domingo, 15 de dezembro de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Resende intensifica campanha contra câncer neste sábado

Resende intensifica campanha contra câncer neste sábado

Matéria publicada em 19 de outubro de 2018, 12:29 horas

 


Município também prioriza ações de combate ao câncer em mulheres. (crédito Divulgação)

Em comemoração ao Outubro Rosa, mês internacionalmente dedicado à saúde da mulher, a Prefeitura realiza neste sábado, dia 20, mais uma etapa do mutirão de exames preventivos contra o câncer do colo de útero e de mama. No total, 17 unidades básicas de saúde estarão abertas das 8h às 16h para atender as mulheres, sendo 13 delas localizadas na zona urbana do município e quatro na zona rural. Em seis etapas já realizadas, o mutirão atendeu mais de 1.400 mulheres e, devido à sua eficácia, a ação será estendida até o final do ano.

Assim como em outros sábados, o mutirão oferecerá exames a todas as mulheres, sem faixa etária pré-estabelecida. Para realizar o procedimento, a paciente deve se dirigir à unidade básica de saúde mais próxima de sua casa, apresentando o cartão do SUS. De acordo com a superintendência de Atenção Básica, a demanda pelos exames é espontânea, o que dispensa o agendamento das interessadas.

– Estamos atuando desde julho nesse mutirão para mostrar que o cuidado com a saúde da mulher é importante o ano todo. Colocamos os postos de saúde à disposição das pacientes aos sábados, porque muitas vezes elas não conseguem comparecer à unidade durante a semana. E os resultados foram muito positivos. A maior prova disso é que já fizemos, até o momento, 1.425 atendimentos, número que vai crescer ainda nas próximas etapas – frisa a superintendente de Atenção Básica, Cácia Osório.

Segundo ela, as mulheres que estão fazendo seus preventivos através do mutirão têm um prazo de 30 a 45 dias para retirarem os resultados e laudos nas próprias unidades onde os exames foram realizados. A superintendente informa ainda que, além do atendimento aos sábados, as mulheres que têm disponibilidade também podem procurar as unidades de saúde durante a semana para realizar o procedimento e receber informações sobre o autoexame de mama. Para isso, o atendimento será intensificado nas últimas semanas de outubro visando atender a toda a demanda.

Mutirão de preventivos – Unidades abertas sábado, dia 20, das 8h às 16h

Unidades Básicas de Saúde: Manejo

Programa Saúde da Família: Fazenda da Barra II e III, Morada da Barra, Cabral, Cabral/Alambari, Morro do Cruzeiro, São Caetano, Paraíso, Liberdade, Baixada da Olaria, Itapuca, Fumaça, Serrinha do Alambari, Mauá, Engenheiro Passos e o Posto do Estado.

Combate à Sífilis

Também neste sábado, dia 20, a unidade de Estratégia de Saúde da Família do Paraíso, realizará uma campanha educativa com distribuição de preservativos e realização de testes rápidos para detectar Sífilis. A ação acontecerá de forma simultânea ao mutirão de exames preventivos, das 8h às 16h, em comemoração ao Dia Nacional de Combate a Doença, celebrado em 21 de outubro.

A Sífilis é causada por uma bactéria e pode ser transmitida através de relações sexuais sem proteção e também de mãe para filho, durante a gravidez e o parto. A maioria das pessoas portadoras da doença podem não apresentar sintomas, especialmente as mulheres, sendo que a doença pode ficar no organismo por meses ou anos, até que surjam complicações graves na fase avançada, como cegueira, paralisia, doença cerebral e problemas cardíacos.

Em Resende, a Prefeitura mantém um programa – o DST/HIV/Hepatites Virais – que cuida das pessoas portadoras de Sífilis e de outras doenças sexualmente transmissíveis. Ele funciona no Posto de Saúde Resende (antigo Posto do Estado), na Rua Dr. João Maia, 42, no Centro, em frente ao Colégio Santa Ângela. O atendimento no local é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Um comentário

  1. Avatar

    Ok. Existe um hospital federal nao sei se e verdade proximo a 3 trios rj. Que poderia ajudalo nesta protese. To tentando ajudar a este jovem

Untitled Document