Resende promove semana de valorização da pessoa com deficiência

by Diário do Vale

A abertura da semana celebrativa acontecerá nesta sexta-feira, dia 20, às 14h no Plenário da Câmara Municipal de Resende – Foto: Carina Rocha(PMR).

Resende- Entre os dias 21 e 28 de agosto a prefeitura de Resende irá realizar a Semana Municipal de Valorização da Pessoa com Deficiência, e para este evento a prefeitura está preparando um cronograma especial de atividades.

Segundo a prefeitura, a programação que está sendo desenvolvida pela Coordenadoria de Políticas para Pessoas com Deficiência, ligada à Diretoria de Direitos Humanos da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, conta com a parceria da AEDB (Associação Educacional Dom Bosco).

A abertura da semana celebrativa acontecerá nesta sexta-feira, dia 20, às 14h no Plenário da Câmara Municipal de Resende, que fica situado na Rua Doutor Oliveira Botelho, no Centro.

De acordo com o cronograma do evento, às 14h20, haverá a palestra com o tema “A Importância da Implementação de Políticas Públicas na Garantia dos Direitos das Pessoas com Deficiência”, ministrada pelo superintendente estadual da Pessoa com Deficiência, Fábio Fernandes. Às 15h, será realizada a entrega das homenagens aos “Cidadãos Promotores dos Direitos das Pessoas com Deficiência”. O evento em formato híbrido será transmitido em tempo real pelo canal oficial da Prefeitura no YouTube (https://youtube.com/c/PrefeituraResendeOficial)  e terminará por volta de 16h.

O responsável pela Coordenadoria de Políticas para Pessoas com Deficiência, Emerson Cunha, explicou que a Semana de Valorização foi instituída a partir de lei municipal, visando destacar a importância das iniciativas de mobilização da sociedade em prol dos direitos dos cidadãos com deficiência. “A Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência foi criada por meio da Lei Municipal nº. 3.049, de 4 de novembro de 2013, buscando enaltecer as iniciativas neste sentido, propiciando uma vida plena, independente e produtiva às pessoas com deficiência. Todo ano, a Prefeitura desenvolve uma programação especial para celebrar a semana. Este ano, a abertura incluirá uma homenagem às pessoas que contribuem com esta nobre causa. O evento de abertura será em formato híbrido devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), podendo ser acompanhado pelo YouTube. As demais atividades serão voltadas para os alunos da AEDB, que são agentes multiplicadores da ideia”, reforça.

No dia 22 de agosto, domingo, entre 9h e 13h, haverá divulgação das ações da Coordenadoria de Políticas para Pessoas com Deficiência, na Feira Livre do Parque das Águas, no bairro Jardim Jalisco.

Ciclo de palestras na AEDB

No dia 23 de agosto, segunda-feira, às 19h, será ministrada a palestra “Lei Brasileira de Inclusão – Estatuto da Pessoa com Deficiência” pelo advogado Geraldo Nogueira na AEDB, localizada na Avenida Coronel Professor Antônio Esteves, no bairro Campo de Aviação. A palestra será direcionada para estudantes do curso de Direito da AEDB.

No dia 24 de agosto, terça-feira, às 19h, será ministrada a palestra “Contratação de Colaboradores com Deficiência” pelo psicólogo Herison Ferreira na AEDB. A palestra será voltada para estudantes do curso de Gestão de Recursos Humanos da AEDB.

No dia 25 de agosto, quarta-feira, às 19h, será ministrada a palestra “Desenho Universal” pela arquiteta Sergiane Carvalho na AEDB. A palestra será destinada aos estudantes do curso de Engenharia Civil da AEDB.

No dia 26 de agosto, quinta-feira, às 19h, será ministrada a palestra “Políticas de Saúde para Pessoas com Deficiência” por Gustavo Fichter, pós-graduado em Gestão em Saúde, na AEDB. A palestra será destinada aos alunos do curso de Enfermagem.

No dia 27 de agosto, sexta-feira, às 19h, será ministrada a palestra “Educação Inclusiva” pela pedagoga Caroline Vieira na AEDB. A palestra será destinada aos alunos do curso de Pedagogia.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996