforçados todos os dias em Resende.

Os indicadores avaliam números relacionados a proporção de nascidos vivos, salas de vacina, casos de doenças de notificação compulsória imediata, vacinas do calendário do Calendário Nacional de Vacinação para crianças menores de 1 ano de idade, análise de qualidade da água consumida pela população, cobertura de imóveis visitados no combate à dengue, entre outros itens. O último citado (imóveis visitados no combate à dengue), inclusive, está sob revisão e ainda pode ser convertido em mais um indicador bem sucedido para o município. Vale ressaltar que nenhum dos 92 municípios ainda teve o resultado positivo neste item.

– Este é mais um setor da saúde de Resende que está sendo reconhecido e é mais um fruto dos esforços para garantir ao resendense uma saúde pública de qualidade. Os profissionais são alinhados e extremamente capazes de desempenhar as funções com excelência. Desde os postos de saúde até as unidades emergenciais, tudo é tratado com muito cuidado e dedicação. Mas, mesmo alcançando o topo de rankings e índices, a ideia da gestão é sempre melhorar. Sempre há um aspecto que pode ser melhorado e esse é o objetivo – disse o prefeito Diogo Balieiro Diniz.

Como consequência da avaliação, os municípios são premiados com um repasse de verbas destinadas à Vigilância em Saúde. Porém, neste caso, a quantia é determinada pelo resultado obtido pelo estado do Rio de Janeiro como um todo. Já que 90% dos municípios alcançaram somente até 30% das metas, o valor a ser dividido é de R$ 842.318,19, que representa 25% do total do incentivo financeiro possível. Essa quantia será dividida entre todos os municípios.

O Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde (PQA-VS) é uma das iniciativas do Ministério da Saúde para o aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde (SUS). O programa tem como objetivo garantir o acesso integral a ações e serviços de qualidade, para contribuir com a melhoria das condições de saúde da população e atribuir maior qualidade de vida à população.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document