
Foto: Divulgação
Resende – Teve início na segunda-feira (10), no Colégio Pedro Braile Neto, em Resende, o projeto Impulsiona Sul Fluminense, voltado para a qualificação e inserção de jovens e adultos no mercado de trabalho. A iniciativa é uma parceria da Estácio Resende e da Agile Consultoria, e contará com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Itatiaia, da CDL Itatiaia e Resende e do Sicomércio.
O projeto Impulsiona se divide em cinco etapas: a primeira é voltada para detectar a vocação dos participantes, com rodas de conversa com psicólogos e profissionais de RH; a segunda é de preparação, com identificação de habilidades, produção de currículo, redes sociais, preparação para entrevistas, participação em dinâmicas; a terceira etapa é de imersão, com visitas guiadas em empresas parceiras; a quarta visa o encerramento das atividades, com apresentação dos jovens em grupos, sobre os resultados obtidos durante o processo, contando com o envolvimento de empresas parceiras.
“Depois de todas essas etapas, será montado um banco de talentos com os jovens participantes, com uma lista de currículos e habilidades a qual as empresas parceiras do projeto e profissionais de RH poderão consultar para ocupação de vagas no mercado de trabalho. É uma grande iniciativa e a Estácio Resende está disposta a unir esforços com entidades e empresas sediadas no Sul Fluminense para trabalharmos em prol do desenvolvimento local”, explica o diretor da Estácio Resende, Arthur Rosas, lembrando que os profissionais da universidade participam voluntariamente do projeto juntos aos jovens.
Aline Galimberti, diretora de Desenvolvimento Econômico de Itatiaia, da CDL Itatiaia e Resende e do Sicomércio, destaca que o Impulsiona Sul Fluminense é um projeto que fará os jovens entenderem sobre suas vocações e seus talentos, irá orientá-los a como se desenvolverem na vida pessoal e na carreira, e pretende também direcioná-los ao mercado de trabalho.
“Esperamos impactar muitas vidas com esse projeto, que pretendemos levar a escolas, igrejas e centros comunitários, contando com a parceria de diversos setores de negócio nesta iniciativa que resultará em desenvolvimento econômico para toda a região, uma vez que ele não se restringe a Resende e Itatiaia apenas, e sim, a outras cidades que também já sinalizaram interesse no projeto como Quatis, Porto Real e Barra Mansa”, finaliza a empresária.
Até esta sexta-feira, dia 14 de março, os jovens do Colégio Pedro Braile Neto participarão da Etapa 1 do projeto, e as outras etapas acontecerão ao longo de março, se encerrando em abril.