Resende intensifica campanha da vacina Tríplice Viral

Esquema vacinal contempla duas doses para crianças e trabalhadores da saúde, e dose única para adultos de 30 a 59 anos

by alice couto

Foto: Raimundo Brasil

Resende – A Secretaria Municipal de Saúde reforçou, nesta segunda-feira (21), as ações de conscientização sobre a importância da vacina Tríplice Viral, que protege o organismo contra sarampo, caxumba e rubéola. O imunizante é um dos principais componentes do Calendário Nacional de Vacinação do Governo Federal, que tem como objetivo a erradicação de doenças virais no país.

A aplicação da vacina Tríplice Viral acontece em diferentes horários e pontos de Resende, sendo: de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, em todas as unidades de saúde (PSF); terça, quinta e sexta-feira, das 8h às 16h, no Centro Municipal de Imunização (CMI); de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, na Clínica da Família, e aos sábados, no Resende Shopping.

Conforme a determinação do Ministério da Saúde, o esquema vacinal contempla duas doses para crianças a partir de 12 meses até adultos com 29 anos, dose única para pessoas de 30 a 59 anos, 11 meses e 29 dias, e duas doses para profissionais da saúde em atividade, independente da idade. Pacientes com histórico de alergias à proteína do ovo e do leite devem procurar orientação médica antes da imunização.

Para vacinar, é necessário apresentar um documento original com foto, o CPF, a caderneta de vacinação e o cartão do SUS (quem tiver). Menores de idade devem estar acompanhados de um responsável, também munido de um documento original com foto. Além dos documentos de identificação, os profissionais de saúde deverão apresentar a comprovação de vínculo trabalhista ativo.

Vale lembrar que a Tríplice Viral deve ter um espaçamento de 30 dias de outras vacinas compostas por vírus ativo atenuado, como febre amarela e dengue.

“É importante reforçar que a vacinação é uma etapa fundamental para garantir a saúde e a segurança de toda a população. A Tríplice Viral é uma vacina que deve ser tomada ainda na infância, a partir dos 12 meses, para proteger as crianças de doenças como sarampo, caxumba e rubéola. Mas os adolescentes e adultos que só tomaram uma ou ainda não tomaram nenhuma dose do imunizante podem procurar o posto de saúde mais próximo para atualizar a caderneta de vacinação”, reforça o Dr. Ricardo Graciosa, secretário de Saúde de Resende.

Você também pode gostar

Deixe um comentário

diário do vale

Av. Pastor César Dacorso Filho nº 57

Vila Mury – Volta Redonda – RJ
Cep 27281-670

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99974-0101 – Comercial

(24)  99208-6681 – Diário Delas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

© 2025 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996