domingo, 5 de julho de 2020

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Resende debate sobre educação integral

Resende debate sobre educação integral

Matéria publicada em 21 de março de 2016, 11:42 horas

 


Resende – A Secretaria Municipal de Educação promove nesta terça-feira (22), o I Fórum Municipal de Educação Integral de Resende, com o tema “Educação Integral: qualidade como essência”. O encontro acontecerá das 8 às 12h30, na Associação Educacional Dom Bosco, no bairro Morada da Colina, e será aberto a profissionais de educação do município e região.

O credenciamento dos participantes começa às 7h30 e a abertura do evento será às 8 horas. Entre os convidados estão o prefeito José Rechuan e o secretário municipal de Educação, Mário Rodrigues, além de diretores e coordenadores da Secretaria de Educação.

A primeira atividade está marcada para a s 8h20, uma apresentação cultural de Hip Hop com o monitor do Programa Mais Educação, Wender Domingos, da Escola Municipal Maria de Assis Barboza, no Cabral. Às 8h30, a coordenação do Programa Mais Educação em Resende apresentará um diagnóstico da iniciativa desde a sua implantação no município em 2010.

Às 9h30, as Escolas Municipais Maria Dulce Freire Chaves (Novo Surubi) e Adelaide Lopes Salgado (Capelinha), unidades que oferecem educação em tempo integral em Resende, farão um balanço mostrando como era antes e como ficou depois da implantação das oficinas realizadas paralelo ao turno das aulas escolares.

O Fórum vai contar com a presença do subsecretário de Educação de Mesquita na Baixada Fluminense, Alexandre Rocha, que vai palestrar sobre “Escola de educação integral – qualidade como essência”, a partir das 9h50. Em seguida, começam os trabalhos em grupos. Os participantes serão divididos para debater assuntos como “profissionais da educação integral” , “integração curricular” e “infraestrutura e espaços educativos” .

As propostas desses grupos serão apresentados no final do Fórum, às 12 horas, mas antes às 11h50 será realizada uma apresentação cultural de dança com a monitora do Programa Mais Educação Larissa de Lima, da Escola Municipal Professor Carlinhos, na Fazenda da Barra III.

O Fórum faz parte das ações para implementação e ampliação da educação integral em Resende. Uma das finalidades é que as novas escolas do município sejam construídas e planejadas para atender a educação integral.

– O Programa Mais Educação do Governo Federal foi o indutor dessa política, mas temos que avançar e ampliar o atendimento para mais escolas – frisa o secretário de Educação, Mário Rodrigues, lembrando que de acordo com o Plano Nacional de Educação, até 2024 50% das escolas municipais em todo Brasil terão que oferecer educação em tempo integral.

Em Resende, o Mais Educação foi implantado em 2010. Ele começou atendendo 12 escolas e 1.502 alunos. Em 2014/2015 o número chegou a 21 escolas e 2.424 estudantes. Entre as oficinas estão recreação e lazer, educação ambiental, capoeira, basquete, futebol, futsal, handebol, voleibol, xadrez, percussão, judô, vídeo, danças, hip hop, grafite, música, teatro, pintura, desenho, fotografia, rádio e jornal escolar, banda, acompanhamento pedagógico, arte gráfica e leitura.

Um balanço feito pela equipe do Programa mostrou que as oficinas contribuíram para melhorar o rendimento escolar. Do total de 2.424 alunos atendidos, 2.230 (92%) tiveram bons resultados em Português. Em matemática 2.302 estudantes (95%) conseguiram melhoras escolares.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document