Resende promove caminhada pelo Dia Mundial do Autismo

by Diário do Vale
Serviço: Em Resende, autistas e familiares contam com atendimentos do Centro Municipal de Atendimento ao Autista (Foto: Divulgação PMR/Jorge Trindade)

Serviço: Em Resende, autistas e familiares contam com atendimentos do Centro Municipal de Atendimento ao Autista (Foto: Divulgação PMR/Jorge Trindade)

Resende – Neste sábado, dia 2 de abril, quando é comemorado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, acontece em Resende uma caminhada promovida por pais de autistas, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação. A concentração será às 9h, na Praça do Colégio Estadual Oliveira Botelho (antiga Cerâmica), em direção à sede do Centro de Atendimento ao Autista de Resende (Cemear), no bairro Jardim Brasília.
Segundo os organizadores, o objetivo da mobilização é esclarecer o que vem a ser o transtorno e oferecer informações sobre a importância do diagnóstico e da intervenção precoce. O pedido é que durante a mobilização os participantes usem algum acessório azul. Essa é a cor símbolo do autismo porque a síndrome é mais comum nos meninos, na proporção de quatro meninos para cada uma menina.
Para fortalecer ainda mais a mobilização no município, a Secretaria Municipal de Educação pediu que escolas e creches promovessem ontem, atividades específicas. Entre elas foram sugeridas exibições de filmes sobre o autismo.
O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em dezembro de 2007, que definiu a data para mostrar e alertar sobre o transtorno. Em Resende, autistas e familiares contam com os serviços do Centro Municipal de Atendimento ao Autista, inaugurado em agosto de 2014.
O atendimento é feito por uma equipe multidisciplinar que atua nas áreas de habilidades básicas, alfabetização, comunicação alternativa e aumentativa, educação física estruturada, educação de saúde bucal, Atividade de Vida Diária (AVD)/ Atividade de Vida Prática (AVP), arteterapia, psicologia escolar e serviço social.
Com isso, o objetivo principal é oferecer serviços de atendimento educacional especializado, apoio à inclusão social e educacional para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), favorecendo a autonomia, independência e participação como cidadãos na sociedade, dando suporte aos familiares com intuito de orientá-los dentro do convívio social e familiar.
Hoje são atendidas 27 pessoas com idade entre três e 37 anos, mas o Cemear atende todas as faixas etárias. A sua sede funciona no bairro Jardim Brasília, porém está em obras. A equipe está atendendo provisoriamente na Rua Coronel Brasiel, s/nº, em Campos Elíseos, próximo à banca de jornal, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Quem quiser mais informações pode ligar no telefone 3360-9390.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996