terça-feira, 13 de novembro de 2018

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Resende intensifica campanha contra câncer neste sábado

Resende intensifica campanha contra câncer neste sábado

Matéria publicada em 19 de outubro de 2018, 12:29 horas

 


Município também prioriza ações de combate ao câncer em mulheres. (crédito Divulgação)

Em comemoração ao Outubro Rosa, mês internacionalmente dedicado à saúde da mulher, a Prefeitura realiza neste sábado, dia 20, mais uma etapa do mutirão de exames preventivos contra o câncer do colo de útero e de mama. No total, 17 unidades básicas de saúde estarão abertas das 8h às 16h para atender as mulheres, sendo 13 delas localizadas na zona urbana do município e quatro na zona rural. Em seis etapas já realizadas, o mutirão atendeu mais de 1.400 mulheres e, devido à sua eficácia, a ação será estendida até o final do ano.

Assim como em outros sábados, o mutirão oferecerá exames a todas as mulheres, sem faixa etária pré-estabelecida. Para realizar o procedimento, a paciente deve se dirigir à unidade básica de saúde mais próxima de sua casa, apresentando o cartão do SUS. De acordo com a superintendência de Atenção Básica, a demanda pelos exames é espontânea, o que dispensa o agendamento das interessadas.

– Estamos atuando desde julho nesse mutirão para mostrar que o cuidado com a saúde da mulher é importante o ano todo. Colocamos os postos de saúde à disposição das pacientes aos sábados, porque muitas vezes elas não conseguem comparecer à unidade durante a semana. E os resultados foram muito positivos. A maior prova disso é que já fizemos, até o momento, 1.425 atendimentos, número que vai crescer ainda nas próximas etapas – frisa a superintendente de Atenção Básica, Cácia Osório.

Segundo ela, as mulheres que estão fazendo seus preventivos através do mutirão têm um prazo de 30 a 45 dias para retirarem os resultados e laudos nas próprias unidades onde os exames foram realizados. A superintendente informa ainda que, além do atendimento aos sábados, as mulheres que têm disponibilidade também podem procurar as unidades de saúde durante a semana para realizar o procedimento e receber informações sobre o autoexame de mama. Para isso, o atendimento será intensificado nas últimas semanas de outubro visando atender a toda a demanda.

Mutirão de preventivos – Unidades abertas sábado, dia 20, das 8h às 16h

Unidades Básicas de Saúde: Manejo

Programa Saúde da Família: Fazenda da Barra II e III, Morada da Barra, Cabral, Cabral/Alambari, Morro do Cruzeiro, São Caetano, Paraíso, Liberdade, Baixada da Olaria, Itapuca, Fumaça, Serrinha do Alambari, Mauá, Engenheiro Passos e o Posto do Estado.

Combate à Sífilis

Também neste sábado, dia 20, a unidade de Estratégia de Saúde da Família do Paraíso, realizará uma campanha educativa com distribuição de preservativos e realização de testes rápidos para detectar Sífilis. A ação acontecerá de forma simultânea ao mutirão de exames preventivos, das 8h às 16h, em comemoração ao Dia Nacional de Combate a Doença, celebrado em 21 de outubro.

A Sífilis é causada por uma bactéria e pode ser transmitida através de relações sexuais sem proteção e também de mãe para filho, durante a gravidez e o parto. A maioria das pessoas portadoras da doença podem não apresentar sintomas, especialmente as mulheres, sendo que a doença pode ficar no organismo por meses ou anos, até que surjam complicações graves na fase avançada, como cegueira, paralisia, doença cerebral e problemas cardíacos.

Em Resende, a Prefeitura mantém um programa – o DST/HIV/Hepatites Virais – que cuida das pessoas portadoras de Sífilis e de outras doenças sexualmente transmissíveis. Ele funciona no Posto de Saúde Resende (antigo Posto do Estado), na Rua Dr. João Maia, 42, no Centro, em frente ao Colégio Santa Ângela. O atendimento no local é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Um comentário

  1. Ok. Existe um hospital federal nao sei se e verdade proximo a 3 trios rj. Que poderia ajudalo nesta protese. To tentando ajudar a este jovem

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Untitled Document